Chá de açafrão: para que serve (e como fazer)

Atualizado em janeiro 2024
Evidência científica

O chá de açafrão é um remédio caseiro que ajuda a aliviar dores, prevenir o envelhecimento precoce e a diabetes, além de evitar doenças cardiovasculares, como pressão alta, aterosclerose e infarto.

Esses benefícios são possíveis porque o chá de açafrão contém compostos bioativos como curcumina, demetoxicurcumina e bisdemetoxicurcumina, que possuem propriedades anti-inflamatórias, anticancerígenas e antioxidantes.

O chá de açafrão geralmente é preparado com a raiz seca em pó ou fresca de cúrcuma (Curcuma longa), que é conhecida como açafrão-da-terra. Mas essa bebida também pode ser feita com as flores do açafrão (Crocus sativus), que é conhecido como açafrão verdadeiro.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve e benefícios

As principais indicações e os benefícios do chá de açafrão são:

1. Evitar doenças cardiovasculares

Por ter propriedades antioxidantes, o chá de açafrão ajuda a regular os níveis de colesterol "ruim", LDL, e triglicerídeos no sangue, prevenindo a formação de placas de gordura nas artérias e evitando doenças cardiovasculares, como infarto, acidente vascular cerebral ou aterosclerose.

Além disso, por ter ação anti-inflamatória, o chá de açafrão também melhora a saúde das artérias, facilitando a circulação de sangue e evitando o surgimento da pressão alta. Conheça outros chás indicados para a pressão alta.

Receba um tratamento mais completo!

Obtenha orientação especializada sobre o que tomar para se recuperar mais rápido.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Ajudar a prevenir o câncer

O chá de açafrão contém curcumina, um composto fenólico com ação antioxidante e anticancerígena, que combate os radicais livres, podendo ajudar prevenir o desenvolvimento de alguns tipos de câncer como de cólon, mama, intestino e medula.

3. Aliviar dores

Por conter compostos com ação anti-inflamatória, o chá de açafrão ajuda a aliviar a dor de cabeça e as dores nas articulações, como a que acontece na artrite reumatoide, por exemplo, uma inflamação das articulações que causa dor e dificuldade de movimentação.

4. Evitar doenças neurodegenerativas

O chá de açafrão tem ação antioxidante e anti-inflamatória que diminui os danos causados pelos radicais livres aos neurônios, além de aumentar os níveis de acetilcolina, um neurotransmissor importante para a memória, melhorando a capacidade cognitiva e evitando doenças neurodegenerativas, como Alzheimer, Parkinson ou demência.

5. Baixar os níveis de glicose

Por ter propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, o chá de açafrão melhora as funções das células do pâncreas, que é o órgão responsável pela secreção do hormônio insulina, baixando os níveis de glicose no sangue, o que ajuda a prevenir e controlar a diabetes. Veja uma lista de chás que ajudam a baixar a glicose.

6. Ajudar no tratamento da depressão

O chá de açafrão favorece o equilíbrio da serotonina e dopamina, neurotransmissores que estão relacionados com o bem-estar e o bom humor. Por isso, essa bebida pode ser uma boa opção para complementar o tratamento da depressão, ansiedade ou estresse.

7. Prevenir o envelhecimento precoce

Por ser uma bebida com potente ação antioxidante, o chá de açafrão previne o estresse oxidativo das células saudáveis da pele, prevenindo o envelhecimento precoce, como a formação de rugas e a flacidez.

Chá de açafrão emagrece?

O chá de açafrão, conhecido como açafrão-da-terra ou cúrcuma (Curcuma longa), pode ajudar a emagrecer, porque tem ação termogênica, estimulando o gasto energético e a queima de gordura corporal.

Já o chá preparado com o açafrão verdadeiro (Crocus sativus) pode ajudar no emagrecimento, porque melhora o humor e diminui o apetite, reduzindo a quantidade de calorias consumidas durante o dia. Além disso, esse tipo de chá também pode ajudar a diminuir o índice de massa corporal (IMC) e a circunferência da cintura.

No entanto, é importante lembrar que, para ajudar no emagrecimento, o chá de açafrão deve fazer parte de uma dieta saudável associada à prática regular de exercícios físicos. Saiba como fazer uma dieta saudável para emagrecer.

Como fazer o chá de açafrão

Para fazer o chá de açafrão, pode-se usar a raiz de fresca ou em pó dessa planta.

Ingredientes:

  • 1 colher (de chá) de açafrão em pó ou 1 g da raiz fresca ralada;
  • 150 ml de água.

Modo de preparo:

Ferver a água numa panela e apagar o fogo. Adicionar o açafrão em pó na água fervente, tampar e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Após amornar, beber até 3 xícaras por dia desse chá, por até 7 dias.

Quando esse chá é feito com a raiz fresca, deve-se ferver essa planta junto com a água por 5 minutos. Deixar repousar por 5 a 10 minutos e, em seguida, beber.

Pode tomar chá de açafrão antes de dormir?

O chá de açafrão pode ser tomado antes de dormir, porque não contém cafeína, uma substância que tem ação estimulante, aumentando o foco e a concentração, e diminuindo o sono.

Além disso, o chá de açafrão também pode ajudar no equilíbrio da serotonina e dopamina, neurotransmissores que promovem o bem-estar e o bom humor, ajudando no relaxamento.

Qual o melhor horário para tomar o chá de açafrão?

O chá de açafrão pode ser tomado em qualquer horário do dia, já que essa bebida não estimula diretamente ou atrapalha o sono.

Receitas com chá de açafrão

Algumas receitas que podem ser preparadas com o açafrão são:

1. Chá de gengibre, limão e açafrão

O chá de gengibre, limão e açafrão pode ser usado para ajudar no tratamento de má digestão, gripes, resfriados e garganta inflamada, por exemplo.

Ingredientes:

  • 1 colher (de chá) de açafrão em pó;
  • 2 cm de gengibre fresco ralado;
  • Suco de 1/2 limão;
  • 200 ml de água.

Modo de preparo:

Numa panela, colocar a água e o gengibre, e levar ao fogo para ferver por 5 minutos. Apagar o fogo, adicionar o açafrão em pó, tampar a panela e deixar descansar por 5 minutos. Coar a bebida, acrescentar o suco de limão e beber até 3 xícaras (de chá) desse chá por dia. Pode-se beber esse chá por até 7 dias.

2. Chá de açafrão com limão

O chá de açafrão com limão pode ser indicado para ajudar a aliviar os sintomas de gripes, garganta inflamada e má digestão.

Ingredientes:

  • 1 colher (de chá) de açafrão em pó;
  • Suco de 1/2 limão;
  • 1 xícara (de chá) de água.

Modo de preparo:

Ferver a água numa panela e apagar o fogo. Adicionar o açafrão, tapar a panela e deixar repousar por 5 minutos. Acrescentar o suco de limão, misturando bem, e beber até 3 xícaras (de chá) desse chá por dia, por até 7 dias.

3. Chá de açafrão com gengibre

Esse chá tem uma potente ação anti-inflamatória, podendo ser usado para ajudar no tratamento de dores, gripes, má digestão ou garganta inflamada.

Ingredientes:

  • 1 colher (de chá) de açafrão em pó;
  • 2 cm de gengibre fresco ralado;
  • 200 ml de água.

Modo de preparo:

Colocar a água e o gengibre numa panela e levar ao fogo para ferver por 5 minutos. Apagar o fogo, adicionar o açafrão em pó, tampar a panela e deixar descansar por 5 minutos. Coar a bebida e beber até 3 xícaras (de chá) desse chá por dia, por até 7 dias.

Possíveis efeitos colaterais

Os possíveis efeitos colaterais do chá de açafrão estão relacionados com o seu consumo excessivo, podendo causar irritação no estômago, diarreia, dor abdominal, enjoo, boca seca e excesso de gases.

Quem não deve consumir

O chá de açafrão é contraindicado para pessoas que estejam usando remédios anticoagulantes ou que tenham bloqueio das vias biliares devido à presença de pedras na vesícula.

Além disso, o chá de açafrão só deve ser consumido por mulheres grávidas ou que estejam amamentando, e por crianças, sob a orientação do médico.