Retirada dos pontos: quando e como é feito

Atualizado em agosto 2022

Os pontos são fios cirúrgicos que são colocados em uma ferida operatória, ou em um machucado, para unir as bordas da pele e promover a cicatrização do local.

A retirada dos pontos deve ser realizada por um profissional de saúde, no hospital ou posto de saúde, após a cicatrização correta da pele, o que ocorre geralmente entre 7 a 10 dias, não sendo recomendada a retirada antes do 7º dia para evitar complicações.

Na retirada dos pontos, o profissional de saúde deve usar uma pinça esterilizada para levantar o nó de cada ponto de sutura e cortar com uma tesoura, puxando-os para fora delicadamente.

Em média, os dias indicados para retirada dos pontos para cada região do corpo são:

Local Retirada dos pontos
Rosto e pescoço 5 a 8 dias
Boca e gengiva cerca de 7 dias
Couro cabeludo e nuca 14 dias
Dorso da mão/pé e glúteos 14 dias
Tronco 21 dias
Ombro e costas 28 dias
Braços e coxas 14 a 18 dias
Antebraço e pernas 14 a 21 dias
Palma da mão e planta do pé 10 a 21 dias

Esse período pode variar dependendo da profundidade, extensão da ferida e também das características de cada pessoa como idade, obesidade, diabetes, alimentação adequada ou o uso de medicamentos como quimioterápicos, anti-inflamatórios e corticoides.

O ideal é que a retirada dos pontos seja sempre planeada e avaliada por um profissional de saúde.

Como é feita a retirada dos pontos

O procedimento para retirada dos pontos normalmente é realizado da seguinte forma:

  • O profissional de saúde utiliza técnica asséptica com o uso de luvas, soro, pinças, tesouras e/ lâminas para cortar os fios;
  • Os pontos são retirados em sua totalidade ou de forma alternada dependendo da condição da ferida ou do machucado;
  • O fio é cortado abaixo do nó da sutura e a outra extremidade é puxada lentamente para ser totalmente retirado da pele.

Caso ocorra uma abertura na ferida, o procedimento deverá ser interrompido e solicitada avaliação do médico cirurgião. Mas nos casos em que a pele esteja com a cicatrização adequada serão retirados todos os pontos e não é necessário colocar gaze na ferida.

Após retirada de todos os pontos, a limpeza da ferida pode ser feita normalmente durante o banho com água e sabão. É necessário manter o local hidratado e pode-se utilizar pomadas cicatrizantes conforme orientação do médico ou enfermeiro. 

Veja os alimentos que aceleram o processo de cicatrização de uma ferida ou machucado para incluir na sua dieta:

Dói retirar os pontos?

A retirada dos pontos pode causar um leve desconforto no local da ferida, mas é uma sensação suportável não necessitando de nenhum tipo de anestesia local.

O que acontece se não retirar os pontos

Manter os pontos além do período indicado para retirada pode desfavorecer o processo de cicatrização local, causar infecções e deixar cicatrizes.

Mas existem os pontos que são absorvidos pelo próprio corpo e que não necessitam de remoção nos serviços de saúde. Os pontos absorvíveis podem levar até 120 dias para total absorção dependendo do seu material. O médico cirurgião ou dentista deverá orientar se o ponto é absorvível ou se precisa ser retirado.

Quando procurar o médico

É indicado procurar por um serviço de saúde antes do dia indicado para retirada dos pontos caso observe sinais de infecção na ferida, como:

  • Vermelhidão;
  • Inchaço;
  • Dor no local;
  • Saída de secreção com pus.

Caso um ponto se desfaça antes do período indicado para retirada e se observar abertura da pele entre os pontos também e necessário procurar pelo médico.

Cuidados depois de retirar os pontos

Após a retirada dos pontos, é importante limpar bem a região com água e sabão e secar o local com uma toalha limpa delicadamente. É importante também observar diariamente a região em busca de sinais de inflamação ou infecção, como vermelhidão, inchaço ou presença de pus, sendo necessário consultar o médico, nesses casos.

Depois da retirada dos pontos, é possível haver a formação de cicatriz e, por isso, é importante usar protetor solar no local e evitar que a região fique exposta ao sol, além de fazer uso de cremes e pomadas que ajudam a cicatrizar a pele de acordo com a orientação do médico. Confira algumas opções de pomadas cicatrizantes.

Vídeos relacionados