Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Preenchimento labial: O que é, Quando fazer e Recuperação

O preenchimento labial é um procedimento cosmético no qual é injetado um líquido no interior do lábio para conferir mais volume, dar forma e tornar o lábio mais preenchido.

Existem vários tipos de líquidos que podem ser usados no preenchimento labial, no entanto, o que é mais utilizado é composto por uma substância semelhante ao ácido hialurônico, que é produzido naturalmente pelo corpo. Já o colagênio, tem sido cada vez menos utilizado nesta técnica por ter uma duração mais curta.

Normalmente, o efeito do preenchimento labial dura perto de 6 meses, mas pode variar de acordo com o tipo de injeção. Por esse motivo, o cirurgião geralmente marca uma nova injeção perto dessa data para que não existam grandes variações no volume dos lábios.

Preenchimento labial: O que é, Quando fazer e Recuperação

Quem pode fazer

O preenchimento labial pode ser utilizado em quase todos os casos para adicionar volume, forma e estrutura aos lábios. No entanto, deve-se sempre fazer uma consulta com o cirurgião plástico para avaliar se esse procedimento é a melhor forma de obter o resultado que se espera, antes de decidir pelo preenchimento.

Além disso, o ideal é começar com pouca quantidade de injeção e ir aumentando ao longo do tempo, pois injeções de grande volume podem causar uma alteração muito brusca no aspeto físico, podendo criar sentimentos de frustração.

Como é feito o preenchimento

O preenchimento labial é uma técnica relativamente rápida que pode ser feita no consultório do cirurgião estético. Para isso, o médico marca os locais a injetar para obter o melhor resultado e depois aplica um ligeiro anestésico no lábio, antes de fazer as injeções com uma agulha fina, que não deixa cicatrizes.

Como é a recuperação

Assim como o procedimento, a recuperação do preenchimento labial também tende a ser rápida. Após a injeção, o médico geralmente oferece um compressa gelada para aplicar sobre o lábio e diminuir a inflamação natural do organismo à injeção. Ao aplicar o frio é importante não fazer muita pressão.

Além disso, também não se deve aplicar qualquer tipo de produto nos lábios, como batom, durante as primeiras horas, para diminuir as chances de infecção.

Durante a recuperação é possível que os lábios percam volume muito ligeiramente, devido à diminuição da inflamação no local, no entanto, no dia seguinte ao procedimento, o volume presente já deverá ser o final. Em alguns casos, durante as primeiras 12 horas também pode existir um ligeiro desconforto ao falar ou comer, devido à inflamação.

Possíveis riscos do preenchimento

O preenchimento labial é um procedimento muito seguro, mas como qualquer outro tipo de cirurgia possui algum risco de efeitos colaterais como:

  • Sangramento no local das injeções;
  • Inchaço e presença de manchas roxas nos lábios;
  • Sensação de lábios muito doloridos.

Normalmente, estes efeitos desaparecem após as primeiras 48 horas, mas caso se mantenham ou piorem é muito importante consultar o médico.

Além disso, em casos muito graves, também podem surgir complicações mais graves como infecções ou reações alérgicas ao líquido injetado. Por isso, é muito importante ficar atento a sinais como dor intensa nos lábios, vermelhidão que não passa, sangramento excessivo ou presença de febre. Caso surjam, é importante voltar no médico ou ir ao hospital.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem