Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Remédio caseiro para sensibilidade nos dentes

Um bom remédio caseiro para tratar a sensibilidade nos dentes é tomar o chá de equinácea reforçado com vitamina C, pois além de reduzir a inflamação, é capaz de combater a placa bacteriana que pode levar a este problema.

Outras opções para aliviar a dor nos dentes são esfregar uma gota de óleo de essência de cravinho no dente afetado ou fazer bochechos de chás de alfazema ou hortelã-pimenta, pois têm ação analgésica e antisséptica.

Estes remédios naturais podem ser usados para tratar a sensibilidade nos dentes, que é muito comum devido ao desgaste do esmalte dentário por escovação exagerada, por ranger dos dentes ou após procedimentos, como clareamento e restauração, mas também são úteis para ajudar no alívio de qualquer tipo de dor de dente. 

1. Chá de equinácea com vitamina C

Remédio caseiro para sensibilidade nos dentes

A equinácea é um planta que contém substâncias ativas como inulina, betaína, resina, equinacosídeo e óleos essenciais, tendo ação anti-inflamatória e antisséptica, que reduzem a inflamação das gengivas e aliviam a dor.

Ingredientes

  • 3 colheres de folhas de equinácea;
  • 500 mL de água fervente;
  • ½ colher (de chá) de vitamina C em pó.

Modo de preparo

Colocar a equinácea em um recipiente com a água, tapar e deixar repousar por 15 minutos. Depois, adicionar a vitamina C, mexer bem e tomar 3 xícaras por dia, até que a dor dos dentes sensíveis diminua.

2. Essência de cravinho

Remédio caseiro para sensibilidade nos dentes

O cravinho ou cravinho-da-índia, é rico em óleos e taninos que têm propriedades analgésicas e antissépticas, sendo bastante eficaz para o alívio da dor de dente.

Ingredientes

  • Óleo essencial de cravinho.

Como usar

Esfregar uma gota do óleo de essência de cravinho no dente afetado, 3 vezes por dia, durante 3 dias. Outra opção é mastigar um cravinho da índia. Veja todos os benefícios do cravinho da India.

3. Bochecho com chá de alfazema

Remédio caseiro para sensibilidade nos dentes

Os óleos essenciais presentes nas folhas de alfazema têm forte efeito anti-inflamatório, podendo ser úteis, na forma de bochecho, para complementar o tratamento da sensibilidade nos dentes.

Ingredientes

  • 1 colher de folhas secas de alfazema;
  • 250 mL de água fervente.

Modo e preparo

Colocar as folhas de alfazema na água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Em seguida, filtrar e deixar esfriar. Deve-se fazer bochechos 3 vezes ao dia.

4. Bochecho com chá de hortelã-pimenta

Remédio caseiro para sensibilidade nos dentes

O mentol presente nas folhas de hortelã-pimenta é refrescante e acalma a dor, sendo aconselhada para ajudar no alívio da sensibilidade nos dentes. 

Ingredientes

  • 1 colher de sobremesa de folhas secas de hortelã-pimenta
  • 150 ml de água

Modo de preparo

Juntar as folhas de hortelã-pimenta com a água fervente, deixar descansar por 15 minutos e filtrar. Com o chá morno, fazer bochechos 3 vezes ao dia.

Como acelerar o tratamento

Além do uso dos remédios caseiros, é importante manter o cuidado com a higiene bucal, com escovação com escova de cerdas macias e usar o fio dental, além de se consultar com o dentista para que seja feito o tratamento definitivo.

Também é importante ter cuidado com alguns alimentos que podem estimular o desgaste do esmalte dentário, como muito cítricos ou ácidos, como limão, maçã, laranja ou uva, por exemplo. Os molhos intensos molhos como vinagre e tomate também devem ser evitados. Saiba quais são os alimentos que podem prejudicar os dentes

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem