Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Período fértil em caso de ovários policísticos

O ovário policístico é uma das principais causas da dificuldade para engravidar, pois, quando está afetado por esse problema, o ovário produz uma elevada quantidade de androgênio, um hormônio que dificulta a maturação dos óvulos, prejudicando a ovulação. Dependendo da quantidade de androgênio produzido, a mulher com ovários policísticos pode ter um período fértil irregular ou nem apresentar período fértil, por exemplo.

No entanto, a presença de ovários policísticos não significa que a mulher nunca poderá engravidar, pois é possível fazer tratamentos de fertilidade para aumentar a ovulação e permitir a gravidez. Conheça outros sintomas que podem indicar o ovário policístico.

Opções de tratamento para aumentar a fertilidade

O tratamento do ovário policístico da mulher que pretende engravidar deve ser sempre avaliado e orientado pelo ginecologista, porém, as opções de tratamento mais utilizadas incluem:

  • Uso de pílula anticoncepcional: contem formas artificiais de estrogênios e progesterona que regulam a ovulação. Nestes casos, não é possível engravidar enquanto se faz o tratamento, mas pode ajudar a regular o ciclo;
  • Uso de Clomifeno: é um medicamento que estimula a ovulação, aumentando o número óvulos produzidos e facilitando a existência de período fértil mais regular;
  • Injeções de hormônios: estas injeções são usadas quando o clomifeno não apresenta efeito.

Além disso, é importante manter a prática regular de exercício físico e uma dieta equilibrada, já que o aumento de peso também pode prejudicar a ovulação, piorando a dificuldade para engravidar. Veja os sinais que indicam que se está no período fértil.

Veja o que comer para combater os sintomas e aumentar as chances de engravidar no vídeo a seguir:

Quando usar técnicas de reprodução assistida

As técnicas de reprodução assistida geralmente são usadas quando, mesmo após utilizar os tratamentos anteriores, a mulher não consegue engravidar. A principal técnica utilizada é a fertilização in vitro, na qual o médico recolher um óvulo da mulher quando acontece a ovulação. Depois em laboratório, esse óvulo é fertilizado por um espermatozoide do homem e, depois recolocado no útero.

Saiba mais sobre como é feita a fertilização in vitro.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...