O queloide corresponde ao crescimento anormal, porém benigno, de tecido cicatricial devido a maior produção de colágeno no local e houve lesão na pele. Pode surgir após cortes, cirurgia, acne e colocação de piercings no nariz e na orelha, por exemplo.
Apesar de ser uma alteração que não representa risco para a pessoa, normalmente causa bastante desconforto, principalmente estético. Por isso é importante que após a cirurgia, por exemplo, sejam adotados cuidados com a região acometida para evitar a formação de queloides.
O queloide é mais frequente em negros, hispânicos, orientais e em pessoas que já desenvolveram queloide anteriormente. Assim, essas pessoas precisam ter cuidados especiais para evitar o desenvolvimento da queloide, como uso de pomadas específicas que devem ser recomendadas pelo dermatologista.

1. Pomadas para queloide
As pomadas para queloide são a melhor opção de tratamento, pois ajudam a alisar e disfarçar a cicatriz. As principais pomadas para queloide são Cicatricure gel, Contractubex, Skimatix ultra, C-Kaderm e Kelo Cote. Saiba como cada pomada age e como usá-las.
2. Injeção de corticoide
Os corticoides podem ser aplicados diretamente no tecido da cicatriz com o objetivo de diminuir a inflamação local e fazendo com que a cicatriz fique mais plana. Normalmente o dermatologista recomenda que a injeção de corticoide ocorra em 3 sessões com intervalo de 4 a 6 semanas entre cada uma.
3. Curativo de silicone
O curativo de silicone é um curativo auto-aderente e impermeável que deve ser aplicado sobre o queloide durante 12 horas por um período de 3 meses. Esse curativo promove a diminuição da vermelhidão da pele e da altura da cicatriz.
O curativo deve ser aplicado sob a pele limpa e seca para que haja melhora aderência. Além disso, pode ser utilizado durante as atividades diárias e cada unidade do curativo de silicone pode ser reutilizado por mais ou menos 7 dias.
4. Cirurgia
A cirurgia é considerada a última opção para a remoção dos queloide, isso porque há o risco da formação de novas cicatrizes ou até mesmo piorar a queloide já existente. Esse tipo de cirurgia só deve ser feita quando os tratamentos estéticos e recomendados pelo dermatologista não funcionam, como curativo de silicone e uso de pomadas, por exemplo. Veja como é feita a cirurgia plástica para remover a cicatriz.
Como evitar o queloide durante a cicatrização
Para evitar a formação do queloide durante o processo de cicatrização, é importante tomar alguns cuidados, como utilizar protetor solar todos os dias, proteger a região afetada do sol e usar cremes ou pomadas recomendados pelo dermatologista quando a pele estiver cicatrizada.