Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Remédios caseiros para boca amarga

Atualizado em Julho 2019

Duas ótimas opções de remédios caseiros que podem ser preparados em casa, tendo baixo custo econômico, para combater a sensação de boca amarga são tomar o chá de gengibre em pequenos goles e usar o spray caseiro de camomila com linhaça sempre que necessário. 

Outros desconfortos comuns em quem apresenta a sensação de boca seca são a saliva espessa, queimação na língua, precisar de beber líquidos ao comer devido a dificuldade para engolir alimentos secos. Estes remédios caseiros são indicados contra todos eles.

Remédios caseiros para boca amarga
Remédios caseiros para boca amarga

1. Chá de gengibre

Um excelente remédio caseiro para boca seca é tomar o chá de gengibre, em pequenos goles várias vezes ao dia, porque esta raiz estimula a produção de saliva e ainda em tem um efeito benéfico na digestão, o que é outro problema associado a boca seca. Para fazer o chá é preciso:

Ingredientes

  • 2 cm da raiz de gengibre
  • 1 litro de água

Modo de preparo

Colocar a raiz de gengibre e a água numa panela e deixar ferver por cerca de 10 minutos. Quando amornar, coar e beber várias vezes durante o dia.

2. Spray de camomila com linhaça

Um outro ótimo remédio caseiro eficaz no combate a boca seca é preparar uma infusão de camomila com linhaça que pode ser usada ao longo do dia, sempre que sentir necessidade.

Ingredientes

  • 30 g de sementes de linhaça
  • 1 g de flores de camomila secas
  • 1 litro de água

Como fazer

Adicionar as flores de camomila em 500 ml de água e deixar ferver. Apagar o fogo e reservar filtrado. 

A seguir deve adicionar as sementes de linhaça num outro recipiente com 500 ml de água fervente e agitar durante 3 minutos, filtrando após esse período. A seguir basta misturar as duas partes líquidas e colocar num recipiente com borrifador e manter guardado na geladeira. 

A boca seca é muito comum nas pessoas com mais de 60 anos de idade e pode surgir como efeito colateral dos remédios contra o Parkinson, Diabetes, Artrite ou Depressão, por exemplo, ou devido a radioterapia na região da cabeça e do pescoço. A xerostomia, como é chamada, pode aumentar a incidência de cáries além de dificultar bastante a deglutição dos alimentos e por isso é importante adotar estratégias para aumentar a salivação e combater a sensação de boca seca, melhorando a qualidade de vida do indivíduo.


Bibliografia

  • UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. PLANTAS MEDICINAIS E FITOTERÁPICOS. 2016. Link: <www.researchgate.net>. Acesso em 08 Jul 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem