Tártaro: o que é, como identificar, como remover e evitar

Agosto 2021

O tártaro corresponde à calcificação da placa bacteriana que recobre os dentes e parte das gengivas, formando uma placa dura e amarelada, que, se não for tratada, pode levar ao aparecimento de manchas nos dentes e favorecer a formação de cáries, gengivite e mau hálito.

Para evitar a formação do tártaro, é preciso escovar bem os dentes e usar o fio dental regularmente. Além disso é importante ter uma alimentação saudável, rica em minerais e pobre em açúcar, já que o açúcar favorece a proliferação de microrganismos e, consequentemente, a formação de placas e tártaro.

Pessoas que já apresentam tártaro devem consultar um dentista para avaliar o caso e proceder à remoção da placa de tártaro.

Tártaro: o que é, como identificar, como remover e evitar

Como identificar o tártaro

O tártaro é caracterizado por uma camada mais escura, geralmente amarelada, e aderida ao dente que pode se observar próximo à gengiva, na base e/ou entre os dentes mesmo após escovar os dentes corretamente.

A presença do tártaro indica que o uso do fio dental e a escovação não estão sendo feitas da maneira correta, o que facilita o acúmulo de placa bacteriana e sujeiras nos dentes. Veja como escovar os dentes corretamente.

Como remover o tártaro

O tártaro normalmente está muito bem aderido ao dente e, por isso, sua remoção em casa muitas vezes não é possível, mesmo que seja feita higienização correta da boca.

Assim, a remoção do tártaro deve ser feita pelo dentista durante uma consulta odontológica, em que é feita uma limpeza profunda, que inclui uma espécie de raspagem para retirada das placas, deixando os dentes mais saudáveis e livre de toda a sujeira. Durante a limpeza, o dentista também remove a placa bacteriana acumulada para evitar a solidificação e formação de mais tártaro. Entenda o que é a placa bacteriana e como identificar.

Uma opção caseira que ainda é bastante polêmica é o uso de bicarbonato de sódio, já que essa substância consegue penetrar a placa bacteriana e aumentar o pH, ajudando no combate às bactérias ali presentes e ajudando a remover o tártaro. Por outro lado, o uso continuado de bicarbonato de sódio não é recomendado, pois pode acabar por alterar a porosidade do dente e deixá-lo mais sensível. Veja mais sobre as formas caseiras para remover o tártaro.

Como evitar a formação de tártaro

A melhor forma de evitar a formação de tártaro nos dentes é manter uma boa higiene bucal, escovando os dentes sempre após as refeições e fazendo uso de fio dental, pois ajuda a evitar o acúmulo de resíduos de comida que não conseguiram ser removidos por meio da escovação.

Veja outras dicas para manter os dentes saudáveis:

Esta informação foi útil?
Mais sobre este assunto: