Os chás de canela, carqueja e pata-de-vaca são bons remédios naturais para baixar a glicose no sangue porque possuem propriedades hipoglicemiantes que melhoram o controle da diabetes. Mas além destas opções, existem outras que também ajudam a controlar a glicose como sálvia, melão de-são-caetano, quebra-pedra e insulina vegetal.

Todas estas plantas medicinais ajudam a baixar o açúcar no sangue, mas não substituem os medicamentos para diabetes, nem as regras alimentares que ajudam a controlar a glicose no sangue.

Por isso é importante fazer refeições leves, ricas em fibras, como frutas, legumes ou cereais integrais, a cada 3 ou 4 horas, para manter os níveis de açúcar no sangue mais constantes, evitando assim grandes variações na glicemia, o que ajuda também a controlar a fome, o peso e a diabetes. Confira outras dicas essenciais para controlar a diabetes.

1. Chá de canela

A canela ajuda o organismo a utilizar o açúcar, fazendo com que o açúcar presente no sangue diminua e ajudando a controlar a resistência à insulina e os níveis de glicose em caso de diabetes.

É possível aproveitar as propriedades da canela usando-a como substituto do açúcar no café, já que possui sabor levemente adocicado.

Como fazer: Colocar 3 paus de canela e 1 litro de água numa panela e deixar ferver por 10 a 15 minutos. A seguir, tapar a panela e esperar amornar, beber o chá várias vezes ao dia.

2. Chá de carqueja

A carqueja, cujo nome científico é Baccharia trimera, possui ação hipoglicemiante, ajudando a manter estável a glicose no sangue, já que também possui atividade depurativa e antioxidante.

Como fazer: Colocar 10 gramas de carqueja em 500 ml de água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Coar e tomar até 3 xícaras por dia.

3. Chá de pata-de-vaca

A pata-de-vaca é uma planta medicinal que possui uma proteína que atua de forma semelhante a insulina no corpo. Essa ação é comprovada em animais e é de amplo conhecimento popular, mas carece de comprovação científica em humanos e, por isso, é importante que o seu uso seja feito conforme a orientação do médico.

Como fazer: Adicionar 2 folhas de pata de vaca e 1 xícara de água em uma panela e deixar ferver por alguns minutos. Deixar repousar, coar e beber ainda morno 2 vezes por dia.

4. Chá de sálvia

A sálvia, cujo nome científico é Salvia officinalis, possui efeito hipoglicemiante, ajudando a diminuir o açúcar no sangue e ajudando a controlar a diabetes e, inclusive, regular o nível de açúcar no caso de pré-diabetes.

Como fazer: Colocar 2 colheres de folhas secas de sálvia em 250 ml de água fervente e deixar descansar por 10 minutos. Tomar até 2 vezes por dia.

5. Chá de melão-de-são-caetano

O melão-de-são-caetano tem ação hipoglicemiante, o que significa que baixa a glicemia sanguínea naturalmente.

Como fazer: Colocar 1 colher de sopa das folhas secas de melão-de-são-caetano em 1 litro de água fervente. Deixe repousar por 5 minutos, coe e beba ao longo do dia.

6. Chá de quebra-pedra

A quebra-pedra contém extratos aquosos que mostraram efeito hipoglicemiante, sendo útil para manutenção a glicemia constante no sangue.

Como fazer: Colocar 1 colher de chá de folhas de quebra-pedra em 1 xícara de água fervente. Deixar repousar por 5 minutos, coar e beber ainda morno. Pode-se tomar de 3 a 4 vezes por dia.

7. Chá de insulina vegetal

A planta anil trepador (Cissus sicyoides), conhecida popularmente como insulina vegetal, tem ação hipoglicemiante, ajudando no controle na diabetes.

Como fazer: Colocar 2 colheres de sopa de insulina vegetal em 1 litro de água e levar para ferver. Quando começar a ferver, desligar o fogo e deixar descansar por mais 10 minutos, coando a seguir. Tomar de 2 a 3 vezes por dia.

8. Chá de moringa

A moringa, cujo nome científico é Moringa oleifera, é uma planta que possui muitas propriedades, incluindo o efeito hipoglicemiante natural, ajudando a regular os níveis de glicose e combater a diabetes. A moringa pode ser consumida em forma de chás ou cápsulas. Conheça mais sobre a moringa.

Como fazer: Colocar 250 mL de água em uma panela e deixar ferver. Depois, desligar o fogo, acrescentar 1 colher de sopa (10 gramas) de folhas de moringa, tampar e deixar repousar por 5 minutos. Em seguida, coar e beber 2 xícaras por dia.

9. Chá de zimbro

O zimbro, cujo nome científico é Juniperus communis, é uma planta que tem propriedades hipoglicemiantes devido à presença de flavonoides em sua composição, além de também ter propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, podendo ser utilizado na forma de chá ou tintura, por exemplo.

Como usar: Para preparar o chá, deve-se colocar 2 a 3 bagas de zimbro em uma xícara de água fervente, tampar e deixar repousar por 5 minutos. Em seguida, coar e beber 1 a 3 xícaras por dia por um período máximo de 6 semanas.

Esta informação foi útil?

Fechar
Obrigado pela sua mensagem.
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.
Atualizado por Equipe Editorial do Tua Saúde, em abril de 2022.

Bibliografia

  • ENEBRO. Dr. Antonio Steve Fundación. Disponível em: <http://esteve.org/wp-content/uploads/2018/01/13436>. Acesso em 21 abr 2022
  • IBURG, Anne. O guia das plantas medicinais: ingredientes, efeitos medicinais e aplicações. 1.ed. Caracter, 2010. 138-139.
Mostrar bibliografia completa
  • RAINA, Rajinder; et al. Potential of Juniperus communis L as a nutraceutical in human and veterinary medicine. Heliyon. 5. 8; e02376, 2019
  • BAIS, Souravh; et al. A Phytopharmacological Review on a Medicinal Plant: Juniperus communis. International Scholarly Research Notices. 2014. 634723; 1-6, 2014
  • VIEIRA, Lívia G. O uso de fitoterápicos e plantas medicinais por pacientes diabéticos. Trabalho de conclusão de curso, 2017. Universidade de Brasília.
  • RÍOS, José L.; FRANCINI, Flavio; SCHINELLA, Guillermo R. Natural Products for the Treatment of Type 2 Diabetes Mellitus. Planta Med. Vol.81(12/13). 975-994, 2015
  • MACHADO, Edilene O.; CHAVES, Anny Carolinny T.A. Plantas utilizadas no tratamento do diabetes tipo II: uma revisão de literatura. Vol.11(20). 47-55, 2018
  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES. O Chá de Folhas de Insulina e o Diabetes. Disponível em: <https://www.diabetes.org.br/publico/colunas/21-dr-rodrigo-o-moreira/369-o-cha-de-folhas-de-insulina-e-o-diabetes>. Acesso em 09 out 2019

Vídeos relacionados

  • 8 Melhores frutas para DIABETES

    16:43 | 315586 visualizações
  • MELHORES EXERCÍCIOS PARA DIABETES

    03:55 | 308926 visualizações
  • Benefícios da CANELA

    04:22 | 460661 visualizações
  • Alimentação para DIABÉTICO

    03:14 | 1258467 visualizações