6 remédios caseiros para distensão muscular

Revisão clínica: Manuel Reis
Enfermeiro

Os remédios caseiros para distensão muscular possuem ação anti-inflamatória e analgésica, por isso ajudam a aliviar os sintomas de dor ou inchaço no músculo causados pela distensão muscular após atividades físicas.

A distensão muscular acontece quando um músculo é esticado demais, o que pode causar rompimento das suas fibras e afetar também os tendões próximos ao músculo, resultando em uma inflamação no músculo e o aparecimento de dor e inchaço no local. Confira outros sintomas de distensão muscular

Embora não sirvam para substituir o tratamento médico ou a fisioterapia, os remédios caseiros são uma boa opção para ajudar a aliviar a dor e o desconforto causado pela distensão muscular, podendo ser usados para complementar o tratamento indicado pelo médico e/ou fisioterapeuta.

1. Chá de casca de salgueiro branco

O salgueiro branco, conhecido cientificamente como Salix alba, tem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias devido a presença de salicina, que é uma substância semelhante ao ingrediente principal da aspirina. Por isso, o chá da casca desta planta pode ser uma boa opção para aliviar a dor causada por distensão ou estiramento muscular.

Ingredientes

  • 2 colher (de chá) de cascas de salgueiro branco;
  • 2 xícaras de água.

Modo de preparo

Colocar a água para ferver e adicionar a casca de salgueiro. Deixar ferver por 10 minutos, coar e beber até 2 xícaras por dia.

Este chá não deve ser consumido por crianças, por mulheres grávidas ou em amamentação, por pessoas que têm alergia à aspirina ou que estejam usando anticoagulantes. Além disso, o uso do chá de casca de salgueiro branco não é indicado para pessoas com problemas gastrointestinais, como úlceras, gastrite, refluxo gastroesofágico, colite ou diverticulite.

2. Banho de imersão com sais de Epsom

Os sais de Epsom são ricos em sulfato de magnésio que é facilmente absorvido pela pele, facilitando a circulação do sangue, eliminando toxinas, relaxando os músculos e aliviando a dor causada pela distensão ou estiramento muscular, principalmente na panturrilha. Estes sais devem ser usados somente para banho e não devem ser consumidos.

Ingredientes

  • ½ xícara de sais de Epsom;
  • 2 a 3 litros de água morna.

Modo de preparo

Colocar os sais de Epsom em um recipiente com 2 a 3 litros de água morna ou uma quantidade de água suficiente para cobrir os pés e chegar até pelo menos o meio da panturrilha. Diluir bem os sais, mexendo a água com a mão, e colocar a perna no interior da água durante cerca de 15 minutos. Este processo pode ser feito até 3 vezes por semana. 

Os sais também podem ser usados na água do banho, para produzir um banho relaxante para os vários músculos do corpo.

3. Compressa de infusão de sabugueiro

A compressa de infusão de sabugueiro é uma ótima opção de remédio caseiro para distensão muscular pois possui propriedades anti-inflamatórias que ajudam a diminuir a dor e o inchaço provocado pela distensão.

Ingredientes

  • 80 g de folhas de sabugueiro;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Colocar os ingredientes em uma panela para ferver durante cerca de 5 minutos. Depois deixar esfriar, coar e fazer banhos locais do músculo 2 vezes por dia.

4. Óleo de arnica

A arnica é um excelente remédio caseiro para diminuir a dor e a tratar a distensão muscular, pois a suas flores possuem lactonas na sua composição, com ação anti-inflamatória e analgésica, que permitem aliviar a dor por distensão ou estiramento muscular, causada por atividades físicas ou no caso de torcicolo, por exemplo.

É importante ressaltar que este óleo deve ser usado somente sobre a pele e não deve ser consumido, pois possui propriedades tóxicas.

Ingredientes

  • 10 gramas de flores secas de arnica;
  • 100 mL de azeite de oliva, óleo de amêndoas ou óleo de jojoba.

