O tratamento caseiro para gonorreia pode ser feito com chás de plantas medicinais que possuem propriedades antibióticas naturais e que fortalecem o sistema imune, combatendo a doença, como o cardo-santo, a equinácea e a romã, por exemplo. No entanto, o tratamento caseiro não deve substituir o tratamento determinado pelo médico, sendo apenas uma forma complementar de tratamento.
Além do tratamento caseiro, adotar uma alimentação natural, rica em líquidos e composta de alimentos diuréticos e depurativos do sangue, assim como evitar os condimentos irritantes é muito importante para evitar a dor na uretra durante a micção, um dos principais sintomas da doença.
Chá de cardo-santo e óleo de copaíba

Um bom remédio caseiro para complementar o tratamento da gonorreia é beber o chá de cardo-santo enriquecido com óleo de copaíba, pois possuem propriedades antibióticas naturais que auxiliam no combate à doença.
Ingredientes
- 1 litro de água
- 30 g de folhas e haste de cardo-santo;
- 3 gotas de óleo essencial de copaíba para cada xícara de chá.
Modo de preparo
Coloque a água e o cardo-santo numa panela e deixe ferver por 5 a 10 minutos. Apague o fogo, espere amornar, coe e acrescente 3 gotas de óleo de copaíba a cada xícara de chá pronto. Beba 4 vezes ao dia, enquanto durar o tratamento.
Este chá apesar de ser útil não deve substituir o tratamento indicado pelo médico, sendo apenas uma forma de complementar o tratamento e aliviar os sintomas da gonorreia. Saiba como é feito o tratamento para gonorreia.
Chá de equinácea

A equinácea possui propriedades antibióticas e imunoestimulantes, ou seja, é capaz de combater a bactéria responsável pela gonorreia e estimular o sistema imune.
Ingredientes
- 1 colher de chá de raiz ou folhas de equinácea;
- 1 xícara de água fervente.
Modo de preparo
Para fazer o chá, basta colocar a equinácea na água fervente e deixar repousar por 15 minutos. Em seguida, coar e beber pelo menos 2 vezes ao dia.
Chá de romã

A romã possui propriedades antibacterianas, além de conseguir estimular o sistema imunológico, já que é rica em zinco, magnésio e vitamina C. Por isso, o chá de romã é uma ótima opção para auxiliar no tratamento da gonorreia.
Ingredientes
- 10 gramas da casca de romã;
- 1 xícara de água fervente;
Modo de preparo
O chá de romã é feito colocando as cascas na água fervente e deixando repousar por 10 minutos. Em seguida, deve-se coar e beber o chá ainda morno pelo menos 2 vezes por dia.
Além do chá feito com as cascas, é possível fazer o chá com as folhas da romãzeira secas. Para isso, basta colocar 2 colheres de chá das flores em 500 ml de água fervente, deixar repousar por 15 minutos, coar e beber 1 vez por dia.