Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Propriocepção

A propriocepção, também chamada de cinestesia, é a capacidade de perceber onde está cada parte do corpo, sendo que existem dois grandes tipos de propriocepção, que incluem:

  • Propriocepção consciente: é obtida através de receptores sensoriais, chamados proprioceptores, que permitem tocar com o dedo na ponta do nariz de olhos fechados, por exemplo;
  • Propriocepção inconsciente: ​são atividades involuntárias executadas pelo sistema nervoso central para regular atividades musculares, como as contrações do coração.

Além disso, a propriocepção indica se as várias partes do corpo estão coordenadas para o movimento que se está tentando fazer, seja ele caminhar, saltar ou ficar de cabeça para baixo, por exemplo, evitando que se perca o equilíbrio.

Assim, a realização de exercícios de propriocepção em consultas de fisioterapia é importante, não só para melhorar o equilíbrio e os movimentos precisos do corpo, mas também para evitar a piora de lesões esportivas, como distensão muscular, ensinando o corpo como se movimentar para proteger a área afetada.

Exercício de propriocepção do ombroExercício de propriocepção do ombro
Exercício de propriocepção do joelhoExercício de propriocepção do joelho

Fisioterapia de propriocepção

A fisioterapia de propriocepção é utilizada quando ocorre uma lesão na articulação e/ou nos ligamentos e, por isso, deve ser orientada por um fisioterapeuta para adequar os exercícios ao paciente e evitar a piora da lesão.

Algumas regiões corporais que podem ser tratadas com exercícios de propriocepção incluem:

Estes exercícios ajudam a melhorar a propriocepção corporal, reduzindo os esforço sobre a região afetada, mesmo que o paciente não esteja pensando no problema.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...