Remédios para disidrose: pomadas, comprimidos e opções caseiras

Revisão clínica: Flávia Costa
Farmacêutica
fevereiro 2022

Existem alguns remédios para disidrose, como os anti-histamínicos ou os corticóides, que podem ser usados para ajudar a aliviar os sintomas, como dor ou desconforto ao redor das bolhas na pele, coceira intensa, sensação de queimação ou desconforto na pele.

Esses remédios podem ser usados na forma de pomadas ou comprimidos, de acordo com a indicação do dermatologista, que pode orientar o melhor tratamento de forma individualizada de acordo com a idade e a gravidade dos sintomas. Veja os principais sintomas da disidrose

Além disso, existem ainda algumas opções de remédios caseiros que podem ser usados para complementar o tratamento médico da disidrose, como as compressas de chá de jasmim ou de chá de camomila, que ajudam a aliviar os sintomas mais rápido.

Os principais remédios que normalmente são indicados pelo médico para tratar a disidrose incluem:

1. Anti-histamínicos

Os anti-histamínicos, como difenidramina ou loratadina, são remédios antialérgicos que ajudam a aliviar a coceira intensa, a sensação de queimação ou o desconforto na pele causados pela disidrose. 

Geralmente, esses remédios são indicados pelo médico na forma de comprimidos, e não devem não devem ser usados por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação, a menos que recomendados pelo médico.

2. Corticoides

Os corticoides, como mometasona ou betametasona, podem ser usados na forma de pomadas para ajudar a reduzir a inflamação e secar as bolhas na pele, acelerando o seu desaparecimento. 

Geralmente, o tratamento com pomadas de corticoide é feito por até 6 semanas, a não ser que o médico recomende mais tempo, de acordo com a gravidade da disidrose. Confira as principais pomadas de corticóide que podem ser indicadas pelo médico

Além disso, nos casos em que a disidrose não melhora com o uso das pomadas, o médico pode recomendar o uso de corticoides na forma de comprimidos, como a prednisona ou prednisolona, por exemplo. 

Os corticóides só devem ser usados com orientação e indicação médica, com doses bem determinadas e pelo tempo indicado pelo médico. 

3. Imunossupressores

Os imunossupressores na forma de pomada, como o tacrolimo ou pimecrolimo, podem ser indicados pelo médico quando os cremes com corticóide não foram eficazes para reduzir os sintomas ou podem ser indicados nos casos de alergia aos corticoides. 

Esses remédios agem reduzindo a ação do sistema imunológico, o que ajuda a aliviar os sintomas da disidrose e a evitar surgimento das bolhas na pele, no entanto, por possuírem forte efeito sobre o sistema imune, aumentam também o risco de infecções na pele, devendo ser usados apenas com indicação médica.

4. Permanganato de potássio

O permanganato de potássio também pode ser indicado por alguns médicos para a disidrose, pois é uma substância antisséptica, com ação antibacteriana e antifúngica, que pode ajudar a limpar a pele, secar as bolhas e facilitar a cicatrização, além de evitar infecção das bolhas.

Esse remédio pode ser usado na forma de compressas sobre a pele afetada, de 2 a 3 vezes por dia. No entanto, o uso de permanganato de potássio deve ser feito somente com orientação médica, pois pode causar irritação ou queimaduras. Saiba como usar permanganato de potássio.  

5. Outros remédios

Em alguns casos, o médico pode ainda acrescentar ao tratamento outros medicamentos como:

  • Azatioprina;
  • Metotrexato;
  • Micofenolato mofetil;
  • Ciclosporina;
  • Etanercept.

Esses remédios são menos comuns, mas ajudam a diminuir a ação do sistema imunológico, sendo geralmente indicados para a disidrose mais grave e que não responde aos outros tratamentos.

Opções de remédios caseiros

Uma boa opção de remédio caseiro para disidrose é o chá de jasmim, que pode ser preparado adicionando 1 colher (de sopa) de flores de jasmim em 1 litro de água fervente, deixar esfriar, coar, molhar as compressas ou gazes no chá e aplicar na pele afetada por cerca de 15 a 20 minutos, de 2 a 3 vezes por dia, ou conforme necessário até a melhora dos sintomas. 

Outra opção é a compressa de chá de camomila, que tem ação anti-inflamatória, o que ajuda a a acalmar a pele e favorece a cicatrização, permitindo que as bolhas sequem e promovendo a regeneração da pele, além de evitar o crescimento bacteriano. Saiba como preparar a compressa de chá de camomila

É importante ressaltar que o uso destes, ou de qualquer outro remédio caseiro, não deve substituir os remédios/tratamentos indicados pelo médico, sendo apenas uma forma de ajudar a aliviar mais rapidamente os sintomas.

Além disso, outras medidas que podem ajudar a aliviar os sintomas da disidrose são manter as mãos e os pés muito bem limpos e secos, fazer a higiene adequada da região afetada com água e sabonete neutro, aplicar creme hidratante 2 a 3 vezes por dia e evitar entrar em contato com substâncias irritantes para a pele. 

Esta informação foi útil?

Atualizado e revisto clinicamente por Flávia Costa - Farmacêutica, em fevereiro de 2022.

Bibliografia

  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA. Disidrose. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/disidrose/48/>. Acesso em 03 fev 2022
  • CALLE, S.; et al. Dyshidrotic Eczema: A Common Cause of Palmar Dermatitis. Cureus. 12. 10; e10839, 2020
Mostrar bibliografia completa
  • MINELLI, Lorivaldo. Disidrose: aspectos clínicos, etiopatogênicos e terapêuticos. An Bras Dermatol. Vol.83. 2.ed; 107-115, 2008
  • TAKCI, Z.; et al. Dyshidrotic eczema and seborrheic dermatitis-like eczematous eruption following intravenous immunoglobulin therapy. Dermatol Ther. 33. 6; e14147, 2020
Revisão clínica:
Flávia Costa
Farmacêutica
Formada em Farmácia pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2003. Mestre em Ciências Biomédicas pela UBI, Portugal.

Tuasaude no Youtube

  • Segredos para uma pele bonita e saudável | Tatiana Zanin

    07:21 | 54310 visualizações
  • Como ter uma PELE PERFEITA | com @Bruna Vieira

    14:28 | 64728 visualizações
  • 5 ALIMENTOS para ter uma PELE FIRME e HIDRATADA

    03:23 | 470893 visualizações