Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Formas naturais de eliminar os problemas de pele mais comuns

Atualizado em Abril 2019

Desintoxicar o organismo é uma boa forma de melhorar a saúde da pele, de forma geral, o mesmo acontece quando o intestino funciona de forma adequada, e por isso é sempre recomendado consumir 30-40 g de fibras por dia e apostar nos alimentos desintoxicantes como espinafre, pepino, água de coco e alho poró. Para manter a pele devidamente hidratada também é aconselhado beber cerca de 1,5 à 2 litros de água por dia, que não deve ser substituída por refrigerante ou suco. 

Em caso de pele atópica, comum em pessoas que apresentam alergias respiratórias, o pediatra ou dermatologista podem indicar ainda o uso de sabonete e hidratante específico para manter a saúde da pele. 

Formas naturais de eliminar os problemas de pele mais comuns

Indicamos a seguir algumas opções de remédios naturais que podem ajudar a combater os problemas de pele mais comuns.

1. Acne, cravos e espinhas 

Limpar adequadamente a pele com soro fisiológico e usar produtos para pele acneica é importante para manter a pele limpa e saudável. Não é recomendado espremer espinhas e cravos em casa porque podem infeccionar e deixar marcas e cicatrizes difíceis de remover posteriormente. Assim, é recomendado fazer uma limpeza de pele com uma esteticista para que ela possa remover os comedões de forma higiênica e segura, aplicando os produtos corretos no momento certo.

Para completar esse tratamento estético que pode ser feito a cada 2-4 semanas, o que se pode fazer em casa para ir mantendo a pele limpa é usar o chá de bardana, que contém propriedades cicatrizantes, adstringentes e anti-inflamatórias.

Ingredientes

  • 4 colheres (de sopa) de folhas secas de bardana
  • 1/2 litro de água

Modo de preparo

Coloque os ingredientes numa panela e deixe ferver por 5 minutos, tape e coe a seguir. Coloque o chá num recipiente de vidro limpo com tampa e guarde-o na geladeira por até 3 dias. 

Lavar o rosto com sabonete antisséptico e depois de secar, umedecer um pedacinho de algodão no chá e aplicar nas espinhas do rosto, colo, braços ou costas e deixe secar naturalmente. Aplicar a solução 2 vezes ao dia, uma de manhã e outra à noite. 

2. Pelo encravado

A foliculite é uma das alterações mais comuns na pele, e que é de fácil resolução. Uma boa estratégia caseira é fazer uma esfoliação caseira com bicarbonato de sódio, pois ele tem ação anti-inflamatória e antisséptica, atua como um esfoliante da pele, ajudando também a regular o pH da pele.

Para a esfoliação com bicarbonato basta colocar um pouquinho de bicarbonato de sódio numa bola ou disco de algodão umedecido, e friccionar na região com movimentos circulares. Depois deve lavar a região com água e hidratar e proteger a pele, evitando usar roupas muito justas logo após a depilação, porque este cuidado simples pode evitar a formação de novos pontos de foliculite. 

Nos casos mais graves, quando a foliculite afeta uma grande área e deixa a região irritada, pode ser recomendada a depilação definitiva com laser ou luz pulsada. 

3. Manchas escuras no rosto

As manchas escuras no rosto possuem diversas causas, sendo a mais difícil de tratar o melasma, que é causado pelos raios solares. Existem diversos tratamentos estéticos direcionados para uniformizar o tom de pele, mas algumas estratégias caseiras também alcançam bons resultados, clareando as manchas, como a máscara de iogurte natural com tomate.

Para preparar a máscara basta amassar um tomate maduro com 2 colheres de iogurte natural e aplicar no rosto. Deixar atuar cerca de 15 minutos e remover a seguir com um pedacinho de algodão embebido no leite de rosas.

4. Dermatite

Um ótimo tratamento caseiro para dermatite atópica consiste em colocar aplicar diretamente sobre a região afetada um pouquinho de mingau de aveia.

Para preparar o mingau deve colocar 1 xícara de farinha de aveia em 1 litro de fria e depois aplicar a mistura sobre a pele afetada por cerca de 15 minutos. Depois, deve-se lavar a pele com água morna e sabão neutro e secar sem esfregar a toalha na pele. A aveia é uma substância natural com propriedades calmantes que ajudam a aliviar a irritação e a coceira na pele. A aveia também pode ser substituída por maisena, pois possuem ação semelhante.

5. Micose de unha 

Um ótimo tratamento caseiro para micose de unha é aplicar um pouco de óleo de copaíba diretamente sobre a unha afetada, porque ele possui propriedades antifúngicas, anti-inflamatórias, emolientes e cicatrizantes.

Outra opção de tratamento é com água oxigenada, uma vez que tem propriedades antissépticas. Para isso, basta mergulhar os pés em uma bacia com água oxigenada a 3% e água, nas mesmas proporções, durante 30 minutos por dia, durante alguns meses, até obter resultados. Conheça mais remédios caseiros para micose de unha.

6. Furúnculo

O óleo de melaleuca é ótimo para tratar o furúnculo, pois possui propriedades antissépticas, antibacterianas e cicatrizante. O óleo deve ser aplicado com auxílio de um cotonete no furúnculo 1 vez ao dia. 

Para potencializar o tratamento destes problemas de pele, pode ser indicado realizar 1 ou 2 dias detox, cujo principal objetivo é aumentar o consumo de alimentos orgânicos e pobres em gordura, e evitar os produtos industrializados, que são ricos em sal, gordura e aditivos químicos. Confira como fazer uma dieta detox 3 e 5 dias para melhorar a saúde da pele de dentro para fora. 

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem