O torcicolo é uma contração involuntária dos músculos do pescoço, que normalmente é provocada por má postura, o que pode acontecer enquanto se dorme ou no dia a dia, ao utilizar o computador, por exemplo.
Os sintomas mais comuns de torcicolo incluem dor na lateral do pescoço e dificuldade para mexer a cabeça. É comum que a pessoa acorde com torcicolo e tenha dificuldade para movimentar o pescoço, mas em alguns casos o músculo fica tão preso que a pessoa não consegue movimentar o pescoço para nenhum dos 2 lados.
Para aliviar os sintomas do torcicolo, é recomendado fazer massagem no pescoço, pressionar com o polegar a musculatura dolorida e realizar alguns exercícios que podem ser indicados pelo fisioterapeuta.

Principais sintomas
É comum que os sintomas de torcicolo surjam de manhã devido a má posição da cabeça ao dormir, mas também é frequente que aconteça depois de ir na academia devido a algum esforço exagerado no pescoço, ao fazer abdominais incorretamente, por exemplo.
Os principais sintomas que podem indicar um torcicolo são:
- Dor no pescoço;
- Dificuldade para movimentar a cabeça;
- Dor de cabeça;
- Dor nas costas;
- Rigidez e inchaço dos músculos do pescoço;
- Tremor na cabeça;
- Um ombro pode ficar mais elevado que o outro, em alguns casos;
- O rosto pode ficar assimétrico, com o topo da cabeça para um lado e o queixo para outro, em alguns casos.
Além disso, alguns bebês já nascem com torcicolo e podem não virar a cabeça para um dos lados, embora não apresentem qualquer sintoma de dor. Nesse caso, trata-se de uma situação chamada torcicolo congênito. Saiba como identificar o torcicolo congênito e como é o tratamento.
Possíveis causas
É muito comum a pessoa acordar com torcicolo, mas essa alteração da posição da cabeça também pode acontecer devido a:
- Problemas congênitos, como acontece quando o bebê já nasce com torcicolo congênito, necessitando de tratamento, por vezes cirúrgico;
- Traumatismos, envolvendo a cabeça e o pescoço, como acidentes de carro;
- Alterações da coluna, como hérnia de disco, escoliose, alteração das vértebras C1 e C2, no pescoço;
- Infecções do sistema respiratório, que causa torcicolo e febre, como meningite;
- Presença de abscesso na região da boca, cabeça ou pescoço;
- Em caso de doenças como Parkinson, onde a musculatura fica mais propensa aos espasmos musculares;
- Alguns medicamentos, como bloqueadores tradicionais de receptores de dopamina, metoclopramida, fenitoína ou carbamazepina.
O tipo de torcicolo mais comum, normalmente dura 48 horas e é fácil de ser solucionado. Porém quando existem outros sintomas como febre ou outros, deve-se ir ao médico para investigar. Alguns remédios que podem ser recomendados pelo médico incluem diprospam, miosan e torsilax, por exemplo.
Como é feito o tratamento
Geralmente o torcicolo melhora após as primeiras 24 horas, e tende a durar de 3 dias a 5 dias. Por isso, caso o torcicolo demore mais de 1 semana para curar ou se surgirem sintomas como formigamento, perda de força no braço, se tiver dificuldade para respirar ou engolir, febre ou se não conseguir controlar a urina ou as fezes, deve-se buscar ajuda médica.
Para aliviar a dor e o desconforto causado pelo torcicolo, pode ser recomendado realizar pressão com o polegar no músculo afetado, fazer massagem no pescoço com óleo de amêndoas ou creme hidratante, realizar sessões de fisioterapia ou fazer uso de remédios de acordo com a indicação do médico. Veja mais detalhes do que fazer para aliviar o torcicolo.