Cromo: o que é, para que serve e como consumir

Atualizado em outubro 2021

O cromo é um mineral que pode ser encontrado naturalmente em alguns alimentos, como carnes, ovos, vegetais e legumes, e que é capaz de aumentar a ação da insulina, promovendo o controle da glicemia, a maior utilização de carboidratos e gordura como fonte de energia e o controle do apetite. Assim, esse mineral pode ajudar na perda de peso, ganho de massa muscular e controle da diabetes e colesterol alto, por exemplo.

O cromo deve fazer parte da alimentação do dia a dia, sendo importante que a dieta seja balanceada e equilibrada. No entanto, é possível também consumir esse mineral em forma de suplemento, que deve ser indicado pelo médico ou nutricionista e usado conforme a sua orientação.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve o cromo

O cromo é um mineral que atua aumentando a sensibilidade à insulina e, por isso, pode atuar no metabolismo de carboidratos, principalmente. Além disso, é possível também que o cromo tenha atividade no metabolismo das gorduras e proteínas e, por isso, pode ser um ótimo aliado em dietas de emagrecimento e ganho de massa muscular. Assim, o cromo pode servir para:

1. Favorecer a perda de peso

O cromo ajuda na perda de peso porque potencializa a ação da insulina, hormônio que aumenta a utilização de carboidratos e gorduras pelas células, como fonte de energia, e aumenta a absorção de proteínas. Além disso, o aumento da ação da insulina também ajuda a diminuir a sensação de fome, pois a vontade de comer aparece quando esse hormônio está em baixa no organismo.

2. Promover o ganho de massa muscular

O cromo também estimula a produção de músculos, pois aumenta a absorção de proteína no intestino, e faz com que ela seja mais utilizada pelas células musculares após o exercício físico, favorecendo a hipertrofia.

O aumento da quantidade de músculos faz com que o metabolismo do corpo também aumente, passando a queimar mais calorias e levando ao emagrecimento. Isso acontece porque o músculo é muito ativo e consome muita energia, diferente da gordura, que quase não gasta calorias. Assim, quando mais músculos, mais fácil é o emagrecimento.

3. Controlar a glicemia

O cromo ajuda a controlar a glicemia porque aumenta a sensibilidade das células à insulina, o que faz com que haja diminuição da quantidade de glicose circulante no sangue, promovendo o controle e a prevenção da diabetes.

4. Regular os níveis de colesterol

O cromo também ajuda no controle do colesterol, pois atua diminuindo o colesterol LDL (ruim) e aumentando o colesterol HDL (bom), podendo ser indicado como complemento ao tratamento do colesterol alto. Além disso, como atua regulando os níveis de colesterol, o cromo pode prevenir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Como consumir

O cromo é um mineral que pode ser encontrado naturalmente em alimentos, como carnes, peixes, ovos e feijão, por exemplo, que devem fazer parte de uma alimentação saudável e equilibrada.

Além disso, é possível consumir o cromo na forma de suplementos em cápsulas, como o picolinato de cromo. A recomendação é tomar de 100 a 200 mcg de cromo por dia juntamente com o almoço ou o jantar, de preferência de acordo a orientação do médico ou do nutricionista, pois o excesso de cromo pode causar sintomas como náuseas, vômitos e dores de cabeça.

O uso desse suplemento é normalmente indicado para pessoas que foram diagnosticadas com deficiência de cromo ou que são praticantes de atividade física intensa e que desejam o ganho de massa muscular. Veja mais sobre o uso do suplemento de cromo.

Alimentos ricos em cromo

O cromo pode ser encontrado naturalmente em diversos alimentos, sendo os principais:

  • Carnes, frango e frutos do mar;
  • Ovos;
  • Leite e derivados;
  • Grãos integrais como aveia, linhaça e chia;
  • Alimentos integrais, como arroz e pão;
  • Frutas, como uva, maçã e laranja;
  • Vegetais, como espinafre, brócolis, alho e tomate;
  • Leguminosas, como feijão, soja e milho.

O ideal é que esses alimentos fontes de cromo sejam consumidos juntamente com uma fonte de vitamina C, como laranja, abacaxi e acerola, para que seja possível aumentar a absorção desse mineral no intestino.

As mulheres adultas precisam de 25 mcg de cromo por dia, enquanto os homens precisam de 35 mcg, e a deficiência desse mineral pode provocar sintomas como cansaço, irritabilidade, alterações do humor, e aumento dos níveis de glicose e colesterol no sangue. No entanto, uma alimentação balanceada, contendo alimentos que são ricos em cromo, fornece as quantidades necessárias de cromo por dia.

Marque consulta com um Nutricionista perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 7 estados do Brasil*.

Marcar Consulta

*Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe e Distrito Federal

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender