Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Saiba Identificar Quando é Preciso ir no Hospital

Dor forte e repentina, perda de consciência, dificuldade em movimentar um lado do corpo, queda grave, tosse persistente, falta de ar e dor no peito, são alguns dos sintomas que precisam de tratamento médico urgente, pois podem indicar a presença de algum problema de saúde grave. 

Nem sempre é fácil identificar quando é realmente preciso ir no hospital ou pronto socorro, e por isso aqui ficam alguns dos principais sintomas que justificam uma ida à urgência ou pronto-socorro:

Quando ir no hospital

Existem alguns sintomas ou situações em que é importante procurar ajuda médica, como:

1. Perda de consciência, desmaio ou confusão mental

Quando existe perda de consciência, desmaio, confusão ou tonturas severas é importante ir no hospital ou pronto socorro, especialmente se estiverem presentes outros sintomas como falta de ar ou vômito, por exemplo. A perda de consciência ou desmaio frequente pode indicar a presença de outros problemas mais graves, como doenças cardíacas, neurológicas ou hemorragias internas.  

Saiba Identificar Quando é Preciso ir no Hospital

2. Acidente ou queda grave

Se sofreu ferimentos graves ou se se machucou em consequência de um acidente ou prática de esporte, é importante ir no hospital se:

  • Bateu com a cabeça ou se perdeu a consciência; 
  • Tem algum hematoma extenso ou inchaço em alguma região do corpo; 
  • Apresenta algum corte profundo ou sangramentos; 
  • Tem dor forte em alguma região do corpo ou se suspeitar de alguma fratura. 

É importante que estes sintomas sejam observados e avaliados por um especialista, podendo ser necessário a realização de alguns exames, para evitar que os sintomas piorem ou que provoquem sequelas mais graves. 

3. Dificuldade para movimentar um lado do corpo ou dormência

Quando existe perda de memória e confusão mental, diminuição da força e da sensibilidade de um dos lados do corpo ou dor de cabeça forte, existem suspeitas de AVC, e por isso é muito importante procurar rapidamente ajuda médica.

Outros sintomas que ajudam a identificar um AVC incluem alterações na visão, sonolência ou perda de consciência, dificuldade em permanecer de pé ou tremores, por exemplo. 

4. Dor forte ou repentina

Qualquer dor forte que surja sem razão aparente deve ser analisada pelo médico, especialmente se não passar após alguns minutos. Porém, existem algumas dores que podem ser mais preocupantes que outras, como: 

Saiba Identificar Quando é Preciso ir no Hospital
  • Dor súbita no peito, pode ser sinal de infarto, pneumotórax ou embolia pulmonar, por exemplo;
  • Em mulheres, dor forte e súbita no ventre pode indicar aborto;
  • Dor abdominal forte pode indicar apendicite ou infecção na vesícula ou pâncreas;  
  • Dor forte na região dos rins, pode ser sinal de infecção urinária; 
  • Dor de cabeça forte e sem razão pode ser sinal de AVC hemorrágico; 
  • Dor forte nos testículos pode indicar a presença de uma infecção nos testículos. 

Nestas situações e especialmente quando a dor não passa ou piora, é indicado ir no hospital ou pronto socorro. 

5. Tosse que piora ao longo do tempo

Quando a tosse persistente não passa ou piora é recomendado consultar o médico logo que possível,  pois ela pode indicar a presença de doenças respiratórias como gripe, infecção respiratória, pneumonia ou bronquite, por exemplo. Além disso, podem também estar presentes outros sintomas como falta de ar, dor no peito ou catarro. 

6. Febre que dura mais de 3 dias

A febre é um sintoma comum, que ocorre devido a uma reação de defesa do organismo contra alguma infecção, como gripe, meningite, pneumonia, infecções respiratórias, infecções urinárias ou gastroenterite, por exemplo. 

Quando a febre é o único sintoma de doença ou quando ela dura à menos de 3 dias, não é necessário procurar ajuda médica, sendo indicado esperar mais algum tempo. 

Saiba Identificar Quando é Preciso ir no Hospital

Porém, quando a febre dura à mais de três dias ou quando vem acompanhada de outros sintomas como falta de ar ou convulsões, é indicado ir no hospital ou pronto socorro logo que possível. 

Sintoma de resfriado, infecções leves, problemas de digestão, pequenos ferimentos ou dores leves são sintomas que não justificam uma ida ao hospital ou pronto socorro, sendo possível esperar pela consulta do clínico-geral ou do médico regular. 

Mais sobre este assunto:


Carregando
...