Postec pomada: para que serve, como usar e efeitos colaterais

Revisão clínica: Flávia Costa
Farmacêutica
março 2022

A Postec é uma pomada indicada para o tratamento da fimose, pois contém duas substâncias na sua composição, o valerato de betametasona, um corticóide com efeito anti-inflamatório potente, e a hialuronidase, que é uma enzima que reduz o inchaço e facilita a entrada do corticóide na pele, facilitando a exposição da glande. 

Essa pomada pode ser usada em crianças com mais de 1 ano, adolescentes ou adultos até os 30 anos, aplicada sobre a pele do prepúcio, sendo que o tempo de tratamento pode variar, de acordo com a necessidade e indicações do médico.

A Postec pomada pode ser encontrada em farmácias ou drogarias, e deve ser usada com indicação médica, nos horários e pelo tempo de tratamento orientados pelo médico. Veja outras opções de tratamento para a fimose.

Para que serve

A Postec pomada é indicada para o tratamento da fimose, que é uma incapacidade em expor a glande, parte terminal do pênis, pois a pele que a recobre não tem abertura suficiente. Saiba como identificar a fimose

Essa pomada pode ser usada em meninos ou homens, a partir de 1 ano de idade e até os 30 anos, e o tempo de tratamento e as doses devem ser orientadas pelo médico.

Como usar

A pomada Postec deve ser usada sobre a pele, aplicada 2 vezes ao dia, ou seja, de 12 em 12 horas, diretamente na pele do prepúcio, durante 3 semanas seguidas ou segundo a orientação médica.

Para aplicar a pomada primeiro deve-se urinar e depois lavar e secar adequadamente a região genital. A seguir, deve-se puxar ligeiramente a pele em excesso para trás, sem causar nenhuma dor, e aplicar a pomada nessa região e até a metade do pênis.

Depois do 7º dia, deve-se puxar um pouco mais a pele para trás, mas sem causar dor e massagear a região suavemente para que a pomada seja totalmente espalhada e cubra toda a área. Depois, deve-se colocar a pele sob a glande novamente.

Por último, deve-se lavar as mãos, até retirar todo o vestígio da pomada, para evitar o contato com os olhos.

Após 3 semanas de tratamento, deve-se consultar o médico novamente para avaliação, e caso seja necessário, o médico pode recomendar o uso da pomada Postec por mais um período, que varia de acordo com a resposta de cada pessoa ao tratamento.

Possíveis efeitos colaterais

A Postec pomada costuma ser bem tolerada, mas pode levar ao aumento da circulação sanguínea no local e causar irritação e sensação de queimação, com ardência e inchaço, o que pode causar desconforto ao urinar, e levar a pessoa a reter a urina. Esses efeitos colaterais desaparecem após o término do tratamento.

A Postec pomada quando usada em quantidades maiores do que as recomendadas, pode causar déficit de crescimento em crianças, sendo importante comunicar ao médico que pode avaliar se é necessário interromper o tratamento. 

Além disso, após o término do tratamento com a Postec pomada, pode ocorrer insuficiência adrenal, que pode ser percebida com sintomas como fraqueza, perda do apetite, perda de peso ou rápida diminuição da pressão arterial ao se levantar. Nesse caso, deve-se comunicar ao médico a presença desses sintomas para que seja avaliada a necessidade de reposição de glicocorticóides.

Quem não deve usar

A Postec pomada não deve ser usada por crianças com menos de 1 ano de idade e em pessoas que tenham alergia a qualquer um dos componentes presentes na fórmula. 

Esta informação foi útil?

Atualizado e revisto clinicamente por Flávia Costa - Farmacêutica, em março de 2022.

Bibliografia

  • APSEN FARMACÊUTICA S.A. Postec pomada 2,5mg. 2020. Disponível em: <https://apsen.com.br/Bula/Postec/Bula-Postec-Profissional.pdf>. Acesso em 24 mar 2022
Revisão clínica:
Flávia Costa
Farmacêutica
Formada em Farmácia pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2003. Mestre em Ciências Biomédicas pela UBI, Portugal.