Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é Auriculoterapia e principais pontos

A auriculoterapia é uma terapia natural que consiste na estimulação de pontos nas orelhas, sendo por isso muito semelhante à acupuntura.

Segundo a auriculoterapia, o corpo humano pode ser representado na orelha, no formato de um feto, e, por isso, cada ponto se refere a um órgão específico. Assim, quando esse ponto é estimulado, é possível tratar problemas ou aliviar sintomas nesse mesmo órgão.

O que é Auriculoterapia e principais pontos

Como é feita a auriculoterapia

Antes de se iniciar o tratamento com auriculoterapia é muito importante fazer uma consulta com um terapeuta especializado para identificar os principais sintomas e tentar entender quais os órgãos afetados.

Depois disso, o terapeuta selecionar os pontos mais adequados e faz pressão sobre o ponto. A pressão pode ser feita utilizando-se:

  • Agulhas filiformes: são aplicadas sobre os pontos durante 10 a 30 minutos;
  • Agulhas intradérmicas: são colocadas debaixo da pele por cerca de 7 dias;
  • Esferas magnéticas: são coladas na pele por aproximadamente 5 dias;
  • Sementes de mostarda: podem ser aquecidas ou não, e são coladas na pele durante 5 dias.

A estimulação dos pontos específicos da orelha para aliviar dores ou tratar diversos problemas físicos ou psicológicos, como ansiedade, enxaqueca, obesidade ou contraturas, por exemplo.

Além disso, a auriculoterapia ajuda a diagnosticar e a prevenir algumas doenças através da observação dos pontos específicos da orelha que se encontram alterados.

Pontos de auriculoterapia

O que é Auriculoterapia e principais pontos

A auriculoterapia francesa e a auriculoterapia chinesa, apesar de consistirem na mesma técnica, são muito diferentes, pois cada país elaborou um mapa diferente da orelha com os pontos específicos a serem estimulados.

Quem pode fazer auriculoterapia

​A auriculoterapia está indicada no tratamento de:

  • Dores por torções, contraturas ou distensões musculares, por exemplo;
  • Problemas reumáticos, respiratórios, cardíacos, urinários, digestivos, hormonais, como obesidade, anorexia ou doenças da tireoide, por exemplo, e psicológicos, como ansiedade ou depressão.

Além disso, a auriculoterapia também pode ser utilizada para tratar a hipertensão, vertigens ou palpitações, por exemplo.

Como fazer auriculoterapia para emagrecer

A auriculoterapia também pode ser usada para emagrecer, pois certos pontos específicos da orelha responsáveis pelo intestino, estômago, retenção de líquidos, ansiedade, estresse, sono ou vontade de comer, por exemplo, são estimulados de forma que o organismo atue na perda de peso.

É importante que, aliada à auriculoterapia, também se faça uma dieta para emagrecer indicada por um nutricionista, de preferência, e pratique exercício físico regularmente.

Veja um exemplo de plano de 1 semana para emagrecer e perder barriga.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar