UL-250: para que serve e como tomar

Revisão clínica: Flávia Costa
Farmacêutica
setembro 2022

O UL-250 é um probiótico que contém Saccharomyces boulardii, indicado para regular flora intestinal e parar a diarreia, especialmente para crianças com alterações na flora intestinal. 

Este probiótico não precisa ser comprado com receita médica, podendo ser encontrado em farmácias ou drogarias na forma de cápsulas, para ser tomado com água, ou sachês que podem ser diluídos em água, sucos de fruta ou adicionado na mamadeira, por exemplo.

O UL-250 deve ser usado com indicação do pediatra, no caso de crianças, ou clínico geral ou gastroenterologista, no caso de adultos, e utilizado nas doses e pelo tempo de tratamento orientado pelo médico.

Para que serve

O UL-250 é indicado para:

  • Normalizar a flora intestinal;
  • Diarreia em crianças, especialmente por rotavírus;
  • Diarreia aguda em crianças e adultos;
  • Prevenção da diarreia associada ao uso de antibióticos.

Esse fitoterápico deve ser usado com indicação médica, sendo que nos casos de diarreia também é importante manter a hidratação oral, bebendo bastante líquido ou soluções de reidratação, conforme orientação do médico. Veja as principais soluções de reidratação oral e como utilizar

Como tomar 

 O UL-250 deve ser tomado por via oral, sendo normalmente recomendado para adultos, crianças com mais de 2 anos e lactentes de 3 a 24 meses, tomar 1 sachê, 3 vezes por dia, após as refeições, no entanto, é sempre importante consultar um médico ou um nutricionista para saber qual a dose mais indicada em cada caso.

Para usar o sachê de UL-250, deve-se diluí-lo em meio copo de água, e tomar logo a seguir à sua preparação. O conteúdo do sachê pode ser adicionado a um suco de fruta ou pode ser diretamente adicionado ao conteúdo da mamadeira. 

Já a cápsula de UL-250 deve ser tomada inteira, sem abrir, partir ou mastigar, com um copo de água, sendo que a dose recomendada para adultos ou crianças com mais de 6 anos, é de 1 cápsula, 3 vezes ao dia, por 5 dias, ou conforme orientado pelo médico. 

De forma geral, é recomendado que o uso de probióticos para prevenção de diarreia associada ao uso de antibióticos, seja feita com um intervalo de 3 horas entre o uso do antibiótico e do probiótico.

Possíveis efeitos colaterais 

Os efeitos colaterais do UL-250 são raros, porém, em alguns casos podem surgir sintomas de alergia como coceira, vermelhidão, inchaço ou bolinhas vermelhas na pele. 

Quem não deve tomar

O UL-250 não deve ser usado por pessoas com cateter venoso central, alterações da mucosa digestiva, problemas de imunidade ou que estão em tratamento com antibióticos de amplo espectro, pois essas situações podem aumentar o risco de infecções causadas por fungos durante o tratamento com o UL-250.

Esse fitoterápico também não deve ser usado por pessoas que tenham alergia a qualquer um dos componentes da fórmula.

Além disso, em caso de grávidas, mulheres amamentando ou crianças com menos de 3 anos é importante consultar o médico antes de iniciar o tratamento.

O UL-250 contém lactose na sua composição, devendo ser usado com cautela em pessoas com intolerância à lactose.

Esta informação foi útil?

Atualizado e revisto clinicamente por Flávia Costa - Farmacêutica, em setembro de 2022.

Bibliografia

  • BIOCODEX. UL-250 pó para suspensão oral. 2018. Disponível em: <https://www.biocodex.pt/wp-content/uploads/sites/11/2021/06/UL250_saquetas_Folheto_Informativo.pdf>. Acesso em 01 set 2022
  • BIOCODEX. UL-250 cápsulas. Disponível em: <https://ul250.com/app/uploads/2020/07/Folheto_Informativo_UL-250.pdf>.
Revisão clínica:
Flávia Costa
Farmacêutica
Formada em Farmácia pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2003. Mestre em Ciências Biomédicas pela UBI, Portugal.

Tuasaude no Youtube

  • 3 principais doenças que causam DIARREIA

    07:01 | 20209 visualizações
  • Como PARAR a DIARREIA mais rápido

    17:10 | 198751 visualizações
  • GASTROENTERITE: o que comer nos 4 primeiros dias

    10:06 | 79440 visualizações
  • O que comer para a diarreia

    03:24 | 1372266 visualizações
  • COMO FAZER SORO CASEIRO

    02:34 | 2596715 visualizações