O que você precisa saber?

4 remédios caseiros para anemia

Para combater a anemia, que, na maioria dos casos, acontece por falta de ferro no sangue, é recomendado incluir na dieta alimentos ricos em ferro, que geralmente são de cor escura, como beterraba, ameixa, feijão preto e, até, chocolate.

Dessa forma, conhecer uma lista de alimentos ricos em ferro, é uma ótima forma de ajudar a tratar a doença. Para refrescar e tornar mais agradável o tratamento, alguns desses alimentos podem ser usados para fazer sucos bem gostosos, que são excelentes armas contra a doença.

1. Suco de abacaxi

O suco de abacaxi com salsinha é ótimo para combater a anemia porque a salsa tem ferro e o abacaxi tem vitamina C que potencializa a absorção do ferro.

4 remédios caseiros para anemia

Ingredientes

  • 2 fatias de abacaxi
  • 1 copo de água
  • algumas folhas de salsinha

Modo de preparo

Bater os ingredientes no liquidificador e beber logo a seguir o seu preparo. O abacaxi pode ser substituído por laranja ou maçã.

2. Suco de laranja, cenoura e beterraba

O suco de laranja, cenoura e beterraba é ótimo para combater a anemia porque é rico em ferro.

4 remédios caseiros para anemia

Ingredientes

  • 150 gramas de beterraba crua ou cozida (cerca de 2 fatias grossas)
  • 1 cenoura pequena crua
  • 2 laranjas com bastante suco
  • melaço à gosto para adoçar

Modo de preparo

Passe a beterraba e a cenoura pela centrifugadora ou processador de alimentos, para retirar ao máximo o seu suco. Depois, adicione a mistura ao suco puro da laranja e beba logo a seguir, para aproveitar ao máximo suas propriedades medicinais. 

Se não possuir estes eletrodomésticos, pode-se bater o suco no liquidificador, sem acrescentar água e coá-lo a seguir.

3. Chá de artemísia

O chá de artemísia é um excelente remédio caseiro contra anemia porque esta planta medicinal contém vitamina C, que ajuda o organismo a absorver e utilizar melhor o ferro.

4 remédios caseiros para anemia

Ingredientes

  • 1 colher de folhas secas de Artemísia (Artemisia vulgaris L.)
  • 1 litro de água

Modo de preparo

Coloque os 2 ingredientes numa panela e ferva por 15 minutos, tampe e deixe descansar por 10 minutos. Quando estiver morno coe e beba uma xícara de chá de artemísia sempre que consumir alimentos ricos em ferro de origem vegetal, como feijão, carnes vermelhas ou brancas.

4. Suco de ameixa

O suco de ameixa também é ótimo para combater a anemia porque é rico em vitamina C, e por isso potencializa a absorção do ferro dos alimentos de origem vegetal.

4 remédios caseiros para anemia

Ingredientes

  • 100 g de ameixa
  • 600 ml de água

Modo de preparo

Adicionar todos os ingredientes no liquidificador e bater bem. Após adoçar o suco de ameixa está pronto para ser bebido.

Para combater a anemia deve-se consumir os alimentos que contém ferro diariamente e dependendo da gravidade da anemia, o médico poderá receitar sulfato ferroso, por exemplo. 

Veja mais dicas para curar a anemia no vídeo a seguir:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...