UL-250: para que serve e como tomar

Atualizado em junho 2023

O UL-250 é um probiótico que contém Saccharomyces boulardii, indicado para regular flora intestinal e parar a diarreia, especialmente para crianças com alterações na flora intestinal. 

Este probiótico não precisa ser comprado com receita médica, podendo ser encontrado em farmácias ou drogarias na forma de cápsulas, para ser tomado com água, ou sachês que podem ser diluídos em água, sucos de fruta ou adicionado na mamadeira, por exemplo.

O UL-250, também conhecido por ultralevur ou ultralevur 250, deve ser usado com indicação do pediatra, no caso de crianças, ou clínico geral ou gastroenterologista, no caso de adultos, e utilizado nas doses e pelo tempo de tratamento orientado pelo médico.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O UL-250 é indicado para:

  • Normalizar a flora intestinal;
  • Diarreia em crianças, especialmente por rotavírus;
  • Diarreia aguda em crianças e adultos;
  • Prevenção da diarreia associada ao uso de antibióticos.

Esse probiótico deve ser usado com indicação médica, sendo que nos casos de diarreia também é importante manter a hidratação oral, bebendo bastante líquido ou soluções de reidratação, conforme orientação do gastroenterologista ou pediatra. Veja as principais soluções de reidratação oral e como utilizar

Marque uma consulta com um gastroenterologista na região mais próxima:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Gastroenterologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Em quanto tempo faz efeito?

De forma geral, os probióticos quando usado para diarreia aguda e usado em combinação com a terapia de reidratação oral, pode ter efeito cerca de 2 dias após o início do seu uso, encurtando a frequência ou a duração da diarreia. Se não ocorrer melhora da diarreia após 2 a 3 dias do seu uso, deve-se consultar o médico novamente.

Já para normalizar a flora intestinal em pessoas com síndrome do intestino irritável (SII), um estudo [1] mostrou que o uso de probiótico contendo Saccharomyces boulardii ajudou a melhorar a inflamação do intestino em ratos e aliviar os sintomas de diarreia após 4 semanas de tratamento.

Como tomar 

O UL-250 deve ser tomado por via oral, sendo normalmente recomendado para adultos, crianças com mais de 2 anos e lactentes de 3 a 24 meses, tomar 1 sachê, 3 vezes por dia, após as refeições, no entanto, é sempre importante consultar um médico ou um nutricionista para saber qual a dose mais indicada em cada caso.

Para usar o sachê de UL-250, deve-se diluí-lo em meio copo de água, e tomar logo a seguir à sua preparação. O conteúdo do sachê pode ser adicionado a um suco de fruta ou pode ser diretamente adicionado ao conteúdo da mamadeira, e a duração do tratamento deve ser orientada pelo médico. 

Já a cápsula de UL-250 deve ser tomada inteira, sem abrir, partir ou mastigar, com um copo de água, sendo que a dose recomendada para adultos ou crianças com mais de 6 anos, é de 1 cápsula, 3 vezes ao dia, por 5 dias, ou conforme orientado pelo médico. 

De forma geral, é recomendado que o uso de probióticos para prevenção de diarreia associada ao uso de antibióticos, seja feita com um intervalo de 3 horas entre o uso do antibiótico e do probiótico.

Possíveis efeitos colaterais 

Os efeitos colaterais do UL-250 são raros, porém, em alguns casos podem surgir sintomas de alergia como coceira, vermelhidão, inchaço ou bolinhas vermelhas na pele. 

Quem não deve tomar

O UL-250 não deve ser usado por pessoas com cateter venoso central, alterações da mucosa digestiva, problemas de imunidade ou que estão em tratamento com antibióticos de amplo espectro, pois essas situações podem aumentar o risco de infecções causadas por fungos durante o tratamento com o UL-250.

Esse probiótico também não deve ser usado por pessoas que tenham alergia a qualquer um dos componentes da fórmula.

Além disso, em caso de grávidas ou mulheres amamentando é importante consultar o médico antes de iniciar o tratamento.

Para crianças com menos de 3 anos, o uso de probióticos deve ser feito somente com indicação do pediatra, devido ao maior risco de infecções, especialmente em crianças com o sistema imunológico enfraquecido.

O UL-250 contém lactose na sua composição, devendo ser usado com cautela em pessoas com intolerância à lactose.

Vídeos relacionados