Pomadas para queloide: 5 melhores opções e como usar

As pomadas para quelóide são uma boa forma para tratar ou prevenir a formação de cicatrizes grossas, pois possuem substâncias com ação anti-inflamatória, suavizante ou cicatrizante, ajudando a hidratar, proteger e reparar a pele, acelerando sua regeneração, melhorando a cicatrização e evitando a formação de quelóide.

A queloide é uma cicatriz mais saliente do que o normal, que apresenta um formato irregular, cor avermelhada ou escura e que vai aumentando de tamanho pouco a pouco, e ocorre devido um desequilíbrio da pele durante o processo de cicatrização, em que há um aumento da produção de colágeno na cicatriz. Este tipo de cicatriz pode aparecer depois de fazer um piercing na orelha ou no nariz, após uma cirurgia, tatuagem, acne ou um ferimento, por exemplo.

As pomadas para quelóide devem ser indicadas pelo dermatologista pois podem causar efeitos colaterais, como vermelhidão, queimação ou inchaço. Além disso, em alguns casos, o médico também pode indicar o tratamento com injeções de corticoides, uso de laser, radioterapia ou cirurgia. 

Pomadas para queloide: 5 melhores opções e como usar

Confira as melhores opções de pomadas para reduzir queloide:

1. Contractubex

A Contractubex é uma pomada na forma de gel, indicada para o tratamento ou prevenção da formação de cicatrizes e quelóides após cirurgias ou queimaduras, piercings ou acidentes, por exemplo. 

Essa pomada contém na sua composição substâncias, como cepalin, alantoína e heparina sódica, com ação anti-inflamatória, antibacteriana, cicatrizante e antiproliferativa, que penetram profundamente na pele, estimulando a sua reparação, inibindo a multiplicação de células que formam o quelóide, hidratando o tecido endurecido e relaxando a cicatriz, melhorando sua aparência. 

Além disso, a Contractubex possui um efeito suavizante, reduzindo a coceira na pele que muitas vezes pode estar associada à formação de cicatrizes e quelóides.

Como usar:

A Contractubex gel deve ser aplicada sobre a pele no local da cicatriz ou quelóide, 2 vezes por dia, massageando suavemente até a absorção completa do gel. No caso de tratamento de cicatrizes recentes, é recomendado iniciar a utilização da Contractubex gel, 7 a 10 dias após retirar os pontos da cirurgia ou conforme orientação médica. Além disso, durante o tratamento de cicatrizes recentes, deve-se evitar a exposição solar, exposição ao frio intenso ou massagens muito fortes.

Para cicatrizes antigas ou quelóides, essa pomada pode ser aplicada à noite e deve-se cobrir a região com uma gaze limpa e seca. Dependendo do tamanho da cicatriz, pode ser necessário realizar o tratamento durante várias semanas. 

2. Kelo-cote

A Kelo-cote é uma pomada na forma de gel transparente, que tem na sua composição polisiloxanos e dióxido de silicone, que agem hidratando e formando uma barreira de proteção na pele, acelerando a regeneração da pele, melhorando a cicatrização e evitando a formação de quelóide. 

Esta pomada é indicada para cicatriz pós cirúrgica, cesariana, queimadura ou feridas na pele por traumas ou batidas e deve ser usada somente em feridas fechadas e após a remoção dos pontos cirúrgicos.

Outra opção de pomada cicatrizante com as mesmas substâncias do Kelo-cote são as pomadas Skimatix ultra, Silicot gel ou Kelus gel, que também formam uma barreira de proteção sobre a pele tratando ou prevenindo a formação de quelóide.

Como usar:

Antes de aplicar a Kelo-cote, deve-se limpar a área a ser tratada com água e sabão neutro e secar bem a pele. Em seguida, aplicar uma camada fina da pomada sobre a pele, evitando massagear o local, vestir roupas ou passar qualquer outro produto cosmético, durante cerca de 4 a 5 minutos, que é o tempo que o gel demora a secar. Depois disso, pode-se cobrir a região com roupas de pressão, protetor solar ou cosméticos. 

É recomendado aplicar o Kelo-cote 2 vezes ao dia, para que a pomada possa estar em contacto com a pele 24 horas por dia, e o tempo de tratamento deve ser de pelo menos 2 meses, ou conforme orientação médica.

3. Cicatricure gel

A Cicatricure gel, é uma pomada que contém ingredientes naturais na sua composição como folha de nogueira, babosa, camomila, tomilho de conchas marinha, extrato de cebola e óleo de bergamota, que agem hidratando e regenerando a pele, melhorando a aparência do quelóide ou de cicatrizes grossas, e diminuindo o tamanho, a cor e a textura das cicatrizes.

Esta pomada é indicada somente para uso na pele completamente cicatrizada e não deve ser aplicada em feridas abertas, cortes, rachaduras ou pele irritada. Além disso, a Cicatricure gel não deve ser usada durante a gravidez ou amamentação.

Como usar: 

Antes de aplicar a Cicatricure gel, deve-se limpar a área a ser tratada com água e sabão neutro e secar bem a pele. Em seguida, para cicatrizes ou quelóides antigos, aplicar uma camada grossa da pomada sobre a pele, cerca de 3 vezes ao dia, por um período de 3 a 6 meses. A aplicação da Cicatricure gel sobre cicatrizes recentes deve ser feita somente orientação médica. Esta pomada também pode ser usada para o tratamento de estrias, devendo-se aplicar uma quantidade generosa da pomada sobre a pele e massagear levemente. 

4. C-Kaderm

A C-Kaderm é um gel que tem na sua composição rosa mosqueta, vitamina E e silicone, com ação anti-inflamatória e antioxidante, que agem melhorando a elasticidade, a cor e o aspecto da pele, sendo indicada na prevenção e tratamento de cicatrizes grossas ou quelóides, além de queimaduras, peeling químico ou tratamentos com laser. 

Esta pomada não deve ser usada em feridas abertas ou cicatrizes de cirurgia recente e não deve ser aplicada sobre a pele irritada ou lesionada, ou em mucosas.

Como usar:

Antes de utilizar o produto, deve-se limpar a região com água e sabão neutro e secar bem a pele. Depois disso, deve-se aplicar o produto em uma fina camada, espalhar suavemente e esperar secar antes de vestir roupa ou utilizar outros produtos. 

5. Celacyn hidrogel

A pomada Celacyn hidrogel contém ácido hipocloroso e silicone na sua composição com ação anti-inflamatória e antibacteriana, que agem reparando, protegendo e hidratando a pele, estimulando uma recuperação mais rápida, o que melhora a aparência a cor e a aparência da pele.

Esta pomada é indicada para o tratamento de cicatrizes grossas ou quelóides antigas ou novas causadas por cirurgia, queimaduras ou feridas. No entanto, o seu uso deve ser feito sobre a pele completamente cicatrizada e não deve ser usada em queimaduras de terceiro grau ou feridas abertas.

Como usar: 

Antes de aplicar a Celacyn hidrogel, deve-se lavar a região com água e sabão neutro e e secar bem a pele. Em seguida, aplicar uma camada fina da pomada sobre a pele, espalhando suavemente, até 3 vezes por dia ou conforme orientação médica.  

Quando não utilizar

Na maior parte dos casos, as pomadas para quelóide são vendidas sem receita médica na farmácia, podem ser utilizadas sem qualquer contraindicação, porém, mulheres grávidas ou que estejam amamentando, pessoas com histórico de alergias e pele sensível e crianças devem sempre consultar um médico antes.

Como evitar o queloide durante a cicatrização

Para evitar o quelóide, é importante alguns cuidados como utilizar protetor solar todos os dias, proteger a região afetada do sol e usar cremes ou pomadas recomendados pelo dermatologista quando a pele estiver cicatrizada. 

Além disso, para melhorar a cicatrização e evitar a formação do quelóide, deve-se ter uma boa alimentação incluindo alimentos cicatrizantes como carne magra, ovo, peixe, laranja, morango ou castanha do pará, por exemplo, porque facilitam a formação do tecido que fecha as feridas e ajudam a diminuir a marca da cicatriz. Confira a lista completa com os melhores alimentos cicatrizantes.

Assista o vídeo com dicas de como evitar a formação de quelóide:

 

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • BIOLAB SANUS FARMACÊUTICA LTDA. Contractubex. Disponível em: <http://200.199.142.163:8002/FOTOS_TRATADAS_SITE_14-03-2016/bulas/33375.pdf>. Acesso em 15 Jun 2021
  • DE VITA JUNIOR, José; et al. Avaliação da ação da associação de cepalin®, alantoína e heparina sódica* na evolução do processo de cicatrização de incisões cirúrgicas . RBM rev. bras. med. 64. 1/2; 2007
  • WERDIN, Frank; et al. Healing Time Correlates With the Quality of Scaring: Results From a Prospective Randomized Control Donor Site Trial. Dermatol Surg. 44. 4; 521-527, 2018
  • HAN, George; CEILLEY, Roger. Chronic Wound Healing: A Review of Current Management and Treatments. Adv Ther. 34. 3; 599-610, 2017
  • GANTWERKER, Eric A.; HOM, David B. Skin: histology and physiology of wound healing. Facial Plast Surg Clin North Am. 19. 3; 441-53, 2011
  • VEITH, Austin P.; et al. Therapeutic strategies for enhancing angiogenesis in wound healing. Adv Drug Deliv Rev. 146. 97-125, 2019
  • O'BRIEN, L.; PANDIT, A. Silicon gel sheeting for preventing and treating hypertrophic and keloid scars. Cochrane Database Syst Rev. 25. 1; CD003826, 2006
Mais sobre este assunto: