Tarfic pomada (tacrolimo): para que serve e como usar

Revisão clínica: Flávia Costa
Farmacêutica
março 2022

A Tarfic é uma pomada indicada para o tratamento da dermatite atópica, pois possui tacrolimo monoidratado na sua composição, uma substância que consegue alterar a resposta imunológica natural da pele, aliviando a inflamação e os sintomas da dermatite atópica, como vermelhidão e coceira da pele.

Esta pomada pode ser comprada nas farmácias ou drogarias, com apresentação de receita médica, em diferentes doses, de 0,03% ou 0,1%, em bisnagas de 10 ou 30 gramas.

A pomada Tarfic deve ser usada com orientação do dermatologista que pode indicar a dose a ser utilizada, assim como o tempo de tratamento.

Para que serve

A pomada Tarfic é indicada para o tratamento de dermatite atópica moderada a severa, pois contém tacrolimo monoidratado na sua composição que é uma substância imunossupressora, que age reduzindo a ação do sistema imunológico, o que ajuda a aliviar os sintomas da dermatite atópica, como vermelhidão ou coceira na pele.

Geralmente, esse remédio é indicado no casos em que outros tratamentos para a dermatite atópica não foram eficazes para controlar os sintomas ou quando a pessoa apresenta intolerância a outros tratamentos. Veja os principais tratamentos para a dermatite atópica

Além disso, a pomada Tarfic também é indicada para a manutenção do tratamento de dermatite atópica, para prevenção de surtos dos sintomas e para prolongar os intervalos livres de crises em pessoas que possuem alta frequência de piora da doença.

A Tarfic pomada 0,03% é indicada para uso em crianças entre 2 a 15 anos de idade e adultos, e a pomada Tarfic 0,1% é indicada para uso em adolescentes com mais de 16 anos de idade e adultos. 

Como usar

A pomada Tarfic deve ser usada sobre a pele, sempre nos horários estabelecidos pelo médico, sendo recomendado lavar as mãos e a pele afetada com água e sabonete neutro e secar bem antes de passar a pomada. Em seguida, aplicar uma fina camada da pomada na região afetada e massagear suavemente a pele para facilitar sua absorção. 

É importante não cobrir a área da pele tratada, a menos que tenha sido orientado pelo médico, pois cobrir a pele pode aumentar a absorção da pomada e causar efeitos colaterais.

A dose normalmente recomendada da pomada Tarfic, varia de acordo com a idade e a concentração de tacrolimo na pomada, e incluem:

  • Crianças de 2 a 15 anos: a dose inicial normalmente recomendada é de 1 aplicação da Tarfic 0,03% sobre a pele, 2 vezes por dia, uma vez pela manhã e outra à noite, durante 3 semanas. Após esse período, o pediatra pode alterar a dose para 1 aplicação, 1 vez ao dia;
  • Adolescentes com mais de 16 anos e adultos: a dose inicial normalmente recomendada é de 1 aplicação da pomada Tarfic 0,1% sobre a pele, 2 vezes por dia, uma vez pela manhã e outra à noite, até o completo desaparecimento da dermatite. Essa dose pode ser alterada pelo médico de acordo com a resposta ao tratamento, podendo ser recomendado diminuir a frequência das aplicações da Tarfic 0,1% ou mudar para a pomada Tarfic 0,03%.

O médico pode ainda recomendar a aplicação de Tarfic 0,03% (para adultos e crianças entre 2 e 15 anos), ou Tarfic 0,1% (para adolescentes com mais de 16 anos e adultos), cerca de 2 vezes por semana, caso o surto tenha desaparecido, nas regiões que são geralmente afetadas e caso os sintomas reapareçam, o médico pode voltar a indicar a dose inicial.

É importante lavar as mãos depois de usar a pomada Tarfic, exceto nos casos em que a pomada é usada para tratar a pele das mãos. 

Além disso, o uso da pomada Tarfic deve ser evitado em regiões como os olhos, boca, narinas, genitais e ânus.

Durante o uso da pomada Tarfic, deve-se evitar exposição ao sol, fazer bronzeamento artificial ou fototerapia, pois pode deixar a pele mais sensível, sendo recomendado utilizar um protetor solar indicado pelo médico.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns que podem surgir durante o tratamento com a pomada Tarfic são sensação de coceira e queimação no local de aplicação, que geralmente desaparecem após uma semana de uso deste medicamento.

Além disso, embora seja menos frequente, também podem surgir vermelhidão, dor, irritação, aumento da sensibilidade da pele a diferenças de temperatura, inflamação da pele, infecção na pele, foliculite, herpes simples, lesão similar à varicela, impetigo ou alteração da sensibilidade da pele.

A Tarfic pomada pode causar intolerância ao álcool, que pode ser percebida através de sintomas como calor, rubor ou vermelhidão na pele ou no rosto. Por isso, deve-se evitar o consumo de bebidas alcoólicas durante o tratamento com essa pomada.

Quem não deve usar

A pomada Tarfic não deve ser usada por crianças com menos de 2 anos, mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas com feridas infectadas na pele, câncer de pele ou sistema imunológico enfraquecido. 

Além disso, essa pomada não deve ser usada por pessoas que tenham alergia ao tacrolimo ou a antibióticos macrolídeos, como azitromicina, claritromicina ou eritromicina, por exemplo.

Durante o tratamento com a Tarfic pomada, não é recomendado receber vacinas atenuadas, como sarampo, caxumba, rubéola ou poliomielite oral, devendo-se esperar pelo menos 28 dias após a vacinação para iniciar o tratamento com a Tarfic pomada. Já para vacinas inativadas, como tétano, difteria, coqueluche ou gripe, deve-se aguardar pelo menos 14 dias após a vacinação para iniciar o tratamento com Tarfic.

Esta informação foi útil?

Atualizado e revisto clinicamente por Flávia Costa - Farmacêutica, em março de 2022.

Bibliografia

  • LIBBS FARMACÊUTICA LTDA. Tarfic (tacrolimo monoidratado) 0,03% e 0,1%. 2015. Disponível em: <https://www.libbs.com.br/wp-content/uploads/2015/12/Tarfic-pomada_Paciente_V10.pdf>. Acesso em 14 mar 2022
  • DRUGS.COM. Tacrolimus topical. 2021. Disponível em: <https://www.drugs.com/mtm/tacrolimus-topical.html>. Acesso em 14 mar 2022
Revisão clínica:
Flávia Costa
Farmacêutica
Formada em Farmácia pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2003. Mestre em Ciências Biomédicas pela UBI, Portugal.