Pílula do dia seguinte Ellaone: como tomar, efeitos e dúvidas comuns

outubro 2022

A pílula dos 5 dias seguintes Ellaone tem na sua composição acetato de ulipristal, que é um contraceptivo oral de emergência, que pode ser tomado até 120 horas, o que equivale a 5 dias, após o contato íntimo desprotegido.

A Ellone não é um método contraceptivo que pode ser utilizado todos os meses a fim de evitar a gravidez, porque contém uma grande quantidade de hormônios que alteram o ciclo menstrual feminino. Apesar de ser eficaz na maioria dos casos, esta pode ser reduzida se for tomada com frequência.

A pílula do dia seguinte Ellaone pode ser encontrada em farmácias, sendo importante que o seu uso seja orientado pelo farmacêutico e/ ou ginecologista.

Para que serve

A pílula dos 5 dias seguintes Ellaone serve para prevenir a gravidez indesejada após a relação sexual desprotegida, ou seja, sem preservativo ou qualquer outro método contraceptivo.

Como usar

Deve-se tomar 1 comprimido de Ellaone logo a seguir ao contato íntimo ou até no máximo 120 horas, que equivale à 5 dias, após a relação sem camisinha ou falha do método contraceptivo.

Se a mulher vomitar ou tiver diarreia até 3 horas após a toma deste medicamento, deverá tomar um outro comprimido porque o primeiro comprimido pode não ter tido tempo de fazer efeito.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais que podem surgir após tomar Ellaone incluem dor de cabeça, náusea, dor abdominal, sensibilidade nas mamas, tontura, fadiga e dismenorreia que é caracterizada pela intensa cólica durante toda a menstruação.

Quem não deve usar

Este medicamento é contra-indicado em caso de gravidez ou alergia a algum componente da fórmula.

Dúvidas frequentes

A seguir, esclarecemos as principais dúvidas sobre o uso da pílula dos 5 dias seguintes Ellaone:

1. A pílula do dia seguinte causa aborto?

Não. Este medicamento impede a implantação do óvulo fecundado no útero e não tem qualquer ação se isto já tiver acontecido. Nesses casos, a gravidez continua normalmente, por isso, este medicamento não é considerado um abortivo.

2. Como fica a menstruação depois deste medicamento?

É possível que a menstruação fique mais escura e mais abundante que o normal devido ao aumento da quantidade de hormônios na corrente sanguínea. A menstruação também pode vir mais cedo ou atrasar. Se a pessoa suspeitar de gravidez, deve realizar um teste que se compra na farmácia. Veja como fazer o teste de gravidez em casa.

3. Como evitar a gravidez após tomar este medicamento?

Após tomar este medicamento é aconselhado continuar tomando a pílula anticoncepcional normalmente, finalizando a cartela, e também usar camisinha em cada relação sexual até à descida da menstruação.

4. Quando posso começar a tomar a pílula anticoncepcional de novo?

O primeiro comprimido da pílula anticoncepcional pode ser tomado no primeiro dia da menstruação. Se a pessoa já tomava o anticoncepcional antes, deve continuar a tomar normalmente.

Ellaone não atua como método contraceptivo regular e por isso se a pessoa tiver qualquer relação após tomar deste medicamento, ele poderá não ter qualquer efeito, podendo ocorrer uma gravidez. Para evitar uma gravidez indesejada, deve-se adotar métodos contraceptivos que devem ser usados regularmente e não somente em situações de emergência. Conheça os principais métodos contraceptivos.

5. Posso amamentar após tomar este medicamento?

Ellaone passa pelo leite materno e, por isso, a amamentação é desaconselhada durante 7 dias após a sua toma, porque não foram realizados estudos que comprovem a segurança na saúde do bebê. O bebê poderá ser alimentado com fórmula em pó ou com leite da mãe que foi retirado e devidamente congelado antes de tomar este medicamento.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em outubro de 2022. Revisão médica por Drª. Sheila Sedicias - Ginecologista, em fevereiro de 2016.
Revisão médica:
Drª. Sheila Sedicias
Ginecologista
Médica mastologista e ginecologista formada pela Universidade Federal de Pernambuco, em 2008 com registro profissional no CRM PE 17459.