Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
Fechar Coronavírus: Informações sobre COVID-19 Ler mais
O que você precisa saber?

5 passos para eliminar piolhos e lêndeas com remédio caseiro

Para eliminar piolhos e lêndeas pode-se tomar medidas caseiras que são fáceis de realizar, podem ser usadas em crianças e que consistem em lavar a cabeça com uma mistura de vinagre e água morna, aplicar uma mistura de óleos essenciais, no dia seguinte passar um pente fino eletrônico, que pode ser comprado em farmácias ou supermercados.

Para complementar o tratamento, é recomendado lavar todas as roupas da pessoa com piolhos, assim como os lençóis da cama, ursos de pelúcia, escova e acessórios de cabelo, em água com temperatura superior a 60º, por cerca de 30 minutos, para eliminar os ovos e qualquer piolho ou lêndea que esteja escondido nessas superfícies. 

Desta forma, os 4 passos a seguir para acabar com piolhos e lêndeas, são:

1. Lavar a cabeça com vinagre 

5 passos para eliminar piolhos e lêndeas com remédio caseiro

O primeiro passo é lavar o cabelo com uma mistura de vinagre e água morna, que deve ser aplicada diretamente no couro cabeludo. O produto possui propriedades que matam e eliminam piolhos e lêndeas.

Ingredientes

  • 1 copo de vinagre de sidra ou de maçã;
  • 1 copo de água morna.

Modo de preparo

Misturar um copo de vinagre com um copo de água morna. Depois, espalhar esta mistura em todo o couro cabeludo e cobrir o cabelo com uma touca, deixando agir por aproximadamente 30 minutos. Por fim, pode-se lavar o cabelo normalmente com shampoo de uso habitual.

2. Mistura de óleos essenciais

5 passos para eliminar piolhos e lêndeas com remédio caseiro

O segundo passo é aplicar diretamente no couro cabeludo uma mistura de óleos essenciais e deixar agir por cerca de 20 minutos, usando uma touca.

Ingredientes

  • 50 mL de óleo de coco;
  • 2 a 3 gotas de óleo essencial de melaleuca;
  • 2 a 3 gotas de óleo essencial de ylang ylang;
  • 50 mL de vinagre de maçã.

Modo de preparo

Basta misturar todos os ingredientes e aplicar diretamente sobre o couro cabeludo e deixar atuar durante 20 minutos, depois pode-se lavar o cabelo com shampoo que a pessoa esteja acostumada.

3. Pente fino comum ou eletrônico

5 passos para eliminar piolhos e lêndeas com remédio caseiro

O terceiro passo é passar um pente fino comum em todo cabelo, separando mecha por mecha, de forma a certificar-se de que todo cabelo é penteado dessa forma. Em vez do pente fino comum, pode-se utilizar um pente eletrônico, no cabelo seco, que é mais eficaz na eliminação e identificação dos piolhos. Veja mais como identificar as lêndeas e piolhos.

Esse pente emite um som contínuo enquanto está ligado e um som mais intenso e mais alto ao encontrar um piolho. Ele emite uma frequência de ultrassons que não são percebidos pela pessoa, mas que é suficiente para matar os piolhos. 

4. Lavar as roupas a alta temperatura

5 passos para eliminar piolhos e lêndeas com remédio caseiro

O piolho pode ser transmitido através de escovas, pentes, chapéus, travesseiros ou lençóis e, por isso, é muito importante lavar estes objetos com frequência, para evitar uma nova infestação ou mesmo a transmissão do parasita para outra pessoa.

Assim, todos os objetos que tenham estado em contato com o cabelo, como lençóis, cobertores, roupas, brinquedos de pelúcia, prendedores e arcos de cabelo, chapéus, bonés, tapetes, almofadas e a capa do sofá, devem ser lavados em água com temperatura superior a 60º, para eliminar os piolhos.

5. Repetir os passos 9 dias depois

O piolho tem um ciclo de vida de 9 dias e, por isso, os piolhos que eram lêndeas e que não foram eliminados com na primeira passagem, podem acabar se desenvolvendo em até 9 dias. Assim, repetir todos os passos após 9 dias garante que todos os piolhos são eliminados.

Confira estas e outras dicas no vídeo seguinte:

Bibliografia >

  • ASENOV, André et al. Efficacy of chemical and botanical over‐the‐counter pediculicides available in Brazil, and off‐label treatments, against head lice ex vivo. Int J Dermatol. vol.49, n.3. 324-330, 2010
  • TAKANO-LEE, Miwa et al. Home Remedies to Control Head Lice. J Pediatr Nurs. Vol.19, n.6. 393–398, 2004
  • WEBBER, Elaine; MCCONNELL, Sherry. LICE UPDATE - Management and Treatment in the Home. Home Healthcare Now. Vol.36, n.5. 289-294, 2018
  • BURGESS, Ian F.; BRUNTON, Elizabeth R.; BURGESS, Nazma A. Clinical trial showing superiority of a coconut and anise spray over permethrin 0.43% lotion for head louse infestation. Eur J Pediatr. 2010 Jan;169(1):55-62. . Vol.169, n.1. 55-62, 2010
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem