Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Melhores remédios para tratar a diarreia

Os remédios para diarreia diminuem os movimentos intestinais, fazendo com que o intestino tenha mais tempo para absorver a água das fezes. Assim, as fezes ficam menos líquidas e é possível tratar a diarreia. Algumas opções de farmácia são:

  • Loperamida: Diasec, Intestin, Imosec ou Kaosec;
  • Racecadotrila: Avide ou Tiorfan.

Estes remédios só devem ser usados com indicação médica, uma vez que é importante saber qual a causa da diarreia antes de os tomar. Normalmente, no caso de diarreias por infecção, em que surge febre e dor abdominal intensa, este tipo de remédios não deve ser usado, pois diminui a resposta natural do corpo para eliminar as bactérias e micoorganismos através das fezes.

Além disso, existem ainda os probióticos, como o Floratil, o Flomicin ou o Florent, que, mesmo não sendo classificados de antidiarreicos, ajudam a restabelecer a flora intestinal e acabar com a diarreia de uma forma mais natural. Este tipo de medicamento é perfeito para quem está a tomar antibióticos, por exemplo, pois substitui as bactérias eliminadas pelo antibiótico, evitando crises de diarreia.

Confira ainda o que comer durante uma crise de diarreia para melhorar mais rápido os sintomas:

Remédios para diarreia infantil

Os remédios mais indicados para a diarreia em crianças ou no bebê são, principalmente, probióticos para ajudar a regular o intestino como o Floratil, por exemplo.

Mesmo assim, estes remédios só devem ser tomados com indicação do pediatra e, geralmente, para evitar a desidratação também é recomendado beber o soro oral da farmácia ou fazer em casa o soro caseiro. Saiba mais detalhes sobre como tratar a diarreia no bebê.

Remédio caseiro para diarreia

Os remédios caseiros para a diarreia são chás, sucos, xaropes ou papas com alimentos ou plantas medicinais, que têm propriedades que ajudam a acalmar o intestino e a parar a diarreia.

Alguns bons exemplos são:

  • Chá de camomila;
  • Xarope de maçã;
  • Chá de goiabeira;
  • Suco de maçã;

Veja como fazer alguns desses remédios caseiros com estas simples receita de remédio caseiro para diarreia.

Quando ir ao médico

É aconselhado ir no médico quando a diarreia tem sangue ou pus e se for acompanhada de febre ou vômito.

Além disso, também é importante consultar o médico se a diarreia persistir por mais de 3 ou 4 semanas, porque isso é indicativo de diarreia crônica que pode ser provocada por intolerâncias alimentares ou doenças inflamatórias do intestino, como doença de Crohn ou diverticulite, por exemplo.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...