Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

HPV cura sozinho?

A remissão espontânea do HPV, normalmente, acontece entre 4 meses a 2 anos após a infecção com o vírus. No entanto, quando a pessoa está infectada por um tipo do vírus com alto risco de desenvolver câncer, como o tipo 16 ou 18, a cura espontânea pode ser mais difícil de ser alcançada.

Veja em que outras doenças pode acontecer a remissão espontânea.

Embora exista tratamento para os sintomas do HPV, ainda não existe um remédio antiviral capaz de eliminar o vírus definitivamente do organismo, sendo que isso só é possível quando o sistema imune é capaz de o combater. Assim, pode-se dizer que nem todas as pessoas podem ter a cura espontânea do HPV.

Por isso, é recomendado consultar um ginecologista, no caso da mulher, ou um urologista no caso do homem, quando surgem sintomas que indicam HPV, como verrugas genitais, por exemplo, para identificar o tipo de vírus do HPV e iniciar o tratamento adequado. Confirme quais são os sinais em: Sintomas de HPV.

HPV cura sozinho?

Dicas para acelerar a cura do HPV

Para acelerar a cura do HPV é importante fortalecer o sistema imune e, para isso, algumas formas naturais incluem:

  • Incluir alimentos que fortalecem o sistema imune, como cenoura, morango ou alho, pelo menos, em 1 refeição. Veja outros alimentos em: Alimentos que aumentam a imunidade;
  • Fazer exercício físico regularmente, pelo menos, 3 vezes por semana;
  • Fazer atividades relaxantes, como yoga, ler ou passear, para reduzir o estresse;
  • Evita ingerir alimentos enlatados, pré-preparados e cheios de conservantes;

Além disso, também é aconselhado evitar o contato íntimo sem camisinha, pois facilita a infecção por outros tipos do vírus do HPV, aumentando o risco de desenvolvimento de câncer.

Se mesmo ao seguir todas estas dicas o HPV apresentar sintomas como pequenas feridas e lesões na pele o médico poderá indicar o tratamento que pode ser feito com remédios para aplicar na região, uso de laser ou remédios para fortalecer o sistema imune.

O tratamento do HPV é importante para eliminar as verrugas, prevenir o câncer e para evitar a transmissão para o bebê na hora do parto. A escolha do tratamento depende do número, da gravidade e do tamanho das lesões. Saiba mais em: Tratamento para HPV.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...