Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Onde estão os Principais Pontos de Acupuntura

Cada ponto de acupuntura representa um local de encontro há inúmeras terminações nervosas e a união entre as fibras musculares, tendões, ligamentos e articulações, e por isso acredita-se que sejam energéticos e que possam influenciar totalmente o estado de espírito e a saúde da pessoa. 

Isso acontece porque quando a energia num destes pontos fica bloqueada a energia vital deixa de ter livre circulação, havendo uma deficiência energética, o que pode contribuir para o desenvolvimento ou agravamento de doenças ou distúrbios.

Assim, a Medicina Tradicional Chinesa defende que a acupuntura, através da manipulação destes pontos específicos seja capaz de tratar e até mesmo curar as doenças. A estimulação destes pontos pode ser feita com agulhas de acupuntura, laser ou pequenas esferas de chumbo ou de sementes de mostarda, que podem ser coladas na orelha, por exemplo.

Mapa dos pontos de acupuntura

Onde estão os Principais Pontos de Acupuntura

A imagem indica alguns dos principais pontos de acupuntura que podem ser pressionados ou estimulados com agulha ou laser para desbloquear o fluxo energético, restabelecendo a saúde.

Os terapeutas mais indicados para trabalhar com a acupuntura são o acupunturista, o médico com formação em medicina tradicional chinesa ou o fisioterapeuta especialista em acupuntura. Mas a própria pessoa pode alcançar alívio da dor de cabeça e das cólicas menstruais ao pressionar determinados pontos do corpo.

Pontos de acupuntura nos pés

Onde estão os Principais Pontos de Acupuntura
Onde estão os Principais Pontos de Acupuntura

Os pontos de acupuntura também encontram-se nos pés, sendo os mesmos utilizados na reflexologia. Assim, o terapeuta pode estimular os pontos que achar necessário para tratar o que for preciso. Massagear a região do pé que corresponde ao órgão que precisa ser tratado também é uma boa forma de aproveitar os benefícios energéticos desse estímulo.

Pontos de acupuntura para ansiedade

Onde estão os Principais Pontos de Acupuntura

Para controlar a ansiedade são recomendadas, pelo menos, 10 sessões realizadas 1 vez por semana para controlar a ansiedade. quando há sintomas como dor de cabeça e sensação de dor no peito estes podem ser aliviados no mesmo dias, mas resultados mais duradouros precisam de mais tempo de tratamento. 

Na acupuntura acredita-se que existem 3 diferentes tipos de ansiedade: ansiedade por excesso, por estagnação ou por deficiência e o terapeuta deverá observar qual a deficiência energética que a pessoa possui e escolher os pontos que poderá trabalhar, de acordo com a necessidade.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...