Modo de preparo

Colocar as flores secas de arnica em um frasco de vidro limpo, seco e com tampa e adicionar o óleo. Misturar com uma colher, tampar o frasco, cobrir com papel alumínio e agitar para ajudar a liberar as substâncias ativas da arnica. Guardar o frasco em local arejado, longe da claridade, por 30 a 40 dias. Após esse período, coar o óleo para retirar as flores da arnica e guardar o óleo em um frasco limpo, seco e com tampa, coberto com papel alumínio. Pode-se usar o óleo de arnica sobre o músculo dolorido de 2 a 3 vezes por dia.

Confira outras formas de usar a arnica para dor muscular causada por estiramentos, distensões ou contusões

5. Cataplasma de infusão calêndula

A calêndula, conhecida cientificamente como Calendula officinalis, possui propriedades anti-inflamatórias sendo uma ótima opção remédio caseiro quando usada na forma de cataplasma para uso tópico preparado a partir da infusão desta planta e ajuda a diminuir a inflamação e a reduzir a dor e o desconforto causados pela distensão ou pelo estiramento muscular.

Ingredientes

  • 1 a 2 colheres de chá de flores de calêndula;
  • 150 mL de água fervente.

Modo de preparo

Colocar as flores de calêndula na água fervente e deixar repousar por 5 minutos. Coar e molhar uma compressa limpa e seca na infusão de calêndula, como uma gaze ou uma faixa, por exemplo. Aplicar a compressa no músculo dolorido 3 vezes ao dia, deixando agir por 30 minutos. 

6. Vinagre de maçã 

O vinagre de maçã possui propriedades anti-inflamatórias e alcalinizantes, sendo outra boa opção de remédio caseiro para distensão muscular, pois ajuda a aliviar a dor e a inflamação nos músculos e pode ser aplicado diretamente no local lesionado ou ingerido. 

Ingredientes

  • 1 a 2 colheres de sopa de vinagre de maçã;
  • 1 copo de água.

Modo de preparo

Diluir o vinagre de maçã no copo de água e beber em seguida. É importante lavar a boca com água após beber a solução de vinagre de maçã e, para prevenir o desgaste do esmalte dos dentes, deve-se escovar os dentes 30 minutos após beber a solução de vinagre de maçã.

Outra opção é usar essa solução em compressas aplicadas diretamente no músculo dolorido. 

O vinagre de maçã pode ser feito em casa com ingredientes naturais ou comprado em supermercados. Saiba como fazer o vinagre de maçã em casa

Assista o vídeo com a fisioterapeuta Marcelle Pinheiro com essas e outras dicas de tratamento para a distensão muscular:

Esta informação foi útil?

Atualizado por Flávia Costa - Farmacêutica, em abril de 2021. Revisão clínica por Manuel Reis - Enfermeiro, em abril de 2021.

Bibliografia

  • SIDOR, Andrzej; GRAMZA-MICHALOWSKA, Anna. Advanced research on the antioxidant and health benefit of elderberry (Sambucus nigra) in food – a review. Journal of Functional Foods. 18. Part B; 941-958, 2015
  • MEAMARBASHI, Abbas. Herbs and natural supplements in the prevention and treatment of delayed-onset muscle soreness. Avicenna J Phytomed. 7. 1; 16–26, 2017
Mostrar bibliografia completa
  • PUMPA, Kate L.; et al. The effects of topical Arnica on performance, pain and muscle damage after intense eccentric exercise. European Journal of Sport Science. 14. 3; 2014
  • SHARA, Mohd; STOHS, Sidney J. Efficacy and Safety of White Willow Bark (Salix alba) Extracts . Phytother Res. 29. 8; 1112-1116, 2015
  • BOGDUK, Nikolai. Pharmacological alternatives for the alleviation of back pain. Expert Opin Pharmacother. 5. 10; 2091-2098, 2004
  • ZENGION; Andrea H.; YARNELL, Eric. Pain Procedures in Clinical Practice: Chapter 20: Herbal and Nutritional Supplements for Painful Conditions. 3. Elsevier, 2011. 187-204.
Revisão clínica:
Manuel Reis
Enfermeiro
Pós-graduado em fitoterapia clínica e formado pela Escola Superior de Enfermagem do Porto, em 2013. Membro nº 79026 da Ordem dos Enfermeiros.

Tuasaude no Youtube

  • COMO TRATAR ESTIRAMENTO MUSCULAR

    06:05 | 711261 visualizações