É possível engravidar com ovário policístico?

setembro 2022

A mulher com ovários policísticos pode ter um período fértil irregular ou não apresentar período fértil, por exemplo, dependendo da quantidade de androgênio produzido, o que pode dificultar uma gravidez.

No entanto, é possível engravidar com ovário policístico, pois apesar da menstruação ser irregular, em alguns meses a mulher pode ovular espontaneamente, conseguindo engravidar. Além disso, mesmo em mulheres que não ovulam, a gravidez é possível através de tratamentos de fertilidade para aumentar a ovulação, recomendados pelo ginecologista, e assim permitir a gravidez.

Por isso, é importante fazer um acompanhamento regular com o ginecologista, especialmente nos casos de tentativas de engravidar durante 1 ano, sem sucesso, de forma a diagnosticar o ovário policístico e realizar o tratamento indicado pelo médico, para aumentar as chances de gravidez. Saiba como é feito o diagnóstico do ovário policístico.

Como aumentar a fertilidade

Para aumentar a fertilidade quando se tem ovário policístico, é importante que o tratamento seja feito de acordo com a orientação do ginecologista, podendo ser recomendado:

  • Uso de pílula anticoncepcional: contém formas artificiais de estrogênios e progesterona que regulam a ovulação. Nestes casos, não é possível engravidar enquanto se faz o tratamento, mas pode ajudar a regular o ciclo;
  • Uso de Clomifeno: é um medicamento que estimula a ovulação, aumentando o número óvulos produzidos e facilitando a existência de período fértil mais regular;
  • Injeções de hormônios: estas injeções são usadas quando o clomifeno não apresenta efeito.

Além disso, é importante manter a prática regular de exercício físico e uma dieta equilibrada, já que o aumento de peso também pode prejudicar a ovulação, piorando a dificuldade para engravidar. Veja os sinais que indicam que se está no período fértil.

Além disso, é importante manter uma alimentação adequada que ajudem a aliviar os sintomas da síndrome do ovário policístico e aumentar as chances de engravidar. Confira algumas dicas de alimentação assistindo ao vídeo a seguir:

Quando usar técnicas de reprodução assistida

As técnicas de reprodução assistida geralmente são usadas quando, mesmo após utilizar os tratamentos anteriores, a mulher não consegue engravidar. A principal técnica utilizada é a fertilização in vitro, na qual o médico recolher um óvulo da mulher quando acontece a ovulação. Depois em laboratório, esse óvulo é fertilizado por um espermatozoide do homem e, depois recolocado no útero. Conheça mais sobre a reprodução assistida.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Flávia Costa - Farmacêutica, em setembro de 2022. Revisão médica por Drª. Sheila Sedicias - Ginecologista, em fevereiro de 2016.

Bibliografia

  • TANBO, T.; et al. Ovulation induction in polycystic ovary syndrome. Acta Obstet Gynecol Scand. 97. 10; 1162-1167, 2018
  • LENTSCHER, J. A.; et al. Polycystic Ovarian Syndrome and Fertility. Clin Obstet Gynecol. 64. 1; 65-75, 2021
Mostrar bibliografia completa
  • GLUECK, C. J.; GOLDENBERG, N. Characteristics of obesity in polycystic ovary syndrome: Etiology, treatment, and genetics. Metabolism. 92. 108-120, 2019
  • COLLÉE, J.; et al. Polycystic ovarian syndrome and infertility: overview and insights of the putative treatments. Gynecol Endocrinol. 37. 10; 869-874, 2021
  • RASQUIN LEON, L. I.; ANASTASOPOULOU, C.; MAYRIN, J. V. IN: STATPEARLS [INTERNET]. TREASURE ISLAND (FL): STATPEARLS PUBLISHING. Polycystic Ovarian Disease. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK459251/>. Acesso em 22 set 2022
Revisão médica:
Drª. Sheila Sedicias
Ginecologista
Médica mastologista e ginecologista formada pela Universidade Federal de Pernambuco, em 2008 com registro profissional no CRM PE 17459.

Tuasaude no Youtube

  • SÍNDROME DO OVÁRIO POLICÍSTICO | O Que Comer para Tratar

    05:36 | 444834 visualizações