Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Espinheiro-branco (alvar): para que serve e como fazer o chá

Dezembro 2020

O espinheiro-branco, também conhecido como espinheiro-alvar ou pilriteiro, é uma planta medicinal rica em flavonóides e ácidos fenólicos, que têm propriedades de melhorar a circulação sanguínea e fortalecer os músculos do coração, além de reduzir os sintomas de ansiedade, diminuir a pressão sanguínea e melhorar a ação do sistema imunológico, por exemplo.

O nome científico do espinheiro-branco é Crataegus spp. e as espécies mais conhecidas são Crataegus oxyacantha e Crataegus monogyna, e podem ser usadas na forma de chá ou tintura encontrados em ervanárias ou lojas de produtos naturais.

Embora tenha diversos benefícios para a saúde, o uso desta planta medicinal também pode causar efeitos colaterais, palpitações, dor no peito, sangramento do trato gastrointestinal ou dor de cabeça, por exemplo. Por isso, o uso do espinheiro-branco deve ser sempre feito com orientação do médico ou outro profissional de saúde que tenha experiência com o uso de plantas medicinais.

Espinheiro-branco (alvar): para que serve e como fazer o chá

Para que serve

As propriedades do espinheiro-branco incluem sua ação vasodilatadora, relaxante, antioxidante, estimuladora da circulação sanguínea e cicatrizante sobre a pele e mucosas. As principais indicações desta planta medicinal incluem:  

  • Ajudar no tratamento de doenças do coração como degeneração do miocárdio, alterações nos vasos, insuficiência cardíaca leve a moderada ou perturbações leves do ritmo cardíaco;
  • Melhorar a circulação sanguínea; 
  • Fortalecer o coração; 
  • Ajudar no tratamento da pressão alta; 
  • Reduzir o colesterol ruim;
  • Reduzir o acúmulo de gorduras nos vasos sanguíneos;
  • Reduzir sintomas de ansiedade;
  • Melhorar o sono e ajudar no tratamento da insônia. 

Além disso, os frutos do espinheiro-branco são também indicados para aliviar a má digestão e tratar a diarreia. O extrato alcoólico ou extrato aquoso do espinheiro-branco podem auxiliar no tratamento de diversos problemas de saúde, no entanto, não substituem o tratamento médico.

Como usar o espinheiro-branco

O espinheiro-branco pode ser usado na forma de chá ou tintura, podendo ser utilizadas as folhas, flores ou fruto da planta para uso medicinal. 

Chá de espinheiro-branco

Espinheiro-branco (alvar): para que serve e como fazer o chá

O chá desta planta ajuda a fortalecer o coração, melhora a circulação sanguínea e ajuda a melhorar o sono. 

Ingredientes

  • 1 xícara de água fervente; 
  • 1 colher de chá de folhas secas de espinheiro-branco. 

Modo de preparo

Colocar as folhas secas do espinheiro-branco na xícara de água fervente, e deixar a infusão repousar durante 5 a 10 minutos. Coar e beber. 

Este chá deve ser bebido 2 a 3 vezes por dia, durante pelo menos 4 semanas. 

Chá de espinheiro-branco com arnica

Espinheiro-branco (alvar): para que serve e como fazer o chá

O chá de espinheiro-branco com arnica e erva-cidreira é uma ótima opção para ajudar a fortalecer o coração enfraquecido pela idade.

Ingredientes

  • 1 xícara de água fervente; 
  • 1 colher de chá de folhas secas de espinheiro-branco;
  • 1 colher de chá de flores de arnica;
  • 1 colher de chá de erva-cidreira. 

Modo de preparo

Colocar a mistura na xícara de água fervente, e deixar a infusão repousar durante 10 minutos. Coar e beber. 

Este chá deve ser bebido 2 vezes por dia, durante pelo menos 4 semanas. 

Chá de espinheiro-branco com milefólio

Espinheiro-branco (alvar): para que serve e como fazer o chá

Para quem sofre de má circulação, o chá de espinheiro-branco com Milefólio e Hortelã-pimenta é uma ótima opção, pois auxilia no tratamento da circulação deficiente. 

Ingredientes

  • 1 xícara de água fervente; 
  • 1 colher de chá de folhas secas de espinheiro-branco;
  • 1 colher de chá de mil em rama ou milefólio;
  • 1 colher de chá de hortelã-pimenta. 

Modo de preparo

Colocar a mistura na xícara de água fervente, e deixar a infusão repousar durante 10 minutos. Coar e beber.  Este chá deve ser bebido 3 vezes por dia, durante pelo menos 4 semanas.

Tintura de espinheiro branco

Espinheiro-branco (alvar): para que serve e como fazer o chá

Além do chá, o espinheiro-branco pode também ser ingerido na forma de tintura, sendo nestes casos recomendado tomar 20 gotas de tintura diluídas em um copo de água, 3 vezes por dia após as refeições. Estas tinturas podem ser compradas em lojas de produtos naturais, ou podem ser preparadas de forma caseira usando vodca. Veja como preparar tinturas em casa.

Quem não deve usar

O uso espinheiro-branco é seguro para a maioria dos adultos quando consumido por curto período de tempo, não devendo ultrapassar 16 semanas.

No entanto, esta planta medicinal não deve ser usada por mulheres grávidas ou em amamentação ou por quem tem alergia ao espinheiro-branco. 

Além disso, o espinheiro-branco pode interagir com alguns medicamentos como digoxina, remédios para hipertensão, disfunção erétil e para angina e, por isso, nesses casos, o consumo desta planta só deve ser feito após orientação do médico.

Possíveis efeitos colaterais

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o uso do espinheiro-branco quando se consome com muita frequência ou em quantidade superior à recomendada são náusea, dor de estômago, cansaço, aumento da produção de suor, dor de cabeça, tontura, palpitação cardíaca, sangramento no nariz, insônia ou agitação.  

Bibliografia >

  • DRUGS.COM. Hawthorn Information from Drugs.com. Disponível em: <https://www.drugs.com/npp/hawthorn.html>. Acesso em 23 Dez 2020
  • WEBMD. Hawthorn. Disponível em: <https://www.webmd.com/vitamins/ai/ingredientmono-527/hawthorn>. Acesso em 23 Dez 2020
  • DANIELE, Claudia; et al. Adverse-Event Profile of Crataegus Spp. A Systematic Review. Drug Safety. 29. 6; 523-535, 2006
  • ORHAN, Ilkay Erdogan. Phytochemical and Pharmacological Activity Profile of Crataegus oxyacantha L. (Hawthorn) - A Cardiotonic Herb . Current Medicinal Chemistry. 25. 4854-4865, 2018
  • PITTLER, M. H.; et al. Hawthorn extract for treating chronic heart failure. Cochrane Database Syst Rev. 1. CD005312, 2008
  • U.S. NATIONAL LIBRARY OF MEDICINE: DRUGS AND LACTATION DATABASE (LACTMED). Hawthorn. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK501831/>. Acesso em 23 Dez 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem