5 remédios caseiros para gripe em bebê

Atualizado em junho 2023
Evidência científica

Os sintomas de gripe no bebê podem ser combatidos com alguns remédios caseiros que podem ser indicados pelo pediatra de acordo com a idade do bebê. Uma boa opção é o suco de laranja com acerola, que é rico em vitamina C, ajudando a fortalecer o sistema imunológico e combatendo a gripe no bebê com mais de 6 meses de forma mais eficaz.

No caso dos recém-nascidos e bebês até 6 meses, é importante investir na amamentação, isso porque o leite materno é capaz de fornecer nutrientes e células de defesa para o bebê, além de mantê-lo hidratado.

É importante que antes de iniciar o uso de qualquer remédio caseiro, o pediatra seja consultado, pois assim é possível garantir que o uso é seguro e tem benefícios para o bebê.

Imagem ilustrativa número 1

Principais remédios caseiros

Alguns remédios caseiros que podem ajudar a curar a gripe nos bebês são:

1. Amamentação

A amamentação pode ser considerada o melhor remédio caseiro para gripe para bebês, isso porque através da amamentação é possível favorecer o funcionamento do seu sistema imunológico, já que o leite materno é rico em proteínas e células de defesa, promovendo o combate aos sintomas da gripe e facilitando a recuperação do bebê. Confira outros benefícios da amamentação para a saúde do bebê.

Além disso, o leite materno é rico em água, deixando o bebê mais hidratado e ajudando a tornar as secreções mais fluidas e mais fáceis de serem eliminadas, aliviando a congestão nasal. Veja outras formas de aliviar a congestão nasal em bebês até 6 meses.

2. Xarope de cenoura

O xarope de cenoura é rico em vitamina A e possui propriedades antioxidantes que fortalecem o sistema imunológico, podendo ser oferecido ao bebê que já fez a introdução alimentar.

Além disso, o xarope de cenoura leva mel na sua composição, que possui ação antimicrobiana e expectorante, ajudando a combater as infecções e aliviar os sintomas da gripe do bebê, como tosse, catarro e dor de garganta.

No entanto, o consumo de mel não é recomendado para crianças com menos de 1 ano de idade devido ao maior risco de desenvolver infecções causadas pelas toxinas produzidas pela bactéria Clostridium botulinum. Nesses casos, não se deve adicionar o mel na preparação do xarope.

Ingredientes

  • 1 cenoura média;
  • 1/2 copo de água;
  • 2 colheres (de sopa) de açúcar mascavo;
  • 1 colher de chá de mel (apenas para bebês com mais de 1 ano).

Modo de Preparo

Ralar a cenoura e colocá-la dentro de um pequeno recipiente de vidro limpo e seco, adicionar a água, o açúcar e tapar. Levar à geladeira por cerca de 15 a 20 minutos, até que a cenoura solte bastante suco. Dar este suco para o bebê várias vezes ao dia. 

Após o preparo do xarope, deve-se armazená-lo em geladeira e usar por no máximo 1 semana. Após esse período, descartar qualquer quantidade não utilizada.

Para crianças com mais de 1 ano, pode-se adicionar mel ao xarope. No entanto, seu uso é contra-indicado nos casos de alergia ao mel, pólen ou própolis. 

3. Suco de laranja com acerola

O suco de laranja com acerola tem grande quantidade de vitamina C que ajuda a aumentar as defesas do bebê, podendo ser oferecido ao bebê com mais de 6 meses de acordo com as orientações da introdução alimentar

Ingredientes

  • 1 laranja;
  • 4 acerolas;

Modo de preparo

Bater o suco da laranja e as acerolas no liquidificador e oferecer ao bebê, logo a seguir, várias vezes ao dia, após as refeições.

É importante que este remédio caseiro seja consumido logo após o seu preparo para que a vitamina C presente nas frutas não se perca.

4. Chá de cebola

O chá de cebola possui propriedades dilatadoras e expectorantes, ajudando a aliviar a tosse e a congestão das vias aéreas, promovendo a melhora do bebê.

Esse chá pode ser oferecido para bebês com mais de 1 ano, uma vez que o sistema digestivo ainda é muito sensível.

Ingredientes

  • Casca marrom de 1 cebola grande;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo

Colocar a casca da cebola na água e deixar ferver. Depois de fervido, coar, deixar amornar e dar o chá de cebola ao bebê até o alívio dos sintomas da gripe.

5. Xarope de hortelã

O xarope de hortelã pode ser indicado para bebês com mais de 1 ano, devendo ser usado de acordo com a orientação do pediatra. Esse xarope ajuda a aliviar a tosse e o mal estar geral, além de diminuir a formação do muco nas vias respiratórias.

Ingredientes

  • 10 folhas de hortelã;
  • 1 litro de água;
  • 1/2 colher (de sobremesa) de açúcar.

Modo de preparo

Colocar as folhas de hortelã na água fervente e deixar por cerca de 5 minutos. Em seguida, coar, passar para outra panela, adicionar o açúcar, misturar e deixar ferver. Depois, deixar amornar e dar para o bebê.

É importante ter atenção à quantidade de açúcar adicionada ao xarope para não favorecer o desenvolvimento de cáries e diabetes infantil.

Outras recomendações

É importante que os remédios caseiros sejam recomendados e usados de acordo com a orientação do pediatra, pois assim é possível garantir que os remédios são seguros. Além disso, é importante deixar o bebê bem hidratado, pois dessa forma é possível promover a melhora mais rápida dos sintomas, sendo recomendado estimular a amamentação ou dar água e sucos para o bebê, no caso dos bebês a partir de 6 meses.

Outra forma de ajudar a aliviar os sintomas de gripe no bebê é deixando o ambiente um pouco mais úmido, pois assim é possível favorecer a movimentação dos cílios presentes na mucosa do nariz, favorecendo a eliminação das secreções.