3 remédios caseiros para tosse alérgica

Algumas plantas medicinais que podem ser utilizadas como remédio caseiro para tosse alérgica, caracterizada por uma tosse seca que dura muitos dias, são a urtiga, a rorela, também conhecida como drósera, e a tanchagem. Estas plantas possuem propriedades que diminuem a coceira na garganta e reduzem os efeitos da alergia no sistema respiratório.

A tosse alérgica é irritativa e pode causar dor de garganta quando a pessoa apresenta este sintoma por muitos dias. Tomar um gole de água e chupar balas de gengibre ou de hortelã, por exemplo, pode ajudar a manter a garganta devidamente hidratada, diminuindo a frequência da tosse, no entanto, se a tosse não passar e estiver acompanhada de febre e falta de ar é preciso procurar um clínico geral para descobrir a causa deste sintoma. Veja mais o que causa e como tratar a tosse alérgica.

Além disso, a tosse alérgica sem outro sintoma associado pode ser aliviada com uso de xarope que se compra na farmácia ou pode-se preparar algum tipo de chá com planta medicinal, como por exemplo:

1. Chá de urtiga

3 remédios caseiros para tosse alérgica

Um bom remédio caseiro para a tosse alérgica pode ser o chá de urtiga. A urtiga é uma planta medicinal muito utilizada como desintoxicante, oferecendo também resultado natural e calmante contra as alergias. 

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de folhas de urtiga;
  • 200 ml de água.

Modo de preparo

Colocar a água com as folhas de urtiga numa panela e deixar ferver por 5 minutos. Em seguida, deixar esfriar e coar a mistura. Pode ser adicionada uma colher de mel para adocicar o chá. Beber 2 xícaras por dia. 

O chá de urtiga não deve ser tomado por gestantes, pelo risco de causar problemas no bebê, e não é indicado para pessoas que possuem insuficiência renal ou problemas cardíacos, pois pode piorar os sintomas destas condições.

2. Chá de rorela

3 remédios caseiros para tosse alérgica

Um excelente remédio caseiro para tosse alérgica é o chá de rorela, pois esta planta medicinal é utilizada há muitos anos no tratamento de problemas pulmonares, como a tosse. Ela possui uma substância, chamada de plumbagina, que é calmante em vários tipos de tosse.

Ingredientes

  • 2 g de rorela seca;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo

Para preparar este chá é preciso juntar a rorela na xícara de água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Depois coar e beber até 3 xícaras da mistura por dia. Conheça outros remédios caseiros para tosse seca.

3. Chá de tanchagem

3 remédios caseiros para tosse alérgica

Um ótimo remédio caseiro para tosse alérgica é a infusão de tanchagem. Ela é uma planta medicinal que acalma as membranas inflamadas dos pulmões, sendo indicada para crises de asma, bronquite e diferentes tipos de tosse. Conheça outros benefícios da tanchagem.

Ingredientes

  • 1 sachê de folhas de tanchagem;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo

Colocar o sachê de tanchagem em uma xícara com água fervente. Deixar repousar por 5 minutos e beber 1 a 3 xícaras da mistura por dia, entre as refeições.

Veja as causas da tosse e como preparar xaropes e sucos contra tosse no vídeo a seguir:

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • AHMED, Mueen; PARSURAMAN, Subramani. Urtica dioica L., (Urticaceae): A Stinging Nettle. Systematic Reviews in Pharmacy. Vol.5, n.1. 6-8, 2014
  • EUROPEAN MEDICINES AGENCY. Assessment report on Urtica dioica L., Urtica urens L., their hybrids or their mixtures, radix. Disponível em: <https://www.ema.europa.eu/en/documents/herbal-report/assessment-report-urtica-dioica-l-urtica-urens-l-their-hybrids-their-mixtures-radix_en.pdf>. Acesso em 15 Jan 2020
  • MINISTÉRIO DA SAÚDE. Monografia da espécie Plantago major L. (Tanchagem). 2014. Disponível em: <https://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2014/novembro/25/Vers--o-cp-Plantago-major.pdf>. Acesso em 15 Jan 2020
  • KACÁNIOVÁ, Miroslava et al . Antimicrobial Activity of Drosera rotundifolia L.. Animal Science and Biotechnologies. Vol.47, n.2. 366-369, 2014
Mais sobre este assunto: