Quantos dias dura o período fértil

Revisão médica: Drª. Sheila Sedicias
Ginecologista
novembro 2021

O período fértil dura cerca de 6 dias e acontece geralmente 14 dias após o primeiro dia da menstruação, em mulheres que tenham um ciclo menstrual de 28 dias, que é considerado regular.

Este período é considerado fértil porque durante esse período há aumento da libido e maior produção de secreção vaginal, o que favorece o deslocamento do espermatozoide pelas tubas uterinas, por exemplo, que conseguem sobreviver cerca de 5 dias, além de corresponder ao período em que ocorre a ovulação.

Assim, este período fértil é calculado tendo em conta que há maior probabilidade de engravidar 5 dias antes da ovulação e 1 dia após a ovulação, já que o tempo de vida do óvulo é de aproximadamente 1 dia. Por exemplo, se uma mulher tem contacto íntimo no dia 5, e se esse é o primeiro dia do seu período fértil, seu óvulo provavelmente ainda não esta maduro. Porém, o espermatozoide pode permanecer dentro da vagina até ao dia 8, que é quando pode ocorrer a ovulação, sendo ainda possível ser fecundado pelos espermatozoides que permaneceram vivos, podendo resultar na concepção de um bebê.

Como calcular o período fértil?

A ovulação ocorre 14 dias antes da menstruação, e geralmente, em mulheres com um ciclo de 28 dias, acontece a meio. No entanto, muitas mulheres têm ciclos mais curtos ou mais longos e, nestes casos, pode ser mais difícil saber quando se dá a ovulação.

Para calcular o período fértil, basta subtrair 14 dias ao número de dias do ciclo. Por exemplo, numa mulher que tenha um ciclo de 32 dias, se se subtrair 14 dias, dá 18, o que significa que a ovulação se dá ao 18º dia a contar a partir do primeiro dia em que a menstruação desceu. O período fértil é então o período de tempo que compreende os 3 dias antes e 3 dias após a ovulação, ou seja, entre o dia 15 e o dia 21.

Desta forma, a mulher que esteja tentando engravidar deve ter o máximo de relações sexuais durante este período.

Assista o vídeo seguinte e veja um exemplo de como calcular o período fértil de uma mulher com um ciclo de 28 dias:

Como saber se estou no período fértil?

A mulher pode notar algumas mudanças no seu corpo que podem indicar que estão entrando no período fértil, como aumento da secreção vaginal transparente, aumento da libido, aumento da temperatura, aparecimento de acne e dor no baixo ventre, por exemplo. Veja mais sobre os sintomas de período fértil.

Para que seja mais fácil, pode utilizar a nossa calculadora para saber qual o seu período fértil:

Erro
Erro

Esta informação foi útil?

Atualizado por Equipe Editorial do Tua Saúde, em novembro de 2021. Revisão médica por Drª. Sheila Sedicias - Ginecologista, em fevereiro de 2016.
Revisão médica:
Drª. Sheila Sedicias
Ginecologista
Médica mastologista e ginecologista formada pela Universidade Federal de Pernambuco, em 2008 com registro profissional no CRM PE 17459.

Tuasaude no Youtube

  • PERÍODO FÉRTIL: Como calcular

    03:38 | 2464101 visualizações