RDW alto: o que significa (e o que fazer)

O RDW alto pode estar relacionado com alguns problemas de saúde, como anemia, hemorragia, doença hepática ou renal crônicas, doença inflamatória intestinal e câncer, por exemplo.

O RDW é considerado alto quando está superior a 14% no exame de sangue e significa que as células vermelhas do sangue possuem uma grande variação de tamanho e volume.

Leia também: RDW: o que é, o que significa e porque está alto ou baixo tuasaude.com/o-que-e-rdw

Em casos de RDW alto e conforme a sua causa, o médico poderá indicar tratamento como mudanças no estilo de vida, uso de medicamentos ou suplementos e cirurgia, por exemplo.

Imagem ilustrativa número 1

RDW alto o que significa

O RDW alto pode significar condições como:

1. Anemia ferropriva

O RDW alto pode significar anemia ferropriva, podendo servir como um parâmetro no exame de sangue para ajudar no diagnóstico da anemia.

O que fazer: em casos de confirmação de anemia ferropriva, o médico pode recomendar o uso de suplementos de ferro e uma dieta rica em alimentos com ferro, como feijão preto, carne vermelha e espinafre, por exemplo.

Preocupado com o resultado do seu exame?

Estamos aqui para ajudar! Fale com os nossos profissionais e receba orientação especializada sobre o que fazer a seguir.

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Anemia megaloblástica

A anemia megaloblástica, que geralmente acontece devido à deficiência de vitamina B12 ou vitamina B9 no sangue, pode estar relacionada com níveis de RDW alto no sangue.

O que fazer: se houver a suspeita de anemia megaloblástica, é aconselhado consultar o clínico geral ou hematologista, para confirmar o diagnóstico e indicar o tratamento adequado.

O tratamento pode ser feito com a aplicação de injeção de vitamina B12 diariamente ou a suplementação dessa vitamina por via oral.

Já em casos de deficiência de vitamina B9, o médico pode recomendar o uso de suplementos orais com esta vitamina ou a ingestão de alimentos ricos em ácido fólico, como espinafre, brócolis, nozes e feijão, por exemplo.

Leia também: Anemia megaloblástica: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/anemia-megaloblastica

3. Hemorragia

O RDW alto pode significar hemorragia, porque nesta condição o corpo produz glóbulos vermelhos novos, ou reticulócitos, que são maiores, levando a um aumento do RDW.

O que fazer: em casos de hemorragia, é recomendado procurar um atendimento de urgência, onde o médico poderá fazer uma compressão no local ou sutura, se for externa.

Já em casos de hemorragia interna, o médico pode realizar uma cirurgia e aplicar soro na veia ou transfusão sanguínea, para repor o volume de sangue perdido e prevenir complicações.

4. Doença renal crônica

A doença renal crônica pode estar relacionada com níveis de RDW alto no sangue, pois esta condição pode alterar o tamanho das hemácias.

A doença renal crônica é uma lesão no rim que persiste por mais de 3 meses, resultando em sintomas, como urina com espuma, náuseas, vômitos, cãibras e inchaço nos pés e tornozelos, por exemplo.

O que fazer: se houver a confirmação de doença renal crônica, o tratamento recomendado pelo nefrologista pode ser feito com o uso de medicamentos, mudanças na alimentação, diálise e, nos casos mais graves, transplante renal.

Leia também: Doença renal crônica: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/tratamento-para-doenca-renal-cronica

5. Doença cardiovasculares

Doenças cardiovasculares, como insuficiência cardíaca, doença arterial coronariana e AVC, podem estar relacionados com RDW alto no sangue, principalmente quando é avaliado junto a outros parâmetros.

Isso porque, uma grande variação no tamanho dos glóbulos vermelhos pode estar relacionada com inflamações e estresse oxidativo, além da diminuição da eficácia do transporte de oxigênio pelo corpo.

O que fazer: em casos de suspeita, é importante consultar o clínico geral ou cardiologista, para que seja feito o diagnóstico adequado e identificado o tipo de doença cardiovascular.

O tratamento indicado pelo médico varia conforme o tipo de doença, podendo incluir mudanças no estilo de vida, como praticar exercícios físicos, não fumar e manter uma alimentação saudável.

Além disso, o médico também pode indicar o uso de medicamentos, a realização de cirurgias ou transplante de coração.

6. Doença hepática crônica

Pessoas com doença hepática crônica podem apresentar o RDW alto, principalmente quando esta condição é avaliada junto a outros exames e sintomas.

Isso acontece porque o fígado atua na regulação da produção de glóbulos vermelhos.

O que fazer: se essa condição for confirmada e de acordo com o seu tipo, o médico poderá indicar tratamentos como alimentação saudável, uso de remédios e suplementos, por exemplo.

Já nos casos mais graves, onde existem muitas lesões no fígado, o tratamento poderá ser feito por meio do transplante de fígado.

7. Doença inflamatória intestinal

O RDW alto pode estar presente na doença inflamatória intestinal, como retocolite ulcerativa e doença de Crohn, principalmente na fase ativa dessas condições.

A doença inflamatória intestinal é um conjunto de distúrbios que causam inflamação crônica do intestino, provocando sintomas como dor abdominal, diarreia, perda de peso, febre e emagrecimento.

O que fazer: em casos de suspeita de doença inflamatória intestinal, deve-se consultar o gastroenterologista para que seja confirmado o diagnóstico e recomendado o tratamento adequado.

Assim, o médico poderá indicar o uso de medicamentos anti-inflamatórios, antibióticos e imunossupressores, e uma dieta, conforme orientação do nutricionista.

Em alguns casos, o médico também poderá realizar uma cirurgia, quando o tratamento com medicamentos não é eficaz.

Leia também: Doença inflamatória intestinal: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/doenca-inflamatoria-intestinal

8. Câncer

Embora seja mais raro, níveis de RDW alto podem estar relacionados com alguns tipos de câncer, como leucemia e câncer colorretal.

No entanto, como o diagnóstico dessa condição deverá ser confirmado por outros exames, já que o RDW alto isoladamente não indica um problema específico.

O que fazer: se houver a suspeita de câncer, é recomendado consultar o oncologista ou clínico geral, para que seja feito o diagnóstico correto e recomendado o tratamento.

O tratamento do câncer pode ser feito por meio de sessões de quimioterapia e/ou radioterapia, imunoterapia, terapia alvo ou cirurgia, por exemplo, conforme o tipo e o estágio do câncer.

RDW alto é perigoso?

O RDW alto pode ser perigoso conforme a sua causa. Isso porque essa alteração no exame de sangue pode indicar condições como hemorragia, doenças cardiovasculares e câncer, por exemplo.

No entanto, o RDW alto isoladamente não indica um problema específico. Por isso, esse parâmetro deve ser interpretado pelo médico junto com a avaliação de outros exames, do histórico de saúde da pessoa e dos sintomas apresentados pela pessoa.

Como saber se o RDW está alto

Para saber se o RDW está alto, o médico solicita a realização do hemograma em um exame de sangue de rotina ou na suspeita de algum problema de saúde.

Calculadora de hemograma

Insira o resultado do seu exame na calculadora de hemograma a seguir para saber se o RDW alto:

Erro
Erro
Erro
Mínimo admitido, pode alterar para o valor do seu laboratório
Erro
Máximo admitido, pode alterar para o valor do seu laboratório
Erro

Esta calculadora é apenas uma ferramenta de orientação, não servindo como diagnóstico e nem substituindo a consulta com o clínico geral.

Vídeos relacionados

3 dicas simples para curar a ANEMIA rápido

05:57 | 1.112.117 visualizações

VITAMINA B12: para que serve, sintomas de falta, onde encontrar na natureza e suplementação

06:53 | 1.162.383 visualizações

Dieta para DOENÇA DE CROHN

07:30 | 169.605 visualizações