Princípio de pneumonia é um termo popular usado para indicar a fase inicial da doença, quando surgem os primeiros sintomas, que incluem tosse seca, febre, leve falta de ar, dor de cabeça e fraqueza.
À medida que a pneumonia evolui e há inflamação dos alvéolos pulmonares, a pessoa pode apresentar sintomas mais comuns dessa condição, como falta de ar mais intensa, febre alta e tosse com muco.
Leia também: Pneumonia: o que é, sintomas, tipos, causas e tratamento tuasaude.com/pneumoniaNa presença de sintomas indicativos de princípio de pneumonia, é aconselhado consultar o clínico geral, pediatra ou pneumologista. Assim, o diagnóstico correto poderá ser feito e, se necessário, indicado o tratamento adequado.
Sintomas de princípio de pneumonia
Os principais sintomas indicativos de princípio de pneumonia são:
- Tosse seca ou com muco;
- Febre;
- Perda de apetite;
- Fraqueza;
- Dor muscular;
- Dor de cabeça.
À medida em que a pneumonia avança a pessoa pode apresentar outros sintomas, como falta de ar, dificuldade para respirar ou respiração acelerada, tosse com catarro, dor no peito e suor noturno.
Leia também: 9 principais sintomas de pneumonia (com teste online) tuasaude.com/sintomas-de-pneumoniaExiste princípio de pneumonia?
O princípio de pneumonia não existe como um termo oficial na medicina, sendo apenas um termo popular utilizado para indicar a fase inicial da doença.
Teste online de sintomas
Para saber o risco de estar com pneumonia, selecione os seus sintomas no teste a seguir:
O teste de sintomas é apenas uma ferramenta de orientação, não servindo como diagnóstico ou substituindo a consulta com o clínico geral ou pneumologista.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico do princípio de pneumonia é feito pelo clínico geral ou pneumologista, por meio do exame físico e da avaliação do histórico de saúde e dos sintomas apresentados pela pessoa.
Marque uma consulta com o especialista mais perto da sua região, usando a ferramenta a seguir:
Para confirmar o diagnóstico, o médico pode solicitar exames como raio-X do tórax, hemograma completo, teste de escarro, hemocultura, broncoscopia e cultura de líquido pleural.
Possíveis causas
A pneumonia é uma inflamação do pulmão que pode ser causada por infecção de vírus, fungos ou bactérias presentes no ar, solo, fezes de pássaros contaminados, ou por meio de gotículas de saliva ou secreção nasal.
Além disso, a pneumonia também pode ser causada pela aspiração ou inalação de alimentos, bebidas ou vômitos.
Como tratar o princípio de pneumonia
O tratamento do princípio de pneumonia deve ser feito pelo clínico geral, pediatra ou pneumologista e inclui:
- Remédio para princípio de pneumonia,como antitérmicos, broncodilatadores, antibióticos, antivirais e antifúngicos orais, conforme os sia causa da pneumonia;
- Repouso, para ajudar na recuperação do corpo;
- Alimentação saudável e variada, priorizando frutas, legumes, verduras, gorduras saudáveis e proteínas com pouca gordura;
- Hidratação, sendo indicado beber bastante líquido para evitar a desidratação;
O tratamento pode durar cerca de 5 a 10 dias. No entanto, nos casos em que a pneumonia evolui e piora, o médico pode recomendar a internamento hospitalar, podendo ser indicados a oxigenoterapia e o uso de dispositivos de suporte ventilatório, por exemplo.
Leia também: 8 tratamentos para pneumonia tuasaude.com/tratamento-da-pneumonia