Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é e como remover a Placa Bacteriana dos dentes

A placa bacteriana é uma película invisível repleta de bactérias que se forma sobre os dentes, especialmente na ligação entre os dentes e a gengiva. Quando ela está excessiva a pessoa pode ter a sensação de estar com os dentes sujos, ainda que não consiga ver nenhuma diferença.

Estas bactérias ali localizadas fermentam o açúcar vindo da alimentação, mudando o pH dos dentes e isso permite a entrada de bactérias na dentina, dando origem as cáries. Quando a pessoa não usa o fio dental, nem escova os dentes, esta placa pode aumentar de tamanho e afetar a língua e a garganta, e quando endurecem dão origem ao tártaro.

O tártaro é, na verdade, o acumulo de placa bacteriana que ficou muito tempo em contato com a saliva, e acabou endurecendo. Quando o tártaro está presente pode-se observa-lo colado entre os dentes, sendo um tipo de 'sujeira' que não sai ao escovar os dentes, nem ao usar o fio dental, sendo preciso removê-lo no dentista, através de uma limpeza com instrumentos como curetra e outros instrumentos dentários. 

Placa bacteriana nos dentesPlaca bacteriana nos dentes

Consequências da placa bacteriana

A primeira consequência da placa bacteriana é facilitar a entrada de bactérias dentro da dentina do dente, o que dá origem a:

  • Cáries que provocam o surgimento de um pequeno furinho ou mancha escura no dente, além de dor de dente, nos casos mais avançados.
  • Formação do tártaro, que é uma substância endurecida, difícil de remover em casa;
  • Gengivite, que provoca vermelhidão e sangramento da gengiva.

Quando a placa bacteriana fica na garganta os gargarejos com enxaguantes bucais ou com água morna e sal podem ser úteis para sua eliminação. Caso haja dor de garganta podem ser usados outros gargarejos, veja algumas opções naturais para gargarejar e limpar a garganta.

Como tirar a placa bacteriana

Toda pessoa possui uma fina camada de placa bacteriana transparente nos dentes, sendo normal, que ao usar um produto evidenciador de placa bacteriana, toda pessoa consiga vê-la nos dentes, bochechas, língua ou na garganta.

Para remover essa fina e invisível camada de bactérias dos dentes e de dentro da boca deve-se usar fio dental e escovar os dentes todos os dias. Por último também é recomendado usar um enxaguante bucal, como Listerine ou Periogard, para limpar completamente a boca, removendo o máximo de bactérias. Com esse cuidado o excesso de bactérias são removidas todos os dias, e há sempre um bom equilíbrio dentro da boca.

O que é e como remover a Placa Bacteriana dos dentes

Quando a placa bacteriana forma o tártaro, pode-se usar substâncias como bicarbonato de sódio para esfregar melhor os dentes, a fim de fazer uma remoção caseira e uma melhor limpeza dos dentes. No entanto, esfregar excessivamente os dentes com bicarbonato de sódio pode eliminar o esmalte que recobre os dentes, dando oportunidade das cáries de manifestar. Por isso, só é aconselhado escovar os dentes com bicarbonato apenas 1 vez por semana.

Se isso não for suficiente para eliminar o tártaro dos dentes, deve-se ir ao dentista para que ele possa fazer uma limpeza profissional, com jatos de água ou instrumentos especiais.

Como impedir a placa bacteriana 

É impossível remover completamente todas as bactérias da boca, mas para impedir que a placa bacteriana fique em excesso e cause problemas dentários, é necessário:

  • Escovar os dentes pelo menos 2 vezes por dia, sendo a última sempre antes de dormir;
  • Passar o fio dental nos dentes antes de usar a escovinha, pelo menos antes de dormir;
  • Usar sempre enxaguante bucal sem álcool para não causar ardência na boca;
  • Evitar comer alimentos ricos em açúcares e carboidratos durante o dia, quando não pode escovar os dentes logo a seguir.

Para complementar estas dicas, os indivíduos devem ir pelo menos 1 vez por ano ao dentista para retirar a placa dos locais mais difíceis, como na parte posterior da boca, por exemplo. Também é importante manter os dentes limpos, alinhados e firmes e por isso pode ser necessário fazer algum tratamento dentário como usar aparelho nos dentes, por exemplo, já que os dentes bem alinhados são mais fáceis de manter limpos e evitar a formação de placa bacteriana e tártaro.

A escova de dente deve ser macia e cobrir completamente o dente da pessoa, por isso, adultos não devem usar escovas próprias para crianças, e vice-versa. As escovas manuais devem ser trocadas a cada 3 ou 6 meses, mas sempre que estiver gastas e com as cerdas tortas. No caso de preferir a escova de dente elétrica, deve preferir uma que tenha a cabeça arredondada e seja macia, e estas são mais eficazes na eliminação dos restos alimentares, placa bacteriana e, até mesmo, do tártaro.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...