O que você precisa saber?

Saiba como Identificar a Estomatite Aftosa

A Estomatite Aftosa trata-se de um doença que causa aftas, bolhas e feridas na boca. Esta doença pode surgir em 3 tipos diferentes, Menor, Maior e Herpetiforme e aparece frequentemente em bebês, crianças ou pessoas com o sistema imunológico enfraquecido por doenças como AIDS, por exemplo. 

Quando se tem Estomatite Aftosa os episódios de aftas são recorrentes, surgindo de 15 em 15 dias ou mensalmente durante pelo menos 1 ano. 

Como saber se tenho Estomatite Aftosa

É possível saber que se tem Estomatite Aftosa quando os episódios de aftas são recorrentes, surgindo de 15 em 15 dias ou mensalmente durante 1 ano. 

Aftas causadas pela Estomatite AftosaAftas causadas pela Estomatite Aftosa

Além disso, as aftas sempre que surgem são dolorosas e possuem formato redondo ou oval, dificultando a ingestão de bebida ou de alimentos. Veja todos os sintomas em Conheça os Sintomas da Estomatite Aftosa.

Como é o Tratamento

O tratamento de qualquer um dos tipos de Estomatite Aftosa serve para aliviar os sintomas de dor e desconforto e para ajudar na cicatrização das úlceras. 
Geralmente, o tratamento é feito usando remédios anti-inflamatórios como amlexanox, antibióticos como minociclina ou tetraciclina e anestésicos como a benzocaína, assim como também são recomendados os elixires bocais para desinfetar e aliviar a dor local.  

Além disso, também pode ser recomendado o uso de remédios naturais e homeopáticos como a quercetina, o extrato da casca do Mangue-vermelho, extrato de alcaçuz ou própolis que ajudam a reduzir os sintomas apresentados. Veja outros excelentes remédios naturais para acabar com as aftas em Remédios Naturais para as Aftas.

Porque Surge a Estomatite Aftosa

Este problema surge ás sem aviso em em qualquer altura da vida e pode ser causado alguns fatores específicos como: 

  • Histórico familiar da doença;
  • Na mulher pode surgir devido a alterações hormonais; 
  • Certas carências nutricionais, como a carência em vitamina B12 ou em ácido fólico; 
  • Sistema imunológico está debilitado, como nos casos de doenças auto-imunes como a AIDS;
  • Alergias a alimentos;
  • Situações de estresse emocional ou físico. 

Estas são alguns dos fatores que podem levar ao surgimento da doença, porém podem sempre existir outras causas envolvidas. 

Como Identificar os Diferentes Tipos de Estomatite Aftosa

Os diferentes tipos de Estomatite Aftosa diferem entre si no tamanho e quantidade das úlceras ou aftas que se formam na boca e no seu período de cicatrização, sendo alguns tipos mais comuns que outros. 

Tipos diferentes de Estomatite AftosaTipos diferentes de Estomatite Aftosa

1. Estomatite Aftosa do tipo Menor

Este tipo de estomatite tem caracteristicamente aftas pequenas, com aproximadamente 10 mm, e geralmente levam entre 10 a 14 dias a desaparecer e sarar. Trata-se do tipo de estomatite mais comum, e que podem surgir em qualquer altura. 

  • Como Identificar:

Para identificar a Estomatite Aftosa do tipo Menor deve estar atento ás aftas que surgem, pois têm forma arredondada, e a sua cor é cinza ou amarelada, possuindo bordas avermelhadas. Este tipo de aftas surge geralmente no interior do lábio, causando incomodo e dor. 

2. Estomatite Aftosa do tipo Maior

Este tipo de estomatite provoca aftas maiores, que podem chegar a 1 cm de tamanho, podendo levar desde dias a meses a sarar por completo devido ao seu tamanho. Este tipo de estomatite é menos comum, e as aftas quando aparecem surgem em menor quantidade, deixando cicatrizes na boca. 

  • Como Identificar:

As aftas que surgem em caso de Estomatite Aftosa do tipo Maior já possuem uma forma mais oval e são bem grandes. Além disso, este tipo de afta surge principalmente nos lábios e garganta.  

3. Estomatite do tipo Herpetiforme

Neste caso, as aftas que surgem são bem pequenas, com cerca de 1 a 3 mm de tamanho, e aparecem geralmente em grande número, podendo surgir 100 aftas por episódio.

Este tipo de estomatite é mais raro e chama-se herpiformer não por ser causada pelo vírus da herpes, mas sim porque as suas lesões e surtos podem ser facilmente confundidos com os da Gengivoestomatite Herpética, que é provocada pelo vírus. 

  • Como Identificar:

Geralmente estas aftas são muito pequenas e surgem em grande quantidade em toda a boca. 

Mais sobre este assunto:
Carregando
...