Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é o condiloma e como tratar

O condiloma é uma lesão na pele em forma de verruga que surge na região íntima de homens ou mulheres, podendo se desenvolver perto do pênis, vagina ou ânus.

Este tipo de lesão geralmente está associado à infecção pelo vírus do HPV, sendo chamado de condiloma acuminado, mas também pode surgir em casos de sífilis secundária, sendo conhecido como condiloma plano.

O tratamento do condiloma deve ser sempre orientado por um dermatologista, pois varia de acordo com o seu tipo.

Condiloma acuminado
Condiloma acuminado

Como é feito o tratamento

Em ambos os casos, de condiloma acuminado ou plano, a causa precisa ser identificada corretamente pelo médico para que o tratamento seja adequado.

1. Condiloma acuminado

O tratamento para condiloma acuminado geralmente, é feito com a aplicação de pomadas com substâncias químicas, como:

  • Ácido tricloroacético em concentração de 70 a 90%;
  • Podofilina a 15%;
  • 5-fluorouracil.

Este tipo de tratamento pode demorar entre vários meses até alguns anos para provocar o completo desaparecimento das verrugas, no entanto, o tratamento também pode ser feito com cirurgia para eliminar o condiloma imediatamente.

Saiba mais sobre como é feito o tratamento deste tipo de lesão na pele.

Porém, como o condiloma acuminado é provocado por uma infecção viral, as verrugas genitais podem continuar reaparecendo até que o organismo seja capaz de eliminar o vírus do HPV, sendo necessário voltar a fazer o tratamento. 

Além do tratamento, os médicos aconselham que todos os parceiros de quem tem verrugas de HPV sejam examinados e tratados se forem diagnosticados com a doença, mesmo que esta ainda não tenha gerado sintomas.

2. Condiloma plano

No caso do condiloma plano, também conhecido como condiloma lata, o tratamento é feito com antibióticos para eliminar a bactéria responsável pela sífilis e que leva ao surgimento deste tipo de lesões na pele.

Quando o tratamento não é feito, o condiloma pode desaparecer, mas irá reaparecer novamente e pode até aumentar de tamanho e ser acompanhado de sintomas mais graves, como perda de apetite ou anemia, que caracterizam a sífilis terciária, que é a forma mais avançada da doença.

Veja como é feito o tratamento da sífilis.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...