Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Estomatite Aftosa: o que é, sintomas, causas e tratamento

A estomatite aftosa é uma situação caracterizada pelo aparecimento de aftas, bolhas ou ulcerações na boca de forma frequente, sendo mais comum de acontecer em bebês, crianças ou pessoas que possuem o sistema imunológico enfraquecido devido a doenças crônicas, como é o caso do HIV/AIDS, por exemplo.

As aftas, bolhas e feridas podem, em alguns casos, surgir a cada 15 dias podendo ser desencadeada por estresse, alterações hormonais ou do sistema imune, além de também poder acontecer devido a deficiências minerais e de vitaminas, principalmente vitamina B12.

Estomatite Aftosa: o que é, sintomas, causas e tratamento

Principais sintomas

O principal sintoma de estomatite aftosa é o aparecimento de aftas, bolhas ou feridas na boca de formato oval e que possuem menos de 1 cm de diâmetro. Além disso as aftas e feridas podem ser dolorosas, dificultar o a ingestão de bebidas e de alimentos, além de haver maior sensibilidade na boca.

Apesar da estomatite aparecer mais facilmente nos lábios, em alguns casos pode também aparecer no céu da boca, garganta e na gengiva, o que pode ser ainda mais desconfortável. Conheça outros sintomas de estomatite.

De acordo com as características, o tamanho e quantidade de aftas que se formam na boca, a estomatite pode ser classificada em:

1. Estomatite aftosa do tipo menor

Este tipo de estomatite é o mais comum e é caracterizado por aftas pequenas, com aproximadamente 10 mm, e que geralmente levam entre 10 a 14 dias a desaparecer e sarar. Nesse tipo de estomatite as aftas possuem forma arrendondada, cor cinza ou amarelada e com bordas avermelhadas.

2. Estomatite aftosa do tipo maior

Este tipo de estomatite provoca aftas maiores, que podem chegar a 1 cm de tamanho, podendo levar desde dias a meses a sarar por completo devido ao seu tamanho. Este tipo de estomatite é menos comum, e as aftas quando aparecem surgem em menor quantidade, deixando cicatrizes na boca.

3. Estomatite do tipo herpetiforme

No caso da estomatite herpetiforme as aftas aparecem em surtos, normalmente são bem pequenas, podendo ter 1 a 3 mm de tamanho e geralmente aparecem em grande número, podendo surgir 100 aftas por episódio.

Estomatite Aftosa: o que é, sintomas, causas e tratamento

Possíveis causas

A estomatite pode aparecer em qualquer momento, sem haver fator desencadeante. No entanto, algumas situações podem favorecer o aparecimento das aftas e feridas na boca, sendo as principais:

  • Histórico familiar da doença;
  • Infecção por vírus, como o vírus da herpes;
  • Alterações hormonais, sendo isso mais comum nas mulheres;
  • Deficiências nutricionais, principalmente ácido fólico e vitamina B12;
  • Alterações no sistema imune, como no caso de doenças autoimune e AIDS, por exemplo;
  • Situações de estresse emocional ou físico.

O diagnóstico da estomatite é feito pelo médico de acordo com os sintomas apresentados pela pessoa, frequência com que surgem as aftas e suas características, além de ser verificado qual o fator que favorece o aparecimento da estomatite.

Remédios para estomatite aftosa

O tratamento para estomatite aftosa é feito com o objetivo de aliviar os sintomas como dor e desconforto, além de ajuda na cicatrização das úlceras. Assim, podem ser recomendados alguns remédios como anti-inflamatórios, como o triancinolona, antibióticos ou anestésicos, como a Benzocaína, por exemplo, devendo ser usados de acordo com a orientação do médico.

Além disso, também pode ser recomendado o uso de remédios naturais e homeopáticos como a quercetina, o extrato da casca do Mangue-vermelho, extrato de alcaçuz ou própolis que ajudam a reduzir os sintomas apresentados. Confira outras opções de remédios naturais para estomatite.

Bibliografia >

  • MEDICINANET (POR RODRIGO ANTONIO BRANDÃO NETO). Estomatite Aftosa . 2019. Disponível em: <http://www.medicinanet.com.br/conteudos/revisoes/7726/estomatite_aftosa.htm>. Acesso em 29 Set 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem