Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Quantos dias dura o período fértil

O período fértil dura cerca de 6 dias e acontece geralmente entre 10 a 14 dias após o primeiro dia da menstruação, em mulheres que tenham um ciclo menstrual de 28 dias, que é considerado regular.

Este período é considerado fértil porque é quando ocorre a ovulação, que consiste na liberação do óvulo pelo ovário, tornando-o disponível para ser fecundado por um espermatozoide, que consegue sobreviver durante cerca de 5 dias. Assim, este período fértil é calculado tendo em conta que há maior probabilidade de engravidar 5 dias antes da ovulação e 1 dia após a ovulação, já que o tempo de vida do óvulo é de aproximadamente 1 dia.

Por exemplo, se uma mulher tem contacto íntimo no dia 5, e se esse é o primeiro dia do seu período fértil, seu óvulo provavelmente ainda não esta maduro. Porém, o espermatozoide pode permanecer dentro da vagina até ao dia 8, que é quando pode ocorrer a ovulação, sendo ainda possível ser fecundado pelos espermatozoides que permaneceram vivos, podendo resultar na concepção de um bebê.

Quantos dias dura o período fértil

Como calcular o período fértil?

A ovulação ocorre 14 dias antes da menstruação, e geralmente, em mulheres com um ciclo de 28 dias, acontece a meio. No entanto, muitas mulheres têm ciclos mais curtos ou mais longos e, nestes casos, pode ser mais difícil saber quando se dá a ovulação.

Para calcular o período fértil, basta subtrair 14 dias ao número de dias do ciclo. Por exemplo, numa mulher que tenha um ciclo de 32 dias, se se subtrair 14 dias, dá 18, o que significa que a ovulação se dá ao 18º dia a contar a partir do primeiro dia em que a menstruação desceu. O período fértil é então o período de tempo que compreende os 3 dias antes e 3 dias após a ovulação, ou seja, entre o dia 15 e o dia 21.

Desta forma, a mulher que esteja tentando engravidar deve ter o máximo de relações sexuais durante este período.

Assista o vídeo seguinte e veja um exemplo de como calcular o período fértil de uma mulher com um ciclo de 28 dias:

Para que seja mais fácil, pode utilizar a nossa calculadora para saber qual o seu período fértil:

Erro
help
Erro
help
Imagem que indica que o site está carregando

Saiba ainda quais os sintomas que podem ocorrer durante o período fértil.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar