Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Camomila para clarear naturalmente o cabelo

A Camomila é um fantástico truque caseiro para clarear os cabelos, deixando-os com um tom mais claro e dourado. Estes remédios caseiros são especialmente eficazes em cabelos de tom naturalmente mais claro, como castanho-amarelado ou loiro-acastanhado por exemplo, atuando sobre os pigmentos capilares do cabelo.

Além disso, a camomila também pode ser usada para clarear os pelos do corpo, proporcionando maior brilho e vitalidade, sem agredir os fios ou a pele. Conheça mais benefícios da camomila.

Camomila para clarear naturalmente o cabelo

1. Chá caseiro de camomila

O chá caseiro de camomila é uma forma de usar a camomila para clarear os fios de cabelo, e para o preparar é necessário:

Ingredientes

  • 1 xícara de flores secas de Camomila ou 3 ou 4 sachês de chá;
  • 500 mL de água fervente.

Modo de Preparo

Adicionar as flores secas de camomila à água fervente, tapar e deixar repousar até arrefecer, durante aproximadamente 1 hora.

Deve-se enxaguar todo o cabelo com este chá forte, deixando atuar entre 20 a 25 minutos, para que possa fazer efeito. Passado esse tempo, deve-se lavar o cabelo como de costume, assegurando a sua hidratação com máscara ou amaciador no fim. Esta lavagem, deve ser feita regularmente, 1 vez por semana, para potenciar e manter o clareamento dos fios de cabelo.

2. Chá de camomila e leite

O chá de camomila feito em leite, é outra excelente opção que ajuda a clarear naturalmente os fios de cabelo, e para a sua preparação é preciso:

Ingredientes

  • 1 xícara de flores secas de Camomila ou 3 ou 4 sachês de chá;
  • 1 ou 2 copos de leite integral.

Modo de Preparo

Ferver o leite, retirar do fogo e adicionar a camomila. Tapar e deixar arrefecer até esfriar por completo. Esta mistura pode ser colocada em um borrifador, que se deve usar para aplicar o chá de camomila em leite sobre as mechas de cabelo. Depois de borrifar todo o cabelo, deve-se pentear cuidadosamente e deixar atuar durante cerca de 20 minutos, usando uma touca térmica para potenciar o efeito da mistura.

Camomila para clarear naturalmente o cabelo

3. Shampoo de ervas 

Para salientar os cabelos claros, pode-se preparar um shampoo com camomila, calêndula e raspas de limão, que pode ser usado diariamente.

Ingredientes

  • 125 mL de água;
  • 1 colher de chá de camomila seca;
  • 1 colher de chá de calêndula seca;
  • 1 colher de chá de raspas de casca de limão;
  • 2 colheres de sopa de shampoo natural sem odor.

Modo de preparo

Ferver a água e as ervas num recipiente tapado e depois retirar do lume e deixar em infusão durante cerca de 30 minutos. De seguida deve-se coar e verter para um frasco limpo,  adicionar o shampoo inodoro e agitar bem. Usar no prazo de uma semana ou durante um mês, caso seja guardado no frigorífico.

4. Solução para realçar o cabelo loiro

Além do shampoo anterior, pode também ser usada uma solução preparada com as mesmas ervas, que vai realçar ainda mais o cabelo loiro.

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de camomila seca;
  • 3 colheres de sopa de calêndula seca; 
  • 500 mL de água;
  • 1 colher de sopa de suco de limão.

Modo de preparo

Ferver a água com a camomila e a calêndula em um recipiente tapado e depois retirar do lume e deixar em infusão até arrefecer. Depois, coar e verter para um recipiente limpo e adicionar o suco de limão e agitar bem. Esta solução deve ser usada após lavagem com o shampoo de ervas, vertendo cerca de 125 mL no cabelo. O que restar desta solução pode ser conservado no frigorífico até duas semanas, no máximo.

Veja outras receitas para clarear o cabelo em casa.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...