Remédio caseiro para picada de borrachudo

Revisão clínica: Manuel Reis
Enfermeiro
fevereiro 2019

Um excelente remédio caseiro para picada de borrachudo é passar uma mistura de óleo de amêndoa doce com cravo-da-índia e camomila na pele, pois atuam amenizando os sintomas que podem acontecer devido à picada, além de ser capaz de evitar a picada do mosquito.

Outra opção caseira para evitar a picada do mosquito é o repelente de óleo de alecrim e hamamélis, pois evitam a chegada do mosquito devido ao cheiro intenso. Alguns alimentos também são capazes de impedir a picada do mosquito, como por exemplo o arroz integral e a farinha de trigo integral, por exemplo, que podem ser incorporadas na dieta.

Repelente de cravo-da-índia e camomila

O cravo-da-índia possui um efeito bactericida e desinfetante, enquanto a camomila e o óleo de amêndoas doce atuam acalmando o local e amenizando a coceira causada pela picada do mosquito borrachudo, que deixa o local bastante dolorido.

Ingredientes

Modo de preparo

Misture os ingredientes num recipiente com tampa e mantenha-o guardado num local limpo e seco. Depois aplique uma pequena quantidade deste óleo no local da picada do mosquito borrachudo, fazendo uma suave massagem.

Além deste remédio caseiro pode-se usar também o óleo de lavanda para aliviar a coceira, esfregando levemente pequenas quantidades do óleo sob o local da picada.

Repelente de óleo de alecrim e hamamélis

O óleo de alecrim possui propriedades antimicrobianas e antissépticas, além de possuir um cheio intenso e característico capaz de evitar a picada do mosquito. Saiba para que serve o óleo essencial de alecrim.

Ingredientes

  • Óleo essencial de alecrim;
  • Folhas de Hamamélis;
  • 1 frasco pequeno.

Modo de preparo

Para fazer esse remédio caseiro, basta encher o frasco pequeno com água fervente e em seguida adicionar as folhas de Hamamélis até que o frasco esteja cheio. Em seguida, deve-se colocar cerca de 40 gotas do óleo de alecrim para que o cheiro seja mais intenso. Em seguida, basta borrifar e espalhar na pele para evitar a picada do mosquito.

Confira também o que comer para evitar a picada do borrachudo assistindo o vídeo a seguir:

Esta informação foi útil?

Atualizado por Equipe Editorial do Tua Saúde, em fevereiro de 2019. Revisão clínica por Manuel Reis - Enfermeiro, em fevereiro de 2019.
Revisão clínica:
Manuel Reis
Enfermeiro
Pós-graduado em fitoterapia clínica e formado pela Escola Superior de Enfermagem do Porto, em 2013. Membro nº 79026 da Ordem dos Enfermeiros.

Tuasaude no Youtube

  • Repelente natural para afastar os mosquitos

    02:28 | 133657 visualizações