Tratamentos caseiros para gonorreia

outubro 2022

Algumas opções de tratamento caseiro para gonorreia são os chás de plantas medicinais, como o chá de cardo-santo ou o chá de romã, pois possuem substâncias com propriedades antibióticas naturais, além de fortalecer o sistema imunológico, o que ajuda a combater a infecção causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae

Esses tratamentos caseiros podem ser usados para complementar o tratamento com remédios indicados pelo médico, e de forma nenhuma deve substituir o tratamento com antibióticos, que é a única forma de curar a gonorreia, e devem ser usados com orientação médica. Veja como é feito o tratamento com antibióticos para a gonorreia.

Além do tratamento caseiro, é importante adotar uma alimentação natural, rica em líquidos e composta de alimentos diuréticos e depurativos do sangue, assim como evitar os condimentos irritantes é muito importante para evitar a dor na uretra durante a micção, um dos principais sintomas da doença.

Alguns tratamentos caseiros para gonorreia são:

1. Chá de cardo-santo e óleo de copaíba

Um bom remédio caseiro para complementar o tratamento da gonorreia é beber o chá de cardo-santo enriquecido com óleo de copaíba, pois possuem propriedades antibióticas naturais que auxiliam no combate à doença. 

Ingredientes

  • 1 litro de água
  • 30 g de folhas e haste de cardo-santo;
  • 3 gotas de óleo essencial de copaíba para cada xícara de chá.

Modo de preparo

Coloque a água e o cardo-santo numa panela e deixe ferver por 5 a 10 minutos. Apague o fogo, espere amornar, coe e acrescente 3 gotas de óleo de copaíba a cada xícara de chá pronto. Beba 4 vezes ao dia, enquanto durar o tratamento.

Este chá apesar de ser útil não deve substituir o tratamento indicado pelo médico, sendo apenas uma forma de complementar o tratamento e aliviar os sintomas da gonorreia. Saiba como é feito o tratamento para gonorreia.

Esse chá não deve ser usado por mulheres que estão em período de lactação, grávidas ou por pessoas que tenham doença de Crohn ou colite ulcerativa.

2. Chá de equinácea

O chá de equinácea feito com a planta Echinacea spp, é rico em alcamidas, polissacarídeos, glicoproteínas e derivados do ácido cafeico, com ação anti-inflamatória e imunomoduladora, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico, sendo uma boa opção de remédio caseiro para auxiliar no tratamento da gonorreia.

Ingredientes

  • 1 colher de chá de raiz ou folhas de equinácea
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Colocar 1 colher de chá da raiz ou folhas da equinácea em uma xícara de água fervente. Deixar repousar por 15 minutos, coar e beber 2 vezes por dia

Esse chá não deve ser usado por mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que tenham tuberculose, leucemia, doenças do colágeno, esclerose múltipla, ou doenças autoimunes, como artrite reumatóide, lupus ou psoríase.

3. Chá de romã

A romã possui propriedades antibacterianas, além de conseguir estimular o sistema imunológico, já que é rica em zinco, magnésio e vitamina C. Por isso, o chá de romã é uma ótima opção para auxiliar no tratamento da gonorreia.

Ingredientes

  • 10 gramas da casca de romã;
  • 1 xícara de água fervente;

Modo de preparo

Adicionar as cascas de romã em uma panela com a água. Quando começar a ferver, deixar por mais 5 minutos e desligar. Após esse tempo, tampar a panela deixando o chá repousar por mais 5 minutos. Esperar amornar e beber a seguir de 2 a 3 vezes por dia.  

Além do chá feito com as cascas, é possível fazer o chá com as folhas da romãzeira secas. Para isso, basta colocar 2 colheres de chá das flores em 500 mL de água fervente, deixar repousar por 15 minutos, coar e beber 1 vez por dia.

O chá de romã não deve ser usado mulheres grávidas ou em amamentação ou por pessoas que tenham gastrite ou úlceras no estômago, pois pode causar irritação no estômago.

4. Chá de unha de gato

A unha de gato ajuda a aumentar as defesas do organismo, pois estimula a produção de glóbulos brancos e a ativação das células do sistema imunológico, ajudando o organismo a combater os microorganismos, sendo uma boa opção natural para auxiliar no tratamento da gonorreia.

Ingredientes

Modo de preparo

Adicionar os ingredientes em um recipiente e ferver por 15 minutos. Em seguida, retirar o chá do fogo e deixar repousar no recipiente tampado por 10 minutos. Coar, esperar amornar e tomar 1 xícara do chá de 8 em 8 horas, entre as refeições.

O chá de unha de gato não deve ser usado por mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que têm doenças autoimunes ou renais, leucemia, problemas de coagulação no sangue, ou que estejam tomando remédios anticoagulantes ou que vão fazer qualquer tipo de cirurgia.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Flávia Costa - Farmacêutica, em outubro de 2022.

Bibliografia

  • EL-SABER, G.; et al. Uncaria tomentosa (Willd. ex Schult.) DC.: A Review on Chemical Constituents and Biological Activities. Applied sciences. 10. 1-12, 2020
  • ZARFESHANY, A.; et al. Potent health effects of pomegranate. Adv Biomed Res. 3. 100, 2014
Mostrar bibliografia completa
  • EGHBALI, S.; et al. Therapeutic Effects of Punica granatum (Pomegranate): An Updated Review of Clinical Trials. J Nutr Metab. 2021. 5297162, 2021
  • AL-SNAFI, A. E. The Constituents and Pharmacology of Cnicus Benedictus- A Review. The Pharmaceutical and Chemical Journal. 3. 2; 129-135, 2016
  • MANAYI, A.; et al. Echinacea purpurea: Pharmacology, phytochemistry and analysis methods. Pharmacogn Rev. 9. 17; 63-72, 2015
  • SHARIFI-RAD, M; et al. Echinacea plants as antioxidant and antibacterial agents: From traditional medicine to biotechnological applications. Phytother Res. 32. 9; 1653-1663, 2018
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.

Tuasaude no Youtube

  • CAMISINHA FEMININA: como colocar e o que não fazer

    07:35 | 152635 visualizações
  • COMO COLOCAR A CAMISINHA CORRETAMENTE

    08:15 | 928762 visualizações
  • INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS | com Drauzio Varella

    14:11 | 161326 visualizações