Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Onde estão os principais pontos de acupuntura

Os pontos de acupuntura, também conhecidos como meridianos, são locais específicos do corpo em que se pode liberar o fluxo de energia acumulada, sendo que por esses pontos passam várias terminações nervosas, fibras musculares, tendões, ligamentos e articulações.

De acordo com a medicina tradicional chinesa, existem 12 principais meridianos que estão relacionados com o pulmão, baço, coração, rins, coração, fígado, intestino grosso, estômago, intestino delgado, bexiga ou vesícula, por exemplo.

Para auxiliar o tratamento de diversas doenças, é necessário encontrar o ponto exato para compreender qual o meridiano está afetado, que pode ser a orelha, pés, mãos, pernas e braços. Depois disso, de acordo com a técnica usada, são aplicadas agulhas finas, laser, esferas de chumbo ou sementes de mostarda nestes locais, balanceando a energia corporal e gerando bem-estar e aliviando a dor, por exemplo. Conheça melhor como funciona a acupuntura.

Mapa dos principais pontos de acupuntura

Onde estão os principais pontos de acupuntura

A imagem indica alguns dos principais pontos de acupuntura no corpo, que podem ser pressionados ou estimulados com agulhas finais ou laser para desbloquear o fluxo energético e restabelecer a saúde. Existe outra técnica de acupuntura chamada moxabustão que também consiste na estimulação de pontos específicos, entretanto, através da aplicação de calor local. Confira mais o que é moxabustão e para que serve.

Os terapeutas mais indicados para trabalhar com a acupuntura são o acupunturista, o médico com formação em medicina tradicional chinesa ou o fisioterapeuta especialista em acupuntura, entretanto, a própria pessoa pode alcançar alívio da dor de cabeça e das cólicas menstruais ao pressionar determinados pontos do corpo. 

Pontos de acupuntura nos pés

Onde estão os principais pontos de acupuntura

Os pontos de acupuntura também encontram-se nos pés, sendo os mesmos utilizados na reflexologia. Assim, o terapeuta pode estimular os pontos que achar necessário para tratar o problema específico que surge em um órgão.

Massagear a região do pé, que corresponde ao órgão que precisa ser tratado, também é uma boa forma de aproveitar os benefícios energéticos desse estímulo.

Pontos de acupuntura na orelha

Onde estão os principais pontos de acupuntura

A orelha também é um local muito rico em pontos de acupuntura, que representam os diferentes órgãos do corpo.

Estes pontos normalmente são usados na auriculoterapia, na qual pequenas esferas de chumbo são coladas sobre o ponto, para fazer a estimulação do local, aliviando o desconforto no órgão relacionado com determinado meridiano.

Saiba mais sobre a auriculoterapia e quando usar essa técnica.

Pontos de acupuntura na mão

Onde estão os principais pontos de acupuntura

O pontos de acupuntura da mão podem ser facilmente utilizados no dia-a-dia, pois também funcionam como pontos de pressão que ajudam a aliviar sintomas comuns como dor de cabeça, tonturas ou enjoos, por exemplo.

Bibliografia >

  • HECKER, Hans-Ulrich; LIEBCHEN, Kay; PEUKER, Elmar; STEVELING, Angelika. Atlas de Acupuntura e Pontos-Gatilho. 1.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2019. 42-287.
  • ACUPUNCTURE AND MASSAGE COLLEGE. Common Points Found on the Meridian Chart. Disponível em: <https://www.amcollege.edu/blog/commonly-used-acupuncture-points>. Acesso em 09 Dez 2019
  • QUIROZ-GONZÁLEZ, Salvador et al. Acupuncture Points and Their Relationship with Multireceptive Fields of Neurons. J Acupunct Meridian Stud. Vol.10, n.2. 81-89, 2017
  • NATIONAL HEALTH SERVICE. Acupuncture. Disponível em: <https://www.nhs.uk/conditions/acupuncture/>. Acesso em 09 Dez 2019
  • THAMBIRAJAH, Radha. Energetics in Acupuncture. 2.ed. Sutton Coldfield: Elsevier, 2011. 61-142.
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem