Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Para que serve o chá de Perpétua Roxa

A planta perpétua roxa, de nome científico Gomphrena globosa, pode ser usada em forma de chá para combater a dor de garganta e a rouquidão. Esta planta também é conhecida popularmente como flor de Amaranto.

Essa planta mede em média 60 cm de altura e as flores podem ser roxas, brancas ou vermelhas, e não murcham, sendo por isso muitas vezes usadas como flor decorativa, sendo útil para fazer guirlanda de flores e em campas de cemitérios, sendo conhecida por muitos como a flor da saudade.

Para que serve

Devido às suas propriedades medicinais a perpétua roxa pode ser usada para ajudar no tratamento de situações como garganta inflamada, dor de estômago, tosse, laringite, ondas de calor, hipertensão, tosse, diabetes, hemorroida e para soltar o catarro. Em decocção pode ser usado como diurético, para diminuir a acidez estomacal, combater as doenças das vias respiratórias, e ajudar na digestão.

Para que serve o chá de Perpétua Roxa
Para que serve o chá de Perpétua Roxa

Propriedades medicinais

A perpétua roxa tem ação antimicrobiana, antioxidante e anti-inflamatória.

Como usar

A perpétua roxa pode ser usada em forma de chá ou infusão que deve ser preparado com as folhas ou com as flores dessa planta.

  • Para o chá com as flores: Colocar 4 flores secas numa xícara ou colocar 10 gramas em 1 litro de água fervente. Deixar amornar enquanto estiver tampado e quando atingir a temperatura ideal, coar, adoçar com mel e tomar a seguir.

Para combater doenças respiratórias o chá deve ser consumido ainda morno, até 3 vezes ao dia.

Contraindicações

Esta planta medicinal não é indicada durante a gravidez, lactação e também não deve ser usada em crianças com menos de 12 anos de idade, porque não existe comprovação de sua segurança nestes casos.

Onde comprar

Pode-se comprar as flores e as folhas secas para a preparação de chás em lojas de produtos naturais.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...