Epiduo gel: para que serve, como usar e efeitos colaterais

Revisão clínica: Flávia Costa
Farmacêutica
março 2022
  1. Para que serve
  2. Como usar
  3. Efeitos colaterais
  4. Contra-indicações

O Epiduo gel é um remédio indicado para o tratamento da acne, pois possui duas substâncias na sua composição, o adapaleno e o peróxido de benzoíla, que agem impedindo a multiplicação bactérias na pele, além de reduzir a inflamação, melhorando a aparência dos cravos e das espinhas.

Esse remédio pode ser encontrado em farmácias ou drogarias, sem a necessidade de apresentar receita médica. No entanto, é importante usar com indicação do dermatologista, pois é contraindicado para mulheres grávidas e lactantes, além de poder causar efeitos colaterais como irritação ou vermelhidão na pele, ou até reações alérgicas.

O Epiduo gel geralmente apresenta melhora da acne dentro de uma a quatro semanas de uso, e o tempo de tratamento com esse remédio, deve ser feito conforme orientado pelo médico.

Para que serve

O Epiduo gel é indicado para o tratamento da acne, devido aos componentes presentes na fórmula:

  • Adapaleno, que é um retinóide, que reduz a inflamação na pele que causa a acne;
  • Peróxido de benzoíla, que atua como agente antimicrobiano e ao mesmo tempo esfolia a camada superficial da pele.

É importante usar o Epiduo gel com indicação médica, que pode orientar o tempo de tratamento de forma individualizada, de acordo com o tipo de acne. Saiba identificar os principais tipos de acne e como é feito o tratamento.

Como usar

O Epiduo gel é um remédio de uso exclusivamente tópico, e deve ser utilizado sobre a pele, 1 vez ao dia, de preferência à noite, aplicando uma camada fina sobre a área afetada.

As recomendações para aplicar o Epiduo gel são:

  1. Lavar a região afetada com água e sabonete suave;
  2. Secar bem a pele, com uma toalha limpa e seca;
  3. Aplicar uma camada fina do Epiduo gel sobre a acne;
  4. Lavar as mãos após a aplicação.

A aplicação do Epiduo gel pode ser feita com a ponta dos dedos, sendo importante evitar o contato do gel com os olhos, boca e narinas.

A duração do tratamento depende da gravidade da acne e deve ser determinada pelo médico. O tratamento não deve ser interrompido sem falar previamente com médico. Caso pele fique irritada, pode-se aplicar um hidratante depois do gel, conforme orientação do dermatologista. Confira hidratantes que podem ser indicados para pele com acne.

Durante o uso do Epiduo gel, deve-se evitar exposição ao sol ou fazer bronzeamento artificial, pois o gel pode deixar a pele mais sensível, sendo recomendado utilizar um protetor solar indicado pelo médico.

Possíveis efeitos colaterais

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com o Epiduo gel são ressecamento da pele, dermatite, ardor, irritação, vermelhidão ou descamação da pele. A irritação é geralmente leve a moderada e costuma diminuir após as primeiras semanas de tratamento.

Embora seja mais raro, também pode ocorrer coceira e queimadura solar na região onde é aplicado o produto.

Além disso, o Epiduo gel pode causar reações alérgicas graves que necessitam de atendimento médico imediato. Nestes casos é importante lavar a pele onde foi aplicado e procurar o pronto socorro mais próximo ao apresentar sintomas como dificuldade para respirar ou inchaço na boca, língua ou rosto. Saiba identificar os sintomas de reação alérgica.

Quem não deve usar

O Epiduo gel não deve ser usado por crianças com menos de 9 anos, mulheres em amamentação ou por pessoas que tenham alergia ao adapaleno, peróxido de benzoíla, ou a outros componentes presentes na fórmula.

Além disso, o Epiduo gel não deve ser usado durante a gravidez ou no caso de suspeita de gravidez.

Esta informação foi útil?

Atualizado e revisto clinicamente por Flávia Costa - Farmacêutica, em março de 2022.

Bibliografia

  • GALDERMA BRASIL LTDA. Epiduo gel (adapaleno + peróxido de benzoíla). 2021. Disponível em: <https://docs.google.com/gview?url=https://uploads.consultaremedios.com.br/drug_leaflet/Bula-Epiduo-Paciente-Consulta-Remedios.pdf?1636480072&embedded=true>. Acesso em 17 fev 2022
  • LABORATOIRES GALDERMA . EPIDUO. 2016. Disponível em: <https://www.onofre.com.br/estaticos/bulas/371637.pdf>. Acesso em 28 abr 2020
Mostrar bibliografia completa
  • GALDERMA LABORATORIUM GMBH . Epiduo 1 mg/g + 25 mg/g gel. 2019. Disponível em: <http://app7.infarmed.pt/infomed/download_ficheiro.php?med_id=43577&tipo_doc=fi>. Acesso em 28 abr 2020
Revisão clínica:
Flávia Costa
Farmacêutica
Formada em Farmácia pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2003. Mestre em Ciências Biomédicas pela UBI, Portugal.

Tuasaude no Youtube

  • Segredos para uma pele bonita e saudável | Tatiana Zanin

    07:21 | 55582 visualizações
  • Como ter uma PELE PERFEITA | com @Bruna Vieira

    14:28 | 65341 visualizações
  • ACNE: O que comer para acabar com as espinhas

    02:41 | 660632 visualizações
  • 5 ALIMENTOS para ter uma PELE FIRME e HIDRATADA

    03:23 | 476241 visualizações