9 sintomas de infecção pulmonar

Atualizado em novembro 2023

Os principais sintomas da infecção pulmonar são tosse seca ou com catarro, dificuldade para respirar, respiração rápida e superficial e febre alta e que dura mais que 48 horas, só baixando após o uso de remédios.

É importante que na presença de sintomas, a pessoa vá ao médico para que seja feito o diagnóstico e seja iniciado o tratamento adequado, prevenindo complicações.

A infecção pulmonar ou infecção respiratória baixa acontece quando microrganismos entram no organismo através das vias respiratórias superiores e permanecem no pulmão, sendo mais frequente em pessoas que possuem o sistema imunológico mais enfraquecido devido a doenças crônicas ou uso de remédios, ou devido à idade, por exemplo. Saiba mais sobre a infecção pulmonar.

Imagem ilustrativa número 3

Principais sintomas

Os principais sintomas de infecção pulmonar são:

  1. Tosse seca ou com secreção;
  2. Febre alta e persistente;
  3. Perda de apetite
  4. Dor de cabeça;
  5. Dor no peito;
  6. Dor nas costas;
  7. Dificuldade para respirar;
  8. Respiração rápida e superficial;
  9. Coriza.

Na presença desses sintomas, é importante consultar um clínico geral, pediatra ou um pneumologista para que se possa fazer o diagnóstico e, assim, ter início o tratamento. O diagnóstico é feito através da avaliação dos sintomas, ausculta pulmonar, radiografia de tórax, hemograma e análise do escarro ou da mucosa nasal para identificar qual o microrganismo causador da infecção.

Não ignore os seus sintomas!

Priorize sua saúde. Descubra a causa dos seus sintomas e receba o cuidado que precisa.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico da infecção pulmonar é feito pelo clinico geral, pediatra ou pneumologista por meio da avaliação dos sinais e sintomas apresentados pela pessoa, além do resultado de exames de imagem e laboratoriais que podem ser solicitados. Normalmente o médico recomenda a realização de raio-X de tórax para identificar qualquer sinal de alteração dos pulmões.

Além disso, o médico também indica a realização de exames de sangue, como hemograma, e exames microbiológicos a partir da análise do escarro ou de amostra da mucosa nasal para identificar qual o microrganismo associado com a infecção e, assim é possível iniciar o tratamento com o remédio mais indicado.

Tratamento da infecção pulmonar

O tratamento para infecção pulmonar é feito de acordo com a orientação médica e normalmente é indicado que a pessoa fique em repouso, se hidrate adequadamente e faça uso de antibióticos, antivirais ou antifúngicos por 7 a 14 dias de acordo com o microrganismo identificado. Além disso, pode ser indicado o uso de remédios para diminuir a dor e a febre, como o Paracetamol, por exemplo. Saiba mais sobre o tratamento para infecção pulmonar.

A fisioterapia respiratória é indicada principalmente no caso dos idosos, já que tendem a ficar mais acamados, e também no caso de pessoas que adquiriram infecção respiratória durante o internamento no hospital, sendo a fisioterapia útil para ajudar a eliminar as secreções. Entenda o que é e como é feita a fisioterapia respiratória.