Somos REDE D'OR
icon de informação icon de telefone 3003-3230
Número disponível apenas em território brasileiro, com custo de chamada local.

Picada de borrachudo: sintomas, tratamento e prevenção

Revisão clínica: Manuel Reis
Enfermeiro
novembro 2022
  1. Sintomas
  2. Tratamento
  3. Prevenção

A picada de borrachudo normalmente não é considerada grave, causando sintomas leves como pequeno inchaço do local, vermelhidão e coceira, que tendem a melhorar em alguns dias.

No entanto, embora seja raro, existe o risco da picada causar reações alérgicas graves e transmitir doenças infecciosas como a oncocercose. Além disso, algumas vezes, a picada também pode infeccionar, provocando mais vermelhidão, inchaço e dor.

No caso de picadas de borrachudos, especialmente quando os sintomas são intensos ou não começam a melhorar após 24 horas, é recomendado consultar um clínico geral para uma avaliação e início do tratamento, podendo ser indicados medicamentos, como anti-histamínicos e corticoides.

Imagem ilustrativa número 1

Principais sintomas

Os principais sintomas da picada de borrachudo são: 

  • Pequeno ponto com sangue na pele;
  • Vermelhidão em torno do local da picada;
  • Coceira da pele no local afetado;
  • Pequeno inchaço da pele onde ocorreu a picada.

A picada do mosquito borrachudo normalmente não causa dor, no entanto, algumas pessoas têm a sensação de pequenas pontadas. Além disso, dependendo da quantidade de picadas, sintomas como coceira, vermelhidão e inchaço podem se tornar mais intensos rapidamente.

Geralmente, os sintomas melhoram em poucos dias mesmo sem tratamento específico, no entanto, tendem a piorar nas primeiras 24 horas antes de começar a desaparecer. 

A picada de borrachudo é perigosa?

A picada de borrachudo normalmente não é perigosa, no entanto, embora seja raro, algumas pessoas podem desenvolver reações alérgicas mais graves, como anafilaxia. Neste caso, podem surgir outros sintomas, como aumento do inchaço na pele, diarreia ou dificuldade para respirar. Entenda melhor o que é anafilaxia e como identificar.

Além disso, o mosquito borrachudo, assim como outros tipos de mosquitos, também pode transmitir doenças por meio da picada, como a oncocercose, que pode causar sintomas como coceira intensa na pele, conjuntivite recorrente e até perda da visão.

Picada de borrachudo inflamada

Em alguns casos, a picada de borrachudo pode inflamar, sendo notada maior vermelhidão no local da picada, além de outros sintomas como febre, pus e piora do inchaço.

Em caso de suspeita de infecção é indicado procurar uma emergência para uma avaliação. Quando confirmado o diagnóstico, podem ser indicados antibióticos, na forma de pomadas, comprimidos e, nos casos mais graves, pela veia.

Como é feito o tratamento

Normalmente, não é necessário realizar tratamento específico, já que os sintomas da picada melhoram em alguns dias. No entanto, é indicado manter o local da picada limpo e evitar coçar a pele para não causar feridas que podem resultar em infecção da picada. Aplicar uma compressa gelada no local também ajuda a diminuir o inchaço, a vermelhidão e a coceira.

Nos casos mais intensos, o médico pode indicar outras medidas para aliviar os sintomas de forma mais rápida. 

1. Pomadas

Pomadas contendo corticoides, como dexametasona ou hidrocortisona, podem ser indicadas no tratamento da picada de borrachudo para aliviar sintomas como a coceira e vermelhidão. Conheça as principais pomadas indicadas para picadas de insetos.

2. Antialérgicos

Medicamentos com ação antialérgica, como anti-histamínicos e corticoides, podem ser indicados nos casos em que existe coceira intensa, além de vermelhidão e inchaço, para aliviar os sintomas. Veja os medicamentos mais indicados no tratamento de alergias.

Como prevenir a picada do borrachudo

Para prevenir a picada de borrachudo, é recomendado:

  • Usar repelentes de mosquitos em locais de maior risco de picadas, como braços, pernas e pés;
  • Vestir blusas com mangas longas e calças para cobrir áreas do corpo normalmente mais expostas, como braços e pernas;
  • Usar telas e mosquiteiros em casa, nas janelas e sobre as camas, por exemplo;
  • Evitar recipientes com água parada, como baldes, bacias e piscinas, nas proximidades da casa;
  • Não deixar portas e janelas sempre abertas, para evitar que os mosquitos entrem na casa.

Além disso, existem opções de repelentes caseiros, como alguns preparados com cravos-da-índia ou de citronela, que possuem propriedades inseticidas, podendo ser utilizadas para prevenir as picadas. Conheça as principais opções de repelentes caseiros.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Jonathan Panoeiro - Neuropediatra, em novembro de 2022. Revisão clínica por Manuel Reis - Enfermeiro, em novembro de 2022.

Bibliografia

  • CDC. Prevent Mosquito Bites. Disponível em: <https://www.cdc.gov/mosquitoes/mosquito-bites/prevent-mosquito-bites.html>. Acesso em 29 nov 2022
  • STATPEARLS. Insect Bites. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK537235/>. Acesso em 29 nov 2022
Mostrar bibliografia completa
  • WILCOCK, Jane et al. Insect bites. BMJ. Vol.7. 370, 2020
  • POOWUTTIKUL, Pavadee; SETH, Divya. Anaphylaxis in Children and Adolescents. Pediatr Clin North Am. Vol.66, n.5. 995-1005, 2019
  • STATPEARLS. Onchocerciasis. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK559027/>. Acesso em 29 nov 2022
  • MINISTÉRIO DA SAÚDE. Oncocercose. Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/o/oncocercose>. Acesso em 29 nov 2022
  • STATPEARLS. Cellulitis. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK549770/>. Acesso em 29 nov 2022
  • STATPEARLS. Mosquito Bites. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK539915/>. Acesso em 29 nov 2022
  • JUCKETT, Gregory. Arthropod bites. Am Fam Physician. Vol.15, n.88. 841-847, 2013
Revisão clínica:
Manuel Reis
Enfermeiro
Pós-graduado em fitoterapia clínica e formado pela Escola Superior de Enfermagem do Porto, em 2013. Membro nº 79026 da Ordem dos Enfermeiros.

Tuasaude no Youtube

  • Repelente natural para afastar os mosquitos

    02:28 | 134941 visualizações