Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Causas e como retirar o tártaro dos dentes

O tártaro dentário é a calcificação da placa bacteriana que recobre os dentes e parte das gengivas, formando uma placa calcificada e amarelada que, se não for tratada, por provocar manchas nos dentes, formação de cáries, gengivite e mau hálito.

Para retirar o tártaro dos dentes, é necessário consultar-se com o dentista, que fará uma limpeza profunda, que inclui uma espécie de raspagem para retirada das placas, deixando os dentes mais saudáveis e livre de toda a sujeira. Durante a limpeza, o dentista também remove a placa bacteriana acumulada, que é uma película invisível repleta de bactérias, que surge principalmente quando se fica muito tempo sem escovar os dentes. Saiba mais sobre o que é a placa bacteriana.

Para evitar a formação do tártaro é preciso escovar bem os dentes e usar o fio dental entre todos os dentes diariamente. E para potencializar a prevenção, uma alimentação correta, rica em minerais é fundamental.

Como identificar

O tártaro é caracterizado por uma camada mais escura, geralmente amarelada, que pode se observar na base dos dentes e entre os dentes mesmo após escovar os dentes corretamente como mostram as imagens a seguir:

Causas e como retirar o tártaro dos dentes
Causas e como retirar o tártaro dos dentes

A presença do tártaro indica que o uso do fio dental e a escovação não estão sendo feitas da maneira correta, o que facilita o acúmulo de placa bacteriana e sujeiras nos dentes. Saiba se está escovando os dentes corretamente em como escovar melhor os dentes.

Como evitar a formação de tártaro

A melhor forma de evitar a formação de tártaro nos dentes é manter uma boa higiene bucal, escovando os dentes sempre depois de comer. Uma boa estratégia é usar uma escova de dentes elétrica que pode ser comprada em lojas de produtos dentários, farmácias, drogarias e também pela internet e usar sempre pelo menos 2 vezes por dia.

Passar o fio dental diariamente também ajuda a evitar o acumulo de sujeira entre os dentes, diminuindo assim a formação de tártaro. 

Além disso, o consumo de alimentos que mancham os dentes pode deixá-los escuros, manchados ou amarelados. Se este é o seu caso, confira algumas estratégias que podem ajudar a deixar os dentes sempre brancos e saudáveis:

Como Não Ter Dentes Manchados | Nunca Mais!

89 mil visualizações

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade

LIVE | Saúde da Prostata

A Tatiana e o Manuel vão estar te esperando num encontro informal para falar tudo sobre problemas na próstata.

A sua presença vai fazer o evento ser mais especial.

Se inscreva e receba uma notificação quando começar, para não perder nenhum minuto.

Inscreva-se
* Não perca a oportunidade de fazer perguntas e participar deste momento em homenagem ao Novembro Azul.

Estamos ao vivo agora! Vem falar com a gente!

A Tati e o Manuel falam sobre problemas na próstata, o preconceito dos homens a respeito do exame de toque retal, e até sobre impotência sexual, que pode ser um complicação da detecção tardia desse tipo câncer.

Participe agora
* Vamos responder todas as perguntas que chegarem, sem tabus. Estamos te esperando!
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem