Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Remédio caseiro para dor de cabeça

Um bom remédio caseiro para dor de cabeça é tomar um chá feito com semente de limão, mas o chá de camomila com outras ervas também é ótimo para aliviar a dor de cabeça e a enxaqueca.

Além deste chá, existem ainda outras estratégias naturais que podem ser utilizadas para aumentar o seu efeito. Confira 5 passos para acabar com a dor de cabeça sem remédios.

No entanto em caso de dor de cabeça forte ou frequente é importante descobrir sua causa para poder tratá-la de forma adequada. Os principais causadores das dores de cabeça são cansaço, estresse e a sinusite, porém dores de cabeça muito intensas e a dor de cabeça constante, devem ser investigadas por um neurologista. Veja quais as causas mais comuns da dor de cabeça.

1. Chá de sementes de limão

Remédio caseiro para dor de cabeça

​Um excelente remédio caseiro para dor de cabeça é o chá das semente de citrinos como laranja, limão e tangerina. Este pó de sementes é rico em antioxidantes, flavonoides e anti-inflamatórios naturais que são eficazes no combate à dor de cabeça.

Ingredientes

  • 10 sementes de tangerina
  • 10 sementes de laranja
  • 10 sementes de limão

​​Modo de preparo

Coloque todas as sementes num tabuleiro e leve ao forno por cerca de 10 minutos, ou até secarem completamente. Depois, bata-as no liquidificador para que se tornem pó e guarde num recipiente de vidro bem fechado, como um vidro antigo de maionese, por exemplo.

Para fazer o remédio, coloque 1 colher de de chá do pó numa xícara e cubra com água fervente. Tampe, deixe esfriar, coe e beba a seguir. Tome uma xícara deste chá 30 minutos antes das refeições (café da manhã, almoço e jantar), durante o período de crise de dor de cabeça e, depois de 3 dias, avalie os resultados.

2. Chá com camomila

Remédio caseiro para dor de cabeça

Um bom remédio natural para dor de cabeça provocada por situações de ansiedade e estresse é o chá de capim-santo, calêndula e camomila, pois estas ervas apresentam potente efeito calmante e relaxante que ajudam a aliviar a pressão.

Ingredientes

  • 1 punhado de capim-santo
  • 1 punhado de calêndula
  • 1 punhado de camomila
  • 1 litro de água fervente

Modo de preparo

Coloque as ervas dentro e uma a panela com água fervente, tampe e reserve por 15 minutos. A seguir coe e beba o chá ainda morno. Pode-se adoçar à gosto com um pouquinho de mel.

3. Chá com alfazema

Remédio caseiro para dor de cabeça

Uma outra ótima solução natural para dor de cabeça é aplicar uma compressa fria preparada com óleos essenciais de alfazema e manjerona, na cabeça e deixar atuar por alguns minutos.

Os ingredientes utilizados neste remédio caseiro ajudam a aliviar o stress físico e mental, devido as suas propriedades relaxantes. Além de serem usadas para diminuir as dores de cabeça, a compressa de aromoterapia também pode ser utilizada para diminuir casos de ansiedade e tensão.

Ingredientes

  • 5 gotas de óleo essencial de alfazema
  • 5 gotas de óleo essencial de manjerona
  • uma bacia de água fria

Modo de preparo

Os óleos essenciais de ambas as plantas devem ser adicionados na bacia com água fria. Depois molhe duas toalhas na água e torça suavemente. Deite-se e plique uma toalha na testa e outra na base do pescoço. A compressa deve ser mantida durante 30 minutos, quando o corpo se acostumar com a temperatura da toalha volte a molha-la para mantê-la sempre fria.

Fazer uma automassagem na cabeça pode ajudar a complementar o tratamento, veja o vídeo que se segue:

Porém, se estes tratamentos não funcionarem é importante ir ao médico porque pode ser necessário iniciar o uso de remédios. Veja quais os remédios mais indicados para a dor de cabeça.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...