Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Onde estão os principais pontos de acupuntura

Dezembro 2019

Os pontos de acupuntura, também conhecidos como meridianos, são locais específicos do corpo em que se pode liberar o fluxo de energia acumulada, sendo que por esses pontos passam várias terminações nervosas, fibras musculares, tendões, ligamentos e articulações.

De acordo com a medicina tradicional chinesa, existem 12 principais meridianos que estão relacionados com o pulmão, baço, coração, rins, coração, fígado, intestino grosso, estômago, intestino delgado, bexiga ou vesícula, por exemplo.

Para auxiliar o tratamento de diversas doenças, é necessário encontrar o ponto exato para compreender qual o meridiano está afetado, que pode ser a orelha, pés, mãos, pernas e braços. Depois disso, de acordo com a técnica usada, são aplicadas agulhas finas, laser, esferas de chumbo ou sementes de mostarda nestes locais, balanceando a energia corporal e gerando bem-estar e aliviando a dor, por exemplo. Conheça melhor como funciona a acupuntura.

Mapa dos principais pontos de acupuntura

Onde estão os principais pontos de acupuntura

A imagem indica alguns dos principais pontos de acupuntura no corpo, que podem ser pressionados ou estimulados com agulhas finais ou laser para desbloquear o fluxo energético e restabelecer a saúde. Existe outra técnica de acupuntura chamada moxabustão que também consiste na estimulação de pontos específicos, entretanto, através da aplicação de calor local. Confira mais o que é moxabustão e para que serve.

Os terapeutas mais indicados para trabalhar com a acupuntura são o acupunturista, o médico com formação em medicina tradicional chinesa ou o fisioterapeuta especialista em acupuntura, entretanto, a própria pessoa pode alcançar alívio da dor de cabeça e das cólicas menstruais ao pressionar determinados pontos do corpo. 

Pontos de acupuntura nos pés

Onde estão os principais pontos de acupuntura

Os pontos de acupuntura também encontram-se nos pés, sendo os mesmos utilizados na reflexologia. Assim, o terapeuta pode estimular os pontos que achar necessário para tratar o problema específico que surge em um órgão.

Massagear a região do pé, que corresponde ao órgão que precisa ser tratado, também é uma boa forma de aproveitar os benefícios energéticos desse estímulo.

Pontos de acupuntura na orelha

Onde estão os principais pontos de acupuntura

A orelha também é um local muito rico em pontos de acupuntura, que representam os diferentes órgãos do corpo.

Estes pontos normalmente são usados na auriculoterapia, na qual pequenas esferas de chumbo são coladas sobre o ponto, para fazer a estimulação do local, aliviando o desconforto no órgão relacionado com determinado meridiano.

Saiba mais sobre a auriculoterapia e quando usar essa técnica.

Pontos de acupuntura na mão

Onde estão os principais pontos de acupuntura

O pontos de acupuntura da mão podem ser facilmente utilizados no dia-a-dia, pois também funcionam como pontos de pressão que ajudam a aliviar sintomas comuns como dor de cabeça, tonturas ou enjoos, por exemplo.

Bibliografia >

  • HECKER, Hans-Ulrich; LIEBCHEN, Kay; PEUKER, Elmar; STEVELING, Angelika. Atlas de Acupuntura e Pontos-Gatilho. 1.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2019. 42-287.
  • ACUPUNCTURE AND MASSAGE COLLEGE. Common Points Found on the Meridian Chart. Disponível em: <https://www.amcollege.edu/blog/commonly-used-acupuncture-points>. Acesso em 09 Dez 2019
  • QUIROZ-GONZÁLEZ, Salvador et al. Acupuncture Points and Their Relationship with Multireceptive Fields of Neurons. J Acupunct Meridian Stud. Vol.10, n.2. 81-89, 2017
  • NATIONAL HEALTH SERVICE. Acupuncture. Disponível em: <https://www.nhs.uk/conditions/acupuncture/>. Acesso em 09 Dez 2019
  • THAMBIRAJAH, Radha. Energetics in Acupuncture. 2.ed. Sutton Coldfield: Elsevier, 2011. 61-142.
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem