Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

4 dicas para acabar com piolho

Para acabar com o piolho é importante passar um shampoo adequado que atua contra os piolhos, usar pente fino diariamente, lavar tudo o que entre em contato com os cabelos e evitar o compartilhamento de escovas de cabelo, por exemplo. Isso porque o piolho pode ser passado facilmente de uma pessoa para outra através do contato direto com o cabelo de outra pessoa que tem piolho ou por meio do compartilhamento de escovas de cabelo, chapéus e travesseiros, por exemplo.

Acabar com piolho nem sempre é fácil, principalmente em crianças em fase escolar que transmitem o parasita com mais facilidade mesmo após o tratamento. No entanto, existem algumas dicas que podem ajudar a tornar o tratamento mais eficaz e prevenir uma reinfestação, sendo as principais:

1. Passar shampoo de tratamento

4 dicas para acabar com piolho

O shampoo ou spray de tratamento é uma ótima opção e a mais eficaz para acabar com piolhos e lêndeas, isso porque promovem a morte dos piolhos e lêndeas, facilitando a sua remoção com um pente fino. Existem vários shampoos que podem ser utilizados e que podem ser aplicados em cabelo seco ou molhado, sendo importante ler o rótulo do shampoo para saber qual a forma mais adequada de aplicação. Veja mais detalhes sobre como usar o shampoo para piolho.

De forma geral, é indicado que o produto seja aplicado em todo o cabelo, desde a raiz até as pontas, e seja deixado por cerca de 10 a 15 minutos ou de acordo com a orientação do fabricante. É recomendado que o shampoo seja novamente aplicado após 1 semana, isso porque o desenvolvimento do piolho acontece em cerca de 12 dias e, por isso, é importante passar de novo o produto para garantir a sua eliminação.

2. Utilizar um pente com frequência

4 dicas para acabar com piolho

A utilização de um pente fino é muito importante para fazer corretamente o tratamento, já que pode ser utilizado para espalhar melhor o shampoo, e também para eliminar piolhos e verificar se existe reinfestação. Para crianças em idade escolar, mesmo depois do tratamento, é muito importante verificar os fios com frequência e com a ajuda de um pente adequado, para evitar que os piolhos se multipliquem novamente.

Para isso, deve-se passar um pente fino em cada mecha do cabelo, desde a raiz do cabelo até às pontas, colocando uma toalha ou lençol branco em cima da mesa, para identificar mais facilmente os piolhos. Este procedimento deve ser repetido com a cabeça virada para baixo.

Além disso, estão também disponíveis para venda pentes eletrônicos, que matam o piolho ou a lêndea em uma só passagem.

3. Lavar objetos que entrem em contacto com o cabelo

4 dicas para acabar com piolho

O piolho é um parasita que se transmite através de escovas, pentes, chapéus, travesseiros ou lençóis, por isso é muito importante lavar estes objetos com frequência para evitar reinfestação ou mesmo a transmissão do parasita para outra pessoa.

Assim, todos os objetos que tenham estado em contato com o cabelo da criança, como lençóis, cobertores, roupas, brinquedos de pelúcia, prendedores e arcos de cabelo, chapéus, bonés, tapetes, almofadas e a capa do sofá, devem ser lavados se possível em água com temperatura superior a 60º, ou selados num saco de plástico durante 15 dias, para asfixiar os piolhos.

4. Utilizar repelente

4 dicas para acabar com piolho

Mesmo que o tratamento resulte e mate todos os piolhos e lêndeas, pode ocorrer reinfestação, principalmente em crianças quando voltam à escola. Assim, o uso de repelentes pode ajudar a evitar que o piolho se aproxime da cabeça da criança, já que tem na sua composição óleos essenciais que liberam um cheiro que os piolhos não gostam e por isso eles não se aproximam.

Confira estas e outras dicas no vídeo seguinte:

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem