Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

Pleurodese: o que é, para que serve e como é feita

Maio 2021

A pleurodese é um procedimento que tem como objetivo eliminar o espaço pleural, que corresponde ao espaço localizado entre as duas membranas que revestem o pulmão, evitando o acúmulo de líquidos e/ou ar nessa região, o que pode interferir diretamente na respiração, podendo colocar a vida da pessoa em risco.

Esse procedimento é realizado sob anestesia geral ou sob sedação, sendo importante que a pessoa permaneça alguns dias no hospital para que seja acompanhada e possam ser prevenidas complicações.

Pleurodese: o que é, para que serve e como é feita

Para que serve

A pleurodese é um procedimento que serve para prevenir a ocorrência de derrame pleural e pneumotórax, que são situações em que há dificuldade para respirar, dor no peito e tosse, por exemplo.

No caso do derrame pleural, há acúmulo de líquidos no espaço pleural, que é o espaço entre o pulmão e a membrana externa que recobre esse órgão, enquanto que o pneumotórax acontece quando o ar que deveria estar no pulmão, escapa para o espaço pleural e fica entre os pulmões e a parede torácica, aumentando a pressão sobre esse órgão e resultando nos sintomas. Saiba mais sobre o pneumotórax.

Assim, a pleurodese é feita com o objetivo de promover a eliminação do espaço pleural, evitando o acúmulo de líquidos ou presença de ar no espaço pleural, sendo então possível prevenir a recorrência dessas situações.

Como é feita

De forma geral, a pleurodese pode ser feita por meio da toracotomia, em que é feita abertura da cavidade torácica para visualizar o pulmão e estruturas associadas, ou toracoscopia, que corresponde a um exame em que é feita a visualização do espaço pleural através de um tubo flexível que possui uma pequena câmera em sua extremidade. Esses procedimentos podem ser feitos sob anestesia geral ou com a pessoa acordada sob sedação.

De acordo com a forma como é feita a eliminação do espaço pleural, o que pode variar de acordo com a recorrência das alterações pulmonares, a pleurodese pode ser classificada em:

  • Pleurodese química, em que são administrados medicamentos com o objetivo de favorecer a formação a aderência do pulmão e parede do tórax, eliminando o espaço pleural;
  • Pleurodese abrasiva, em que é feita uma esfoliação das células da pleura, provocando irritação do tecido local e favorecendo a formação de tecido cicatricial, o que facilita a aderência entre o pulmão e a parede do tórax.

Em alguns casos, durante a realização da pleurodese, o médico pode realizar outro procedimento que tem como objetivo drenar o líquido e/ou ar que se encontra em torno dos pulmões, promovendo alívio dos sintomas.

Apesar de raro, é possível que existam algumas complicações do procedimento, como infecção, febre e dor no local em que foi realizado o procedimento e, por isso, é importante que a pessoa seja acompanhada pela equipe médica para que possam ser tomadas as medidas necessárias caso exista necessidade.

Como é a recuperação

A pleurodese é normalmente indicado que a pessoa permaneça alguns dias no hospital para que possam ser prevenidas as complicações e possa ser verificado se houve de fato a eliminação do espaço pleural, de forma a prevenir a recorrência de derrame pleural ou pneumotórax.

Após a alta, é importante que a pessoa troque o curativo diariamente de acordo com a recomendação do profissional de saúde. Além disso, deve-se evitar tocar na ferida, evitar tomar remédios ou aplicar cremes ou pomadas na região, sem indicação médica, evitar tomar banho ou frequentar piscinas até a ferida estar cicatrizada, e evitar pegar objetos pesados.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • VAZ, Marcelo Costa et. al.. Pleurodese: técnica e indicações. J Bras Pneumol. . 32. 4; 347-356, 2006
  • MELO, Ricardo; Gonçalves, J. Rosal. Pleurodese. Journal of Pulmonology. 10. 4; 305-317, 2004
  • CARDIOVASCULAR AND INTERVENTIONAL RADIOLOGICAL SOCIETY OF EUROPE. Pleurodesis. Disponível em: <https://www.cirse.org/patients/ir-procedures/pleurodesis/>. Acesso em 06 Nov 2019
  • OXFORD UNIVERSITY HOSPITALS. Pleurodesis - Information for patients. 2015. Disponível em: <https://www.ouh.nhs.uk/patient-guide/leaflets/files/12373Ppleurodesis.pdf>. Acesso em 06 Nov 2019
  • SAITO, Eduardo H.; NUNES, Rodolfo A.; HIGA, Cláudio. Pleurodese. Pulmão RJ. Vol 15. 2 ed; 110-116, 2006
Mais sobre este assunto:

Carregando
...