Teste de Ovulação (fertilidade): como fazer e saber seus dias mais férteis

Revisão médica: Drª. Sheila Sedicias
Ginecologista
abril 2022

O teste de ovulação é um método que ajuda a verificar se a mulher está na fase ovulatória do ciclo menstrual, uma vez que detecta o aumento da concentração do hormônio luteinizante, o LH, sendo uma estratégia para descobrir o melhor período para engravidar. O teste de ovulação é simples e fácil de ser realizado e pode ser digital ou de fitinha, em que o resultado é baseado na intensidade das linhas que surgem após o contato com a urina.

Na fase ovulatória do ciclo menstrual, há aumento progressivo da produção de LH, que é responsável por promover a maturação dos óvulos em desenvolvimento. O pico de concentração do LH caracteriza a maturação do óvulo e liberação para as trompas de Falópio. Conheça mais sobre o ciclo menstrual.

Como usar o teste de ovulação

O teste de ovulação, tanto o de fitinha quanto o digital, são testes simples e rápidos. Para usar o teste de fitinha, basta deixar a fita em contato por 3 a 5 segundos com o fluxo de urina ou pode-se coletar a urina em um recipiente limpo e seco e depois colocar a fitinha em contato por cerca de 15 segundos. Depois, deve se aguardar entre 3 a 5 minutos para observar o resultado.

No caso do teste de ovulação digital, é importante preparar o teste antes de realizar a medição, sendo importante seguir as orientações que vêm junto com o teste. Assim, deve-se inserir o medidor no dispositivo e observar o aparecimento do indicador de teste pronto.

Em seguida, deve-se colocar a ponta do medidor em contato diretamente com o fluxo de urina por 3 a 5 segundos ou em um recipiente limpo no qual a urina foi coletada por cerca de 15 segundos. Depois, deve-se colocar a tampa no medidor, mantendo-o no dispositivo, limpar o excesso de urina, e aguardar 3 minutos para ler o resultado.

Como entender o resultado

O resultado do teste de ovulação varia de acordo com a concentração de LH circulante no organismo da mulher e do teste que é realizado, de forma que os resultados observados podem ser:

  • Teste da fitinha: deve-se observar a presença de duas linhas, em que uma corresponde ao controle e a outra à concentração de LH da mulher. Na presença de duas linhas de mesma intensidade, é indicativo de teste positivo, enquanto que a presença de apenas uma linha ou de duas linhas com intensidades muito diferentes, é indicativo de teste negativo. É importante que o resultado do teste seja conferido no folheto informativo que o acompanha.
  • Teste digital: o teste é dito positivo quando no visor do teste aparece uma carinha feliz, enquanto que no teste negativo aparece apenas um círculo.

Esses testes são capazes de detectar o pico ovulatório, ou seja, a fase do ciclo em que há maior concentração de LH, de forma que a gravidez é mais provável de acontecer. Dessa forma, o resultado negativo não necessariamente significa que a mulher não está na fase ovulatória do ciclo menstrual, mas que pode já ter havido ou não o pico de LH e, por isso, é indicado que o teste seja realizado no dia seguinte no mesmo horário.

Cuidados antes do teste

Para que o resultado do teste seja confiável, é importante ter alguns cuidados, sendo eles:

  • Ler atentamente o folheto de instruções;
  • Conhecer bem o ciclo menstrual, de forma a testar nos dias mais próximos ao período fértil;
  • Realizar o teste sempre à mesma hora;
  • Evitar beber muita água 2 horas antes de realizar o teste;
  • Não reutilizar tiras teste.

Os testes de ovulação são todos diferentes entre si, por isso, o tempo de espera, assim como as cores do resultado podem variar entre marcas, daí a importância de ler atentamente o folheto contido na embalagem do produto.

O teste de ovulação caseiro funciona?

O teste de ovulação caseiro consiste em introduzir a ponta do dedo indicador na vagina e retirar uma pequena quantidade de muco. Ao esfregar este muco na ponta do dedo polegar, deve-se observar a cor e a sua consistência.

É provável que a mulher esteja no seu período fértil se este muco vaginal for transparente, fluido e pouco pegajoso, parecido com a clara do ovo, porém, é importante que a pessoa saiba que os testes de farmácia são bem mais precisos, já que pode ser difícil de interpretar a consistência do muco, além de que este método não indica qual o melhor dia para engravidar.

Assista ainda o vídeo seguinte e veja como calcular o período fértil, de forma a facilitar a execução do teste de ovulação:

Esta informação foi útil?

Atualizado por Equipe Editorial do Tua Saúde, em abril de 2022. Revisão médica por Drª. Sheila Sedicias - Ginecologista, em fevereiro de 2016.

Bibliografia

  • CLEAR BLUE. Clear Blue - teste de ovulação digital. 2020. Disponível em: <https://br.clearblue.com/sites/default/files/wysiwyg/products/leaflets/733294_0.pdf>. Acesso em 20 abr 2022
Revisão médica:
Drª. Sheila Sedicias
Ginecologista
Médica mastologista e ginecologista formada pela Universidade Federal de Pernambuco, em 2008 com registro profissional no CRM PE 17459.

Tuasaude no Youtube

  • PERÍODO FÉRTIL: Como calcular

    03:38 | 2425258 visualizações