Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é e como é feita a Pleurodese

Atualizado em Novembro 2019

A pleurodese é um procedimento que consiste na inserção de uma droga no espaço que fica entre o pulmão e o peito, chamado de espaço pleural, que vai induzir um processo inflamatório, fazendo com que o pulmão adira à parede do peito, de forma a prevenir o acúmulo de fluido ou ar nesse espaço.

Esta técnica é geralmente usada em situações em que haja acúmulo em excesso de ar ou líquido no espaço pleural, que pode ocorrer em doenças como pneumotórax, tuberculose, câncer, artrite reumatóide, entre outros.

O que é e como é feita a Pleurodese

Para que situações está indicado

A pleurodese é uma técnica indicada em pessoas que têm pneumotórax recorrente ou acúmulo de líquido em excesso em torno dos pulmões, impedindo-os de se expandirem normalmente. Saiba identificar os sintomas do pneumotórax.

O fluído em excesso nos pulmões pode ser causado por uma falência cardiaca, pneumonia, tuberculose, câncer, doença do fígado ou dos rins, inflamação do pâncreas ou artrite reumatóide, podendo causar sintomas, como dor, tosse e dificuldade para respirar.

Em que consiste o procedimento

Antes do procedimento, o médico pode administrar um anestésico, para que a pessoa fique mais relaxada e não sinta dor.

Durante o procedimento, é injetado através de um tubo, um remédio no espaço pleural, que fica entre o pulmão e o peito, que causa uma irritação e irritação dos tecidos, levando à formação de um tecido cicatricial que facilita a aderência entre o pulmão e a parede do tórax, impedindo assim o acúmulo de ar e fluídos. Existem diferentes remédios que podem ser usados neste procedimento, porém, os mais comuns são o talco e as tetraciclinas.

O médico pode ainda utilizar em simultâneo, um procedimento que proporciona a drenagem do líquido e do ar que se encontra em torno dos pulmões

Possíveis complicações

Embora seja raro, algumas complicações que podem surgir após a pleurodese são infecção, febre e dor na região onde foi realizado o procedimento.

Como é a recuperação

Depois do procedimento, pode ser necessário permanecer alguns dias no hospital. Quando a pessoa recebe alta, deve trocar o curativo diariamente conforme indicado pelos profissionais de saúde.

Além disso, deve-se evitar tocar na ferida, evitar tomar remédios ou aplicar cremes ou pomadas na região, sem indicação médica, evitar tomar banho ou frequentar piscinas até a ferida estar cicatrizada e evitar pegar objetos pesados.

Bibliografia >

  • VAZ, Marcelo Costa et. al.. Pleurodese: técnica e indicações. J Bras Pneumol. . 32. 4; 347-356, 2006
  • MELO, Ricardo; Gonçalves, J. Rosal. Pleurodese. Journal of Pulmonology. 10. 4; 305-317, 2004
  • CARDIOVASCULAR AND INTERVENTIONAL RADIOLOGICAL SOCIETY OF EUROPE. Pleurodesis. Disponível em: <https://www.cirse.org/patients/ir-procedures/pleurodesis/>. Acesso em 06 Nov 2019
  • OXFORD UNIVERSITY HOSPITALS. Pleurodesis - Information for patients. 2015. Disponível em: <https://www.ouh.nhs.uk/patient-guide/leaflets/files/12373Ppleurodesis.pdf>. Acesso em 06 Nov 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade

LIVE | Saúde da Prostata

A Tatiana e o Manuel vão estar te esperando num encontro informal para falar tudo sobre problemas na próstata.

A sua presença vai fazer o evento ser mais especial.

Se inscreva e receba uma notificação quando começar, para não perder nenhum minuto.

Inscreva-se
* Não perca a oportunidade de fazer perguntas e participar deste momento em homenagem ao Novembro Azul.

Estamos ao vivo agora! Vem falar com a gente!

A Tati e o Manuel falam sobre problemas na próstata, o preconceito dos homens a respeito do exame de toque retal, e até sobre impotência sexual, que pode ser um complicação da detecção tardia desse tipo câncer.

Participe agora
* Vamos responder todas as perguntas que chegarem, sem tabus. Estamos te esperando!
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem