Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como tomar chá de Hibisco para emagrecer

Tomar diariamente o chá de hibisco é uma ótima forma de facilitar a perda de peso, pois esta planta contém antocianinas, compostos fenólicos e flavonóides que ajudam a:

  • Regular os genes envolvidos no metabolismo dos lípidos, facilitando a eliminação de gordura;
  • Atenuar a hipertrofia dos adipócitos, reduzindo o tamanho das células de gordura.

No entanto, esta planta não parece ter efeito sobre o apetite. Assim, no caso de pessoas que têm muito apetite, que acaba dificultando o processo de emagrecimento, deve-se completar o uso de hibisco com outra planta que ajude a reduzir o apetite, como a Caralluma Fimbriata ou o Feno-grego, por exemplo.

Como tomar chá de Hibisco para emagrecer

A forma mais correta de usar o hibisco e garantir os melhores resultados é tomando as cápsulas para garantir uma dose mais exata, no entanto, também se pode preparar chá da planta, utilizando-se a espécie Hibiscus sabdariffa, que pode ser encontrado em lojas de produtos naturais, farmácias e drogarias. 

Além do chá puro, o hibisco também pode adicionado a sucos e vitaminas na alimentação. Saiba como fazer a Dieta do chá de hibisco para emagrecer.

O hibisco, diferentemente do chá verde, tem um sabor mais agradável e é rico em antioxidantes que previnem doenças do coração e o envelhecimento precoce, podendo ser uma ótima opção por quem não gosta de tomar chá verde.

Como fazer o chá de hibisco

Para fazer o chá de hibisco e manter as propriedades da flor, deve-se colocar a água para ferver e, quando começar a levantar fervura, deve-se apagar o fogo. A seguir deve-se acrescentar as flores de hibisco, tampar o recipiente e deixar repousar por 10 minutos antes de coar e beber.

A proporção correta de hibisco e água é:

  • 2 colheres (de sopa) de hibisco seco ou 2 sachês de chá de hibisco;
  • 1 litro de água em início de fervura

Deve-se tomar 3 a 4 xícaras deste chá diariamente, meia hora antes das principais refeições. O chá deve ser ingerido sem adicionar açúcar para que alcance o efeito esperado e melhores resultados no emagrecimento quando associado a uma dieta equilibrada e à prática de exercícios físicos.

Veja um exemplo de dieta para fazer e emagrecer mais rápido.

Como usar Hibisco em sucos

Além do chá quente e do chá gelado, o hibisco também pode ser adicionado em sucos de frutas ou vegetais. Para preparar os sucos, deve-se substituir a água pelo chá de hibisco gelado, batendo juntamente com frutas ou vegetais no liquidificador. Boas ideias para fruta são maracujá, abacaxi ou morango. Veja como preparar as 5 melhores receitas de suchá de hibisco.

Quando não tomar o chá de hibisco

O chá de hibisco está contraindicado em casos de gravidez, para mulheres durante a TPM porque pode agravar seus sintomas e também não é indicado para pessoas com problema de pressão baixa. Além disso, o chá de hibisco pode causar alterações hormonais e prejudicar a fertilidade, por isso está contraindicado para mulheres que estejam tentando engravidar.

O excesso de chá de hibisco também pode causar intoxicação do organismo, alterações da pressão e causando fraqueza muscular, por isso, a dose máxima diária deve ser de 2 a 3 gramas por dia ou cerca de 6 xícaras de chá.

Como emagrecer rápido

O hibisco é uma boa estratégia para tentar acelerar o processo de emagrecimento, mas além disso, também se deve apostar nos alimentos ricos em nutrientes e evitar ao máximo tudo que contenha açúcares e gordura. Começar a caminhar também é muito importante, dessa forma, quem não pratica qualquer tipo de atividade física deve procurar algum tipo de exercício físico para fazer, pelo menos 3 vezes por semana.

Mas se o seu problema é ficar comendo toda hora e estar sempre com fome, dá uma olhada nesse vídeo para saber como vencer a fome e cumprir a dieta: 

4 receitas com hibisco para emagrecer

Além do chá, o hibisco também pode ser usado de outras formas. Confira 4 receitas fáceis e práticas para utilizar o hibisco no processo de emagrecimento:

1. Picolé de melancia com Hibisco

Como tomar chá de Hibisco para emagrecer

Cada picolé tem apenas 37 calorias, e pode ser usado como sobremesa das refeições principais, por exemplo.

Ingredientes

  • 2 fatias grandes de melancia com sementes
  • 1 xícara de chá hibisco com gengibre
  • 1 colher de folhas de hortelã em pedaços.

Modo de preparo

Bater todos os ingredientes no liquidificador e encher as forminhas de picolé. Como alternativa, também pode-se colocar pedaços de fruta, como kiwi e morango, dentro das forminhas antes de enchê-las, pois isso vai trazer mais nutrientes para o picolé e deixá-lo com uma aparência ainda mais bonita.

2. Refrigerante saudável de hibisco

Como tomar chá de Hibisco para emagrecer

Cada copo de 240 ml deste refrigerante tem apenas 14 calorias, e uma boa dica é tomá-lo durante o almoço ou o jantar.

Ingredientes

  • 1 xícara de chá de hibisco;
  • Água com gás.

Modo de preparo

Fazer o chá utilizando 3 colheres de sopa de hibisco seco para 500 ml de água. Deixar a água iniciar a fervura, desligar o fogo e adicionar o hibisco, tampando a panela por 5 minutos. Colocar o chá na geladeira e quando for beber, encher ⅓ do copo com chá e completar o restante com a água com gás.

3. Suco light de verão

Como tomar chá de Hibisco para emagrecer

Cada copo de 200 ml de suco tem apenas 105 calorias, e pode ser tomado no lanche da tarde, juntamento com algumas bolachas tipo cracker ou Maria.

Ingredientes

  • 500 ml de chá de hibisco frio;
  • 500 ml de suco de uva tinto sem açúcar;
  • 2 limões;
  • 3 ramos de hortelã.

Modo de preparo

Fazer o chá de hibisco com 5 colheres de sopa da planta para 500 ml de água. Colocar o suco de uva em uma jarra, o suco de um limão, o chá de hibisco, os ramos de hortelã e o segundo limão em rodelas. Deixar na geladeira para resfriar e acrescentar mais gelo na hora de servir.

4. Gelatina de hibisco

Como tomar chá de Hibisco para emagrecer

Uma taça com 100 ml de gelatina de hibisco tem 32 calorias, e pode ser consumida como sobremesa do jantar, por exemplo.

Ingredientes:

  • Chá de hibisco;
  • Gelatina sem sabor;
  • 3 colheres de açúcar ou adoçante stévia.

Modo de preparo

 Dissolver a gelatina de acordo com as orientações do rótulo, utilizando o chá de hibisco no lugar da água. Adoçar com açúcar ou com adoçante, e levar para a geladeira até que fique na consistência de gelatina.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem