Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Remédio natural para candidíase

Os banhos de assento com vinagre, assim como a aplicação local de óleo de coco ou de tea tree são ótimas opções caseiras para combater a candidíase, pois ajudam a equilibrar o pH da vagina ou impedem o desenvolvimento do fungo que provoca a candidíase. No entanto, este tipo de remédios não deve substituir as orientações do ginecologista.

A candidíase é uma doença caracterizada pela proliferação da Cândida em determinadas áreas do corpo, e as regiões mais acometidas são as genitais e a boca. Ela pode ser causada pelo uso de antibióticos, alergia, comprometimento do sistema imune e por alguns medicamentos. Seu principal sintoma é a coceira na vagina, mas a candidíase pode ser assintomática, isto é, não causar nenhum sintoma, sendo descoberta num exame de rotina.

Saiba mais sobre a candidíase e como tratar.

Banho de assento com vinagre

Remédio natural para candidíase

O vinagre de maçã possui o mesmo pH da vagina e isto ajuda a regularizar o pH vaginal, diminuindo a proliferação da cândida albicans nesta região. Dessa forma a coceira diminui, assim como o corrimento e o desconforto genital, curando a candidíase mais rápido. 

Ingredientes

  • 500 ml de água morna;
  • 4 colheres de vinagre de maçã.

Modo de preparo

Lave a região íntima com água corrente, e depois misture os 2 ingredientes, colocando-os no bidê ou numa bacia. Por fim, utilize a mistura com vinagre para voltar a lavar a região e permaneça sentada dentro da bacia por 15 a 20 minutos.

Este banho de assento pode ser feito até 3 vezes por dia, sempre que for necessário aliviar os sintomas.

Absorvente com óleo de tea tree

Remédio natural para candidíase

A tea tree, também conhecida como malaleuca, é uma planta medicinal que possui forte ação antibacteriana e antifúngica que são capazes de combater o crescimento excessivo de microorganismos, como a Candida, na região vaginal.

Ingredientes

  • Óleo essencial de tea tree.

Modo de preparo

Vire algumas gotas do óleo essencial de tea tree num absorvente interno e depois coloque-o na vagina, substituindo a cada 6 horas.

Pomada de óleo de coco

Remédio natural para candidíase

Além de poder ser usado na alimentação, o óleo de coco possui alguns ácidos, como o ácido láurico e o ácido caprílico, que combatem vários tipos de microorganismos, como a Candida albicans, responsável pela candidíase.

Ingredientes

  • 1 frasco de óleo de coco.

Modo de preparo

Aplique uma camada de óleo de coco na vagina 3 a 4 vezes por dia, depois de fazer uma lavagem da região.

Também se pode adicionar o óleo de coco na alimentação para ajudar com o seu efeito, usando até 3 colheres de sopa por dia. Veja outras dicas do que comer em caso de candidíase:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...