Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Cromo ajuda a emagrecer e diminui o apetite

O cromo ajuda a emagrecer porque aumenta a ação da insulina, o que favorece a produção muscular e o controle da fome, facilitando a perda de peso e melhorando o metabolismo corporal. Além disso, esse mineral também ajuda a controlar a glicemia e a baixar o colesterol, sendo importante em casos de diabetes e colesterol alto.

As mulheres adultas precisam de 25 mcg de cromo por dia, enquanto o valor recomendado para os homens é de 35 mcg, e o cromo pode ser encontrado em alimentos como carnes, ovos, leite e alimentos integrais, além de existir na forma de suplemento em cápsulas, vendido em farmácias e lojas de produtos naturais.

Porque o Cromo ajuda na perda de peso

O cromo ajuda na perda de peso porque potencializa a ação da insulina, hormônio que aumenta a utilização de carboidratos e gorduras pelas células. Além disso, o aumento da ação da insulina também ajuda a diminuir a sensação de fome, pois a vontade de comer aparece quando esse hormônio está em baixa no organismo.

Sem o cromo, a insulina fica pouca ativa no corpo e as células ficam sem energia muito rápido, precisando de mais comida pouco tempo depois de uma refeição. Assim, o cromo aumenta a perda de peso acontece porque faz com que as células aproveitem todo o carboidrato ingerido nas refeições, retardando a sensação de fome.

Cromo ajuda a emagrecerCromo ajuda a emagrecer

Cromo aumenta o ganho de massa muscular

Além de reduzir a fome, o cromo também estimula a produção de músculos, pois aumenta a absorção de proteína no intestino, e faz com que ela seja mais utilizada pelas células musculares após o exercício físico, favorecendo a hipertrofia, que é o crescimento muscular.

O aumento da quantidade de músculos faz com que o metabolismo do corpo também aumente, passando a queimar mais calorias e a aumentar a perda de peso. Isso acontece porque o músculo é muito ativo e consome muita energia, diferente da gordura, que quase não gasta calorias. Assim, quando mais músculos, mais fácil é o emagrecimento.

Cromo aumenta a produção de músculosCromo aumenta a produção de músculos

Cromo controla a glicemia e o colesterol alto

O cromo ajuda a controlar a glicemia porque aumenta o consumo de glicose pelas células, diminuindo o açúcar do sangue e melhorando o controle do diabetes. Além disso, o cromo também ajuda no controle do colesterol, pois atua diminuindo o colesterol LDL (ruim) e aumentando o colesterol HDL (bom), sendo muito importante para prevenir e tratar a diabetes e o colesterol alto.

Fontes de cromo

O cromo pode ser encontrado na alimentação principalmente em carnes, peixes, ovos, feijão, soja e milho. Além disso, os alimentos integrais como açúcar mascavo, arroz, macarrão e farinha de trigo integrais são importantes fontes de cromo, pois o processo de refinação remove a maior parte desse nutriente dos alimentos. O ideal é que esses alimentos fontes de cromo sejam consumidos juntamente com uma fonte de vitamina C, como laranja, abacaxi e acerola, pois a vitamina C aumenta a absorção de cromo no intestino. Veja a quantidade de cromo nos alimentos.

Além da alimentação, o cromo também pode ser consumido na forma de suplementos em cápsulas, como o picolinato de cromo. A recomendação é tomar de 100 a 200 mcg de cromo por dia juntamente com o almoço ou o jantar, de preferência de acordo a orientação do médico ou do nutricionista, pois o excesso de cromo pode causar sintomas como náuseas, vômitos e dores de cabeça.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...