6 principais remédios para câimbra

Revisão clínica: Flávia Costa
Farmacêutica
janeiro 2022

Existem 2 tipos principais de remédios que podem ser usados para tratar câimbras: os suplementos e os medicamentos de farmácia. Os suplementos, como de magnésio ou biotina, ajudam a repor minerais ou aminoácidos importantes para o bom funcionamento muscular, reduzindo a intensidade ou prevenindo o surgimento das câimbras. Já os remédios como orfenadrina ou ciclobenzaprina, podem ajudar a aliviar a dor e o desconforto muscular, causado por câimbras mais intensas.

A câimbra é uma contração intensa e dolorosa dos músculos que pode ocorrer durante ou após atividades físicas, mas também pode surgir devido a problemas mais sérios como cirrose ou insuficiência renal, por exemplo, causando dor ou incapacidade de movimentar a região do corpo afetada. Confira outras causas das câimbras.

Esses remédios ou suplementos devem ser usados com orientação do médico ou do nutricionista, de acordo com a causa da câimbra e as necessidades nutricionais, de forma individualizada.

Suplementos para câimbras

Os suplementos tem como objetivo prevenir o surgimento das câimbras ou reduzir sua intensidade.

Os suplementos para câimbras normalmente indicados para câimbras são:

1. Suplemento de magnésio

O magnésio é um mineral importante para a contração muscular pois é responsável por transportar cálcio, sódio, potássio e cloreto para dentro das células, o que permite que o músculo funcione corretamente. Quando esse mineral não está presente em quantidade adequada, é comum o aparecimento de câimbras.

Os suplementos de magnésio são, por isso, um dos primeiros remédios indicados para o tratamento de câimbras, já que evitam a deficiência desse mineral.

Os suplementos com magnésio podem ser encontrados em farmácias ou drogarias com os nomes comerciais Magnésio dimalato, Magnesium Sundown ou Cloreto de Magnésio P. A. Catarinense, por exemplo. Embora possam ser comprados sem receita médica, devem sempre ser usados com orientação de um médico ou nutricionista, pois podem causar efeitos colaterais como náuseas, vômitos, queda da pressão arterial, sonolência, visão dupla ou fraqueza.

2. Suplemento de biotina

Alguns estudos [1,2] mostram que a biotina pode ajudar a reduzir as cãibras durante ou após a hemodiálise, em pessoas que fazem tratamento da insuficiência renal.

Ainda não se sabe ao certo como a biotina contribui para diminuir as câimbras, mas acredita-se que é porque a biotina é uma vitamina essencial para o bom funcionamento das células, e melhora a utilização da energia muscular.

As doses da biotina devem ser orientadas pelo médico responsável pelo tratamento da hemodiálise ou pelo nutricionista, de forma individualizada.

3. Vitaminas do complexo B

As vitaminas do complexo B fornecem mais energia para uma boa contração muscular, melhoram a circulação sanguínea, e mantêm o bom funcionamento do sistema nervoso e, desta forma, ajudam a prevenir câimbras.

Essas vitaminas do complexo B podem ser encontradas na forma de suplementos, com os nomes comerciais Complexo B Catarinense ou Complexo B Natulab, por exemplo, e devem ser usados com orientação do médico ou nutricionista.

4. Suplemento de zinco

Alguns estudos [3,4] mostram que pessoas com cirrose hepática apresentaram melhora e redução dos episódios de câimbra após 12 semanas de tratamento com suplemento de zinco.

Isto porque o zinco tem uma potente ação antioxidante que ajuda a combater os radicais livres no organismo, que podem causar danos nas células musculares, e a reparar os músculos.

O suplemento de zinco pode ser encontrado com os nomes comerciais Zinco Quelato Health Labs ou Lavitan Zinco Quelado, por exemplo, e deve ser usado com orientação do médico ou do nutricionista.

Medicamentos para câimbras

Os medicamentos para câimbras são indicados para tratar a dor e o desconforto causados por câimbras intensas, e devem ser indicados pelo médico após avaliação da causa da câimbra.

Os medicamentos normalmente indicados para câimbras são:

1. Comprimidos de orfenadrina

A orfenadrina é um relaxante muscular indicado para dor causada por contrações musculares, ajudando a aliviar o desconforto após um episódio de câimbra muito intensa.

Esse remédio geralmente está associado à dipirona, uma substância com ação analgésica, e à cafeína, que potencializa o efeito relaxante e anti-inflamatório da orfenadrina.

A orfenadrina pode ser encontrada com os nomes comerciais Dorflex ou Doricin, por exemplo, e só deve ser usada com orientação médica. Saiba como usar a orfenadrina.

2. Comprimidos de ciclobenzaprina

A ciclobenzaprina é um remédio que age causando relaxamento muscular por bloquear impulsos nervosos ou sensações de dor que são enviadas ao cérebro que causam contrações, espasmos ou dor muscular. Embora esse remédio não previna o surgimento das câimbras, pode ajudar a aliviar a dor e o desconforto muscular causado por câimbras intensas.

Esse remédio deve ser utilizado apenas com indicação médica e somente em adultos, por um período máximo de 2 a 3 semanas de tratamento. Saiba como tomar a ciclobenzaprina.

Esta informação foi útil?

Atualizado e revisto clinicamente por Flávia Costa - Farmacêutica, em janeiro de 2022.

Bibliografia

  • KUGELMAS, M. Preliminary observation: oral zinc sulfate replacement is effective in treating muscle cramps in cirrhotic patients. J Am Coll Nutr. 19. 1; 13-5, 2000
  • DRUGS.COM. Orphenadrine. 2021. Disponível em: <https://www.drugs.com/mtm/orphenadrine.html>. Acesso em 05 jan 2022
Mostrar bibliografia completa
  • DRUGS.COM. Cyclobenzaprine. Disponível em: <https://www.drugs.com/cyclobenzaprine.html>. Acesso em 05 jan 2022
  • GARRISON, S. R.; et al. Magnesium for skeletal muscle cramps. Cochrane Database Syst Rev. 2012. 9; CD009402, 2012
  • GUERRERA, M. P.; et al. Therapeutic uses of magnesium. Am Fam Physician. 80. 2; 157-62, 2009
  • FUJIWARA, M.; et al. Plasma Levels of Biotin Metabolites Are Elevated in Hemodialysis Patients with Cramps. Tohoku J Exp Med. 239. 4; 263-7, 2016
  • MUJAIS, S. K. Muscle cramps during hemodialysis. Int J Artif Organs. 17. 11; 570-2, 1994
  • BILBEY, D. L.; PRABHAKARAN, V. M. Muscle cramps and magnesium deficiency: case reports. Can Fam Physician. 42. 1348-51, 1996
  • OGUMA, S.; et al. Biotin ameliorates muscle cramps of hemodialysis patients: a prospective trial. Tohoku J Exp Med. 227. 3; 217-23, 2012
  • SEBO, P.; CERUTTI, B.; HALLER, D. M. Effect of magnesium therapy on nocturnal leg cramps: a systematic review of randomized controlled trials with meta-analysis using simulations. Fam Pract. 31. 1; 7-19, 2014
Revisão clínica:
Flávia Costa
Farmacêutica
Formada em Farmácia pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2003. Mestre em Ciências Biomédicas pela UBI, Portugal.

Tuasaude no Youtube

  • O que comer para acabar com a cãibra

    02:04 | 283452 visualizações