O que você precisa saber?

Como retirar o tártaro dos dentes

Para retirar o tártaro dos dentes, nada melhor do que uma ida ao dentista. Ele fará uma limpeza profunda e irá fazer uma espécie de raspagem no local, retirando toda a placa bacteriana, deixando os dentes mais saudáveis e livre de toda a sujeira.

Para evitar a formação do tártaro é preciso escovar bem os dentes e usar o fio dental entre todos os dentes diariamente. E para potencializar a prevenção, uma alimentação correta, rica em minerais é fundamental.

O tártaro dentário é a calcificação da placa bacteriana que recobre os dentes e parte das gengivas, causado pela má higiene bucal, que pode ser uma das causas da gengivite. Sua remoção deve ser feita exclusivamente pelo dentista.

Ele é caracterizado por uma camada mais escura, geralmente amarelada, que pode se observar na base dos dentes e entre os dentes mesmo após escovar os dentes corretamente como mostram as imagens a seguir:

Como retirar o tártaro dos dentes
Como retirar o tártaro dos dentes

Como evitar a formação de tártaro

A melhor forma de evitar a formação de tártaro nos dentes é manter uma boa higiene bucal, escovando os dentes sempre depois de comer.

Uma boa estratégia é usar uma escova de dentes elétrica que pode ser comprada em lojas de produtos dentários, farmácias, drogarias e também pela internet e usar sempre pelo menos 2 vezes por dia.

Nas outras escovação pode-se ter uma escova de dentes com cerdas macias, que pode ser levada na bolsa para escovar os dentes sempre que for preciso. Passar o fio dental diariamente também ajuda a evitar o acumulo de sujeira entre os dentes, diminuindo assim a formação de tártaro.

Veja também:

O consumo de alimentos que manchas os dentes pode deixá-los escuros, manchados ou amarelados. Se este é o seu caso, confira algumas estratégias que podem ajudar a deixar os dentes sempre branquinhos e saudáveis:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